Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O livro do Caminho - 28º Capítulo: Destemor – Ver o Mesmo Ser em Todos

O medo surge quando você vê o próximo como estando separado de Deus. Mas, ao saber que a divindade é a base de tudo aquilo que se vê, o medo irá deixá-lo para sempre. Uma vez que você se estabeleça nessa consciência da divindade presente em todos os lugares, em todas as pessoas e em tudo; então, você estará permanentemente livre do fantasma do medo.

Encarnações do Amor,

Você deve estar firmemente estabelecido na crença de que cada nome e cada forma que podem ser encontrados em qualquer lugar do universo são apenas uma combinação dos cinco elementos; e também na crença de que a base destes cinco elementos é Deus, sempre. Assim, o medo não poderá se estabelecer em seu interior.

A Divindade É a Base Para Tudo

Tudo, sem exceção, é composto pelos mesmos cinco elementos. Nesta criação manifestada, não há nada mais a ser descoberto; não há um sexto elemento de forma alguma. Considere alguns dos objetos que você vê neste lugar. Aqui estão uma mesa, uma cadeira e um pódio; daquele lado, há uma janela e uma porta. Para todos estes diferentes objetos, a diferença consiste apenas em nomes e formas distintos; o conteúdo, que é a madeira, é o mesmo em todos. Da mesma forma, as montanhas são rochosas, as árvores são compostas de madeira, a terra consiste de barro, o corpo é composto de carne, o oceano é composto de água; todos estes nomes e formas são distintos. Mas, em suas composições, tratam-se apenas de combinações dos cinco elementos básicos.

Estes cinco elementos são cinco aspectos ou reflexos da única divindade. A base divina destes elementos os ilumina e lhes fornece a existência. À exceção destes cinco reflexos da divindade, nada mais existe em todo o universo. Em todos estes cinco elementos, a divindade é a mesma. Ela é única. Além dela, não há uma segunda entidade de forma alguma. Ao saber disto, sem qualquer sombra de dúvida, você não terá mais medo algum.

De todas as grandes virtudes, o destemor ocupa um lugar de fundamental importância. Trata-se da virtude ideal. A menos que possua destemor, você jamais poderá viver confortavelmente. Seja na esfera mundana, na batalha da vida no mundo; ou seja em seus esforços no reino do espírito; você jamais deve dar uma brecha para que o medo rasteje para o seu interior. O medo não deve ter lugar em sua vida. Ao ficar obcecado pelo medo, você irá se tornar extremamente tímido. Você não poderá realizar nem mesmo a menor das tarefas. Ao estar cheio de medo, você não pode se destacar no mundo. Portanto, a Gita ensinou que você deve se tornar totalmente destemido.

O Destemor Está Além da Consciência Corpórea

Destemor não é apenas ausência de medo. O medo e a sua ausência estão associados à consciência corpórea. Às vezes, a ausência de medo pode ser tolice; por exemplo, quando o corpo tem a sua integridade ameaçada. Contudo, o destemor está além da consciência corpórea. Este pode ser experimentado somente quando você reconhece a verdade de que a única divindade reside, em toda a sua plenitude, em cada coração.

Diz-se que uma pessoa cheia de medo morre a cada passo da jornada, enquanto uma pessoa destemida morre apenas uma vez. "Portanto," Krishna disse a Arjuna, "deixe o seu medo e se torne completamente destemido!" Somente uma pessoa destemida pode conseguir vitória em grandes empreendimentos. Uma pessoa verdadeiramente destemida possuirá desapego por todos os objetos do mundo e estará saturada com o amor de Deus. Por outro lado, uma pessoa que seja egoísta sobre o seu corpo e suas realizações no mundo estará cheia de medo. Os apegos aos objetos do mundo e o egoísmo jamais serão acolhidos por uma pessoa que está livre do medo.

Nos épicos, você encontrará a história de um rei demoníaco que era cheio de medo; ao passo que o filho dele era totalmente destemido. O rei tinha colocado sua confiança no mundo. O filho, Prahlada, tinha colocado sua confiança em Deus. Os professores do menino foram ao rei demoníaco e disseram: "Senhor, seu filho não tem medo de nada. Sejam quais forem os problemas que lhe causemos, ele jamais se queixa ou chora por coisa alguma. Ao invés de derramar uma única lágrima pelos danos pessoais, ele elogia constantemente a Deus e canta sem parar a glória e o esplendor do Senhor." Por que o menino estava livre do medo? Porque ele tinha a firme fé no fato de que não havia nada mais no mundo além de Deus. Esta convicção o dotou com um destemor inabalável.

Em um outro antigo clássico, nós encontramos um guru elogiando o seu discípulo por seu destemor. O mestre disse a seu discípulo, Janaka, que era um grande imperador e um yogi: "Eu estou muito satisfeito com você. Agora, você está totalmente livre do medo e jamais precisa de se preocupar com coisa alguma novamente. Você manteve seu coração inteiramente absorvido no Senhor. Você está existindo somente como um instrumento de Deus no mundo, servindo a Ele em tudo o que faz. Você não tem apego algum aos objetos do mundo. Você acredita que tudo no mundo possui a forma de Deus e está saturado de divindade. Onde quer que olhe, você vê apenas a unidade na diversidade que as outras pessoas vêem. Este estado de consciência o fez totalmente destemido."

O Medo da Morte - O Mais Poderoso de Todos os Medos

De todos os medos que assombram a humanidade, o medo da morte é o mais forte. Não importa o quão corajoso e valoroso você possa ser, não importa quão altamente educado, não importa o quão abençoado você possa ser pela riqueza ilimitada, não importam os grandes talentos e habilidades que você possa ter; o medo da morte estará à espreita, em segundo plano, anulando todas as suas realizações e destruindo a sua autoconfiança. A maioria das pessoas se desespera ao ver a morte de alguém. No momento em que ouvem da morte de alguma pessoa, elas consideram isso muito desfavorável e tentam nem ouvir a notícia. Mesmo quando estão acima dos 100 anos, as pessoas ficam assustadas ao pensar na morte. Elas desejam sempre viver apenas mais um pouquinho. No entanto, por mais tempo que uma pessoa aspire viver, a morte é certa.

O medo de morrer não salvará você da morte. Distrair a mente cultivando as alegrias transitórias da vida não irá salvá-lo. Seus parentes e amigos não poderão salvá-lo. Seus grandes feitos não poderão salvá-lo. Todas as coisas no mundo e todas as pessoas são igualmente arrastadas pelo fluxo da morte. Que lucro você obtém ao se abrigar naqueles que também estão sendo arrastados? A pessoa que está procurando proteção e abrigo e aquela pessoa de quem esse abrigo é esperado, ambos estão sendo arrastados. Somente ao segurar-se na divindade, que é a margem imóvel deste rio da morte, você pode nutrir alguma esperança de ser salvo. Quando você sabe, verdadeiramente, que tudo o que há é a divindade; então, não há nada a temer. Então, você estará salvo. Você terá dominado o medo da morte.

O destemor pode ser comparado a uma grande montanha, ao passo que o medo é como um pequeno sopro de ar criado por sua respiração. Pode esta pequena brisa criada por sua respiração, em algum momento, abalar uma montanha tão poderosa? Naturalmente, não. O pequeno vento do medo jamais pode abalar a grande montanha do destemor. Quando esta firme e inabalável montanha do destemor se fixar numa mente que esteja limpa, pura e livre de ilusões, e residir num coração imerso na bem-aventurança; então, você estará verdadeiramente expressando a sua natureza divina. Nessa hora, a verdade irá se estabelecer no âmago de seu coração; a verdade do fato de haver apenas a única realidade divina existindo em todos os lugares. Ao saber que esta divindade que a tudo permeia é a sua essência, você ri na cara da morte; pois a morte não tem mais poder algum sobre você.

Por que algo deveria assustá-lo? O que poderá fazê-lo temer? A morte é apenas um tipo de brincadeira neste jogo da vida. Se o papel pedir que você caia e morra no palco, você, o ator, será afetado? O que há de tão apavorante na morte de um corpo que nasceu para morrer. O corpo, que é composto pelos cinco elementos, tem que ser destruído algum dia. Por que você deveria se preocupar com algo impermanente? "Arjuna, você não é aquele que vai matar; nem aqueles com os quais você lutará serão mortos. O único que pode ser objeto de morte é o corpo. Você é o ser imortal. Você não é o corpo." Esta é a verdade que Krishna ensinou a Arjuna. Por meio desta verdade, Arjuna se tornou destemido. O destemor é uma qualidade tão vital e tão importante quanto o seu próprio alento vital. Trata-se da principal virtude ensinada na Gita.

O Destemor Pertence à Própria Natureza do Ser Humano

Na verdade, os seres humanos são divinos. O destemor está em sua própria natureza. Qual é o significado mais profundo da palavra humano. Humano se refere a sua essência divina. Aqui está uma história para ilustrar como o ser humano não está vivendo de acordo com a sua natureza divina. Ao invés disto, considerando suas ações, os humanos se tornaram piores do que animais.

Outrora, havia uma terrível floresta. Vivendo nesta floresta, havia um grande número de animais. Na maior parte das florestas em que há leões, não haverá elefantes; e, se houver elefantes por perto, não haverá leões. Contudo, nesta floresta, havia todos os tipos de animais: leões, elefantes, chacais, cães, macacos; todo o reino animal estava presente lá. Um dia, uma inteligente raposa pensou consigo: 'Os seres humanos se gabam dizendo que há algo especial e único na natureza humana. Eles dizem que é extremamente raro e difícil obter a vida como um ser humano. Mas os seres humanos nascem da mesma forma que nós, animais, nascemos. Todos estes seres nascem do ventre de uma mãe. A pergunta é: Por que todos nós somos agrupados e chamados de animais, enquanto os seres humanos são separados e chamados de humanos? De que maneira somos inferiores a eles?'

A raposa pesou todos os vários argumentos e contra-argumentos desta pergunta que a deixava perplexa e resolveu provar que não havia qualquer distinção entre seres humanos e animais. Daquele dia em diante, ela começou comentar este problema com todos os habitantes dessa floresta. Ela procurava os outros animais e dizia: "Por que devemos aceitar a presente situação? As pessoas estão considerando a vida animal como sendo inferior à vida humana. Nós devemos tomar atitudes para reverter esta crença errônea." Desta maneira, ela começou a incentivar todos os animais que lá viviam a pensar sobre este assunto e a se estimularem sobre a causa. Ela mostrou como esta crença errônea era ensinada e aceita por todos os animais; até mesmo pelo poderoso elefante, mais forte do que qualquer outro animal; e pelo corajoso leão, que era o rei deles.

A Grande Assembléia de Todos os Animais

A raposa resolveu fazer uma grande reunião com todos os animais para discutir estes pontos e conceber algumas resoluções com as quais todos pudessem concordar. O nome proposto para esta reunião foi: ‘A Grande Reunião dos Quadrúpedes’. Foi decidido que, naquele dia em particular, numa determinada hora, todos se reuniriam numa grande área aberta e formariam a assembléia desta reunião especial.

De início, chegou-se a um consenso sobre três itens da agenda. O primeiro era que os seres humanos, assim como os animais, nascem do ventre de uma mãe; portanto, deveria haver somente um nome para designar a ambos, seres humanos e animais. Os seres humanos deveriam ser chamados de animais ou os animais deveriam ser chamados de seres humanos, mas não deveria haver dois nomes distintos e dois títulos diferentes. Essa foi a primeira resolução que eles quiseram aprovar na reunião. O segundo item de pauta era que os animais eram chamados de ignorantes, enquanto os seres humanos reivindicavam ser dotados de sabedoria. Mas os animais não deveriam aceitar isto. De que forma os seres humanos têm sabedoria superior aos animais? A raposa era particularmente insistente neste ponto. Ela perguntou: "Que sabedoria é esta que o homem possui e que nós não possuímos? Nós devemos, firmemente, esclarecer que há o mesmo grau de sabedoria nos seres humanos e nos animais."

O terceiro item de pauta proposto pela raposa foi: "Os seres humanos são considerados animais falantes, enquanto nós somos mudos. Este fato é considerado uma desvantagem muito grande para nós, pois eles alegam que isto faz uma grande diferença. Mas, mesmo sendo mudos, o que nos falta? Tendo aprendido a falar e possuindo essa habilidade, qual foi a felicidade extraordinária que os seres humanos alcançaram? Vamos propor que falar e emudecer sejam considerados mais ou menos do mesmo modo.

"Então, há também um quarto ponto que devemos considerar," adicionou a raposa. "Os seres humanos nos consideram como sendo agitados e nervosos, ao passo que eles se consideram calmos e tranqüilos por natureza. Mas nenhum de nós deve concordar com isto. A natureza serena que temos, nem mesmo o homem possui. Nós merecemos a reputação e o reconhecimento por sermos, de longe, superiores aos seres humanos em termos de serenidade." Todos concordaram que estes quatro pontos deveