Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O livro do Caminho - 16º Capítulo: Elimine a Ignorância e o Pesar Irá Deixá-lo para Sempre

Para obter sabedoria, você precisa empreender a prática do questionamento interno. Nesta prática, você se dissocia completamente de sua mente e de seus pensamentos. É a identificação com a mente e suas impurezas que causa a escravidão. Com relação a isto, Krishna disse a Arjuna: "Timidez, tristeza, aflição... todas estas fraquezas e medos que você está experimentando estão associadas à mente. Qual é a razão deste estado lamentável em que você se encontra? São as impurezas em sua mente, Arjuna. Você se identificou com esta mente impura e, conseqüentemente, está sofrendo."

Encarnações do Amor,

A primeira coisa que Krishna fez quando começou falar foi dar um diagnóstico da doença de Arjuna. Arjuna estava sofrendo de ignorância. Ele era ignorante de sua própria natureza verdadeira e da natureza verdadeira de todos os demais. Devido a esta ignorância, Arjuna caiu sob o encanto da ilusão e da dualidade. Ele caiu vítima das impurezas de sua mente. Ele sentiu a ansiedade da separação. Em conseqüência, ele ficou desesperado. Ele foi dominado pela tristeza e pela aflição. A cura para esta doença da ignorância é a sabedoria. Portanto, Krishna começou seus ensinamentos expondo o caminho da sabedoria.

Sua Natureza Verdadeira é a Alegria Eterna

A vida pode ser imaginada como um fluxo onde diferentes energias, sentimentos ou estados do ser se unem e depois se separam novamente. Estes são momentos de transição: quando uma determinada qualidade efêmera se transforma na qualidade oposta ou quando um determinado espaço de tempo muda para outro. Por exemplo, a junção entre a noite e o dia, entre o sono e a vigília ou entre a saúde e a doença são momentos de transição. A junção da alegria com a tristeza também é um momento assim. No exato momento da transição, você não está feliz nem triste. Nessa hora, quando da transição de um sentimento para outro, sua mente está em equilíbrio e você não é afetado por qualquer emoção. No entanto, você não permanece assim por muito tempo. Você muda rapidamente para a qualidade oposta; você sente alegria ou cai na tristeza, e fica sob a influência desse sentimento. Obviamente, você aspira somente à felicidade e não à tristeza; mas, para conquistá-la permanentemente, você deve transcender todos estes sentimentos transitórios.

Ao se tornar consciente das mudanças, você percebe que a sua verdade imutável não é algum dos opostos entre os quais você oscila durante a vida. O caminho da sabedoria lhe revela a sua essência, que é a eterna felicidade. Sua verdadeira natureza transcende todas estas alegrias e tristezas temporárias. Quando identificado com o seu ser eterno, você não é afetado pelos pares de opostos. O caminho da sabedoria ensina o rumo da eterna felicidade através da prática do desapego e do discernimento. Esta prática deve ser baseada no amor inabalável pela divindade presente em toda parte.

O Corpo é o Traje Exterior que Você, como Espírito Puro, Utiliza

Na Gita, você encontrará referência ao mestre dos órgãos dos sentidos e àquele que adquiriu controle sobre os órgãos dos sentidos. Krishna era o mestre dos sentidos e Arjuna tinha obtido controle sobre os sentidos. Mas, no começo, Arjuna estava estabelecido na consciência corpórea e não controlava coisa alguma. Arjuna começou a se preocupar depois que deu início a pensamentos sobre as conseqüências futuras da batalha prestes a acontecer entre seus parentes e amigos. Ele estava profundamente preocupado com o que poderia acontecer após a destruição destas pessoas. Ou seja, Arjuna estava pensando somente em termos de consciência corpórea. O corpo pode ser imaginado como uma vasilha, um recipiente ou um traje que a alma individual coloca. Assim como é natural jogar fora um artigo de vestuário sujo ou usado e usar um novo; da mesma maneira, você também desiste deste corpo e assume um novo. Krishna mostrou que a morte era algo semelhante a se livrar de um pedaço de pano velho.

Quando pessoas comuns ouvem que o corpo pode ser considerado como uma roupa que você põe e tira, surgem algumas dúvidas. Após oitenta ou noventa anos, quando a velhice produziu seus efeitos, a pessoa pode facilmente aceitar que o corpo se tornou como uma roupa desgastada. Então, a pessoa concordaria que esta roupa velha deve ser deixada para trás. Mas, se uma pessoa morresse durante a juventude ou durante a idade adulta, antes que a velhice chegasse, seria lamentável deixar a roupa nova para trás. Suponha que um corpo de vinte anos é deixado para trás, como este corpo pode ser considerado uma velha roupa usada? Trata-se, obviamente, de uma roupa nova. Krishna respondeu a esta dúvida com um exemplo.

Suponha que, num determinado ano, você foi a uma peregrinação no decorrer da qual comprou um pedaço de tecido. Você trouxe o tecido para casa e o guardou num armário. Então, cinco ou dez anos depois, ao guardar algumas roupas; você encontrou este pedaço de tecido e se lembrou de que o havia comprado muitos anos antes. Você levou este pano a um alfaiate e fez uma camisa. Um dia, ao usar esta camisa, você se curvou para sentar e a parte de trás da camisa rasgou. Você pensou que era uma camisa nova, mas quão rapidamente rasgou! Por que esta camisa durou um tempo tão curto? Esta camisa rasgou porque o pano era velho – a camisa era nova, mas o pano estava guardado há muito tempo. Usar um corpo e passar somente um curto espaço de tempo neste pode parecer, à primeira vista, que você está descartando um corpo novo. Mas, na verdade, este corpo estava guardado há muito tempo. Veio a você de muitos nascimentos passados.

Eis aqui um outro exemplo que irá ajudá-lo a compreender isto. Há dois indivíduos: um jovem e um velho. O homem jovem, de 18 anos de idade, vem batendo numa pedra repetidamente, dando-lhe vinte poderosos golpes com um martelo; no entanto, a pedra não quebra. Ele se senta para descansar. Então, uma pessoa idosa vem e, com apenas dois golpes do martelo, quebra a pedra. Qual é a razão deste resultado surpreendente, no qual a pedra não quebrou após 20 golpes dados pelo jovem forte, mas foi rapidamente quebrada por um indivíduo fraco de 80 anos de idade que lhe deu somente duas pancadas? O erro está em pensar que se deve contar somente as duas pancadas dadas pelo homem idoso, acreditando que a pedra sucumbiu após o impacto desses dois golpes. Na verdade, a pedra sucumbiu após 22 golpes. Após as 20 pancadas dadas pelo homem novo, foram dadas 2 pancadas adicionais pela pessoa idosa; em seguida, a pedra quebrou.

Este Corpo é Apenas Um de Muitos que Você Já Usou

Do mesmo modo, você pode ter feito várias práticas espirituais e ter desfrutado de várias experiências espirituais em um nascimento anterior, após o qual você deixou a vida. Agora, nesta vida, você recomeça sua jornada espiritual e, mesmo antes de alcançar a velhice, você pode obter a realização espiritual. Pensando sobre este aspecto, você pode estar levando em conta somente a vida atual; considerando somente os esforços e as conseqüências das ações deste nascimento. Contudo, aos olhos do Senhor, todas as suas vidas, todos os seus esforços e conseqüências do passado são considerados. Krishna disse: "Querido filho, no fim, cada corpo é destruído pelo tempo. Saiba que você existiu em inúmeros corpos e passou por incontáveis ciclos de nascimentos e mortes em eras passadas, tão remotas quanto se puder enumerá-las."

O próprio significado da palavra corpo, em sânscrito, é: 'aquilo que se desgasta'. O corpo nasce como uma massa informe de matéria. Durante o seu crescimento, torna-se um corpo bonito e atraente; mas, por fim, este se torna velho e perde sua força e atratividade. O corpo é algo inerte, inanimado. Durante o período de uma vida, este passa por muitas mudanças e, então, se desgasta finalmente. Mas, nesta hora, você pode ter uma dúvida: como pode o corpo ser chamado de inerte e sem vida? O corpo está falando, andando, vivendo; ele vê, ouve, sente, experimenta dor; ele é cheio de atividades. Este corpo que vive não pode ser chamado de inerte. Contudo, uma vez que você dá corda num relógio, este também começa a trabalhar e a se por em movimento. Desse momento em diante, os ponteiros do relógio estarão andando e a campainha soando a cada hora. Contudo, essa não é uma razão suficiente para se afirmar que o relógio está vivo. Devido à energia que obteve quando você deu corda, este relógio funciona corretamente. Da mesma forma, devido à energia da vida dada por Deus, seu corpo fala e executa várias funções. Sem o princípio divino animando o corpo, este não pode funcionar; assim como o relógio não pode funcionar sem receber corda.

Mas, agora, uma outra pergunta surge. Um relógio está trabalhando, mas não muda de forma e de tamanho; ao passo que um corpo estará em crescimento. Como você pode esclarecer isto? Se for apenas algo inerte, como pode crescer? As coisas inertes não crescem. Mas, se você varrer o chão, coletar a poeira e a puser num caixote de lixo; até mesmo esse monte crescerá. Quando você vai alimentando este corpo com todos os vários tipos de alimentos, este corpo também cresce. Conforme você vai ingerindo comida, o corpo cresce. Um monte de poeira pode crescer, mas você não pode dizer que este tem vida. Da mesma forma, apenas por perceber que seu corpo está crescendo, você não pode inferir que este se encontra vivo. O corpo, em si mesmo, é algo inerte. No entanto, ele está cheio de consciência porque a sua própria base é a divindade. Lembre-se sempre dessa base. Esta divina consciência suporta e ativa o princípio vivo em todos os seres.

Ignorância É Não Estar Consciente de Sua Verdadeira Natureza

Quando Krishna chamou Arjuna de ignorante, isto quis dizer que Arjuna não tinha educação? Não, não é nada disso. Arjuna tinha dominado muitas habilidades – ele era bem treinado em artes marciais, na arte da administração e em muitas outras habilidades profissionais. Mas, na área da espiritualidade, ele não tinha conhecimento. Aqui, ele exibiu sua verdadeira ignorância. As pessoas usam suas capacidades e faculdades para se especializarem em determinada área e desenvolverem proficiência nesta. Algumas pessoas usam suas habilidades para dominar a música; outros, escrevem poesia; outros, desenvolvem habilidades para pintar e esculpir. Entre os cientistas, uma pessoa conseguirá excelência na área da física; outra, na área da química; outra, em matemática; outra, em biologia. Dessa maneira, essas pessoas podem ter feito extraordinárias contribuições, cada uma em sua área específica. Entretanto, elas não sabem muito sobre as demais áreas do conhecimento.

O único que possui domínio e competência completos, em todas as áreas, é Deus. É por essa razão que Ele foi descrito como onisciente. Quem é onisciente, também é onipotente e tudo permeia. Somente Deus possui estas três qualidades: onisciência, onipotência e onipresença. Conhecendo passado, presente e futuro, e sabendo que Arjuna estava pronto; Krishna incumbiu-se de ensinar a Arjuna as grandes verdades espirituais. Ele disse a Arjuna: "Reconheça a natureza efêmera do corpo e nunca se esqueça da base imutável deste. Com essa base divina em foco, cumpra seus deveres. Para começar, você deve livrar-se de todos os seus apegos. Você é subjugado pelo apego ao corpo. Este apego é muito perigoso: destruirá todo o seu poder de discriminação." Há uma pequena estória para ilustrar isto.

O Perigo de Ser Apegado ao Corpo

Uma vez, Indra, o senhor dos seres celestiais, foi amaldiçoado para nascer na Terra como um porco. Tendo nascido assim, ele passava todo o seu tempo vivendo com sua família na água suja e enlameada. O sábio Narada, ao passar pelo local e ver este porco e sua família, reconheceu Indra reduzido àquela forma inferior. Narada, que amava Indra com ternura, ficou com muita piedade dele. Narada falou ao porco: "Indra, veja em que estado degenerado você se encontra. Como isto aconteceu? Como poderia você, uma grande deidade com poderes ilimitados, o senhor de todas as regiões celestiais, ter ficado deste jeito? Mas não tem importância, não se preocupe, eu irei libertá-lo. Usarei todos os meus poderes de penitência acumulados para lhe ajudar." Ele falou com muita simpatia, lamentando que aquele que deveria estar desfrutando todos os luxos do paraíso tivesse sido colocado em tal estado de miséria. Narada pensou quão demasiadamente infeliz havia se tornado a vida de Indra.

Contudo, Indra, na forma do porco, respondeu: "Narada, por que você está se intrometendo em minha felicidade? A alegria que obtenho nesta água suja, não serei capaz de obtê-la em qualquer outro lugar. A vida maravilhosa que estou desfrutando aqui com minha esposa e filhos, nesta poça de lama, não posso obtê-la nem mesmo no paraíso. Por que você veio aqui se intrometer em minha vida e em minha felicidade? Por favor, siga seu caminho e me deixe estar." Indra, que estava sob o encanto da ilusão do apego, não percebeu sua condição lamentável. Narada teve de convocar a própria arma de Indra, o raio e o trovão celestiais, para dilacerar o corpo do porco e libertar um Indra muito aliviado de sua prisão de apego e de consciência corpórea.

Quando estiver sob o encanto do apego, você ficará completamente iludido. Esta ilusão é devido ao irresistível poder de maya que vela a sua verdade e a mantém escondida de você. Se deseja destruir este poder da ilusão, você deve desenvolver seu conhecimento do ser verdadeiro. Portanto, Krishna assumiu para si a tarefa de começar seus ensinamentos instruindo Arjuna sobre o auto-conhecimento. Somente após ter tido a experiência direta de seu ser eterno, você poderá realmente fazer seu trabalho e cumprir seus deveres adequadamente. Sem este conhecimento, você não compreenderá nem mesmo as atividades mundanas diárias relacionadas ao mundo.

Escutar ensinamentos espirituais pode ajudar-lhe somente até certo ponto. Ao ouvir a Gita, você se sente muito feliz e cheio de júbilo. Tudo parece tão simples. Contudo, esta exaltação que você experimenta é apenas um fenômeno temporário. Quando você tenta colocar os ensinamentos em prática, muitos reais problemas e reais dificuldades surgem. Mas, você deve persistir em seus esforços. Os ensinamentos farão pouco bem a você, a menos que os ponha em prática. O que quer que tenha ouvido e lido, você deve mergulhar fundo e executar completamente por si mesmo. Em seguida, você obterá algo que realmente vale a pena.

Você Deve Viver os Ensinamentos

Um grande sábio, durante uma peregrinação, alcançou uma vila no sul da Índia. No templo desta vila, muitas pessoas se reuniram. Um professor erudito estava expondo os ensinamentos da Gita. O professor estava lendo o texto, os discípulos repetiam os versos e, em seguida, o professor faria os comentários apropriados. Um determinado discípulo, sentado no canto, chorava copiosamente. Todas as demais pessoas seguravam a Gita e repetiam os versos, escutando com muita atenção as palavras do professor. Suas expressões faciais mudariam constantemente conforme o texto ia sendo exposto. Às vezes, seriam alegres; às vezes, sérias. No entanto, o discípulo sentado no canto não estava tendo experiência alguma como essa. Sua expressão facial não mudava em nada. Ele apenas chorava.

O sábio observou tudo isto. Ele se dirigiu ao homem e lhe perguntou: "Por que você está chorando? Quando a Gita está sendo exposta de uma maneira tão alegre, qual é o motivo para a sua tristeza?" O homem respondeu: "Mestre, eu não sei quem é o senhor. Eu não conheço sânscrito. Eu não posso pronunciar os versos. Uma vez que não conheço sânscrito, eu não quero repetir estes versos da maneira errada; pois posso estar cometendo um pecado agindo assim. Por essa razão, eu estava imaginando em meu próprio coração Krishna proferindo esta Gita a Arjuna lá, no campo de batalha. Krishna estava sentado no assento do condutor, Arjuna estava sentado atrás dele na carruagem. Eu estava chorando porque eu imaginava Krishna tendo que virar sua cabeça para trás por um tempo tão longo, tentando convencer Arjuna destas grandiosas verdades. Manter a cabeça virada daquele jeito deve ter dado a Ele muita dor. Somente se Arjuna estivesse sentando na parte dianteira e Krishna, na traseira; então, o fato não teria causado tanto problema ao Senhor. Pensar nisso me causa muita dor."

O sábio reconheceu que ali estava um verdadeiro devoto. O homem estava experimentando tanto amor por Krishna e tinha mergulhado tão profundamente na identificação com o Senhor pronunciando os ensinamentos da Gita a Arjuna, que ele tinha se tornado uma parte do próprio Krishna. O sábio concluiu que experimentar tais sentimentos era muito melhor do que meramente escutar e repetir os versos da Gita.

Mesmo agora, enquanto a Gita está sendo exposta, alguns de vocês estão escrevendo tudo reverentemente em seus cadernos, enquanto outros estão com a Gita em mãos seguindo os versos, tentando aprendê-los. Mas todas estas são apenas atividades exteriores que não evocam sentimentos muito profundos de devoção. Se quiser que seu coração fique completamente saturado com a essência dos ensinamentos, você deve buscar a experiência interna. Faça isto colocando os versos em prática na sua vida diária. Mesmo que você pratique somente um destes, será mais do que suficiente. Qual é a utilidade de escrever cem destes versos? Se você encher sua cabeça com todo o conteúdo dos livros, sua cabeça será apenas outro livro. O que conta é o que você imprime no livro de seu coração. Mesmo se apenas um destes ensinamentos for imprimido em seu coração, isto será tudo que é necessário. Deixe seu coração saturar-se de amor. Isso é o bastante. Ao invés de encher sua cabeça com erudição e conhecimento livresco, é muito melhor encher seu coração de amor.

A Ignorância Deve Ser Completamente Banida

Krishna disse a Arjuna: "Não há propósito para você se afligir e lamentar, baseando todos os seus sentimentos nestes apegos e relacionamentos exteriores relativos ao corpo. Vá rumo ao interior. Deixe sua mente se tornar introspectiva. Então, você poderá compreender tudo que estou expondo. Você está se afligindo por pessoas pelas quais não há necessidade alguma para tal. Você está fazendo de si mesmo um miserável sem justificativa. Você não deve sofrer assim. Você está sentindo toda esta tristeza porque seu coração está cheio de ignorância. Retire completamente esta ignorância de seu coração. Somente quando não houver o menor vestígio de ignorância em seu coração, você estará apto a um entendimento sábio."

A ignorância é como o fogo. Suponha que um fogo é extinto quase que completamente, à exceção de algumas pequenas brasas incandescentes. Se vier uma brisa, as faíscas desta pequena quantidade de carvão podem se transformar num grande incêndio. Por essa razão, não deve sobrar resquício algum de fogo. A ignorância também é como uma doença. Suponha que sua doença está quase curada, mas ainda resta um pequeno vestígio desta. Se, após chegar do hospital, em sua casa, você desistir da dieta apropriada; rapidamente, esta pode se desenvolver e se difundir outra vez. Não deve haver, absolutamente, resquício algum da doença.

Você pode também comparar a ignorância ao fato de estar em débito. Suponha que você pague todas as suas dívidas, resta somente um pequeno empréstimo de cem dólares. Mas, se você deixar os juros acumularem, o quê acontecerá? A dívida aumentará novamente. Portanto, você deve pagar totalmente suas dívidas. Da mesma forma, se houver alguma impressão latente de apego e desejo em seu coração, sua tristeza provavelmente resplandecerá e crescerá. É por essa razão que Krishna advertiu Arjuna: "Se você retiver mesmo o menor traço de apego em seu coração, o que quer que Eu lhe ensine será inútil. Você deve destruir completamente todo o seu apego, que foi alimentado por tanto tempo pela ignorância que encobre seu coração. Para ajudá-lo a fazer isto, estou lhe ensinando o caminho da sabedoria."

O ensinamento da sabedoria é uma parte extremamente importante da Gita. Uma vez que você compreenda a diferença entre o ser verdadeiro, o atma divino, e o ser falso que está associado às coisas mundanas; em seguida, todos os demais ensinamentos serão de fácil entendimento. Você deve passar alguns dias em concentração tentando entender, do âmago de seu coração, a distinção entre o real e o irreal e, em seguida, deve desapegar-se do irreal. Esse é o ensinamento central do caminho da sabedoria.

Cada palavra destes ensinamentos é uma jóia rara. Somente quando compreender completamente a natureza do caminho da sabedoria, você será capaz de entender a Gita por completo e viver uma vida livre de aflição e tristeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário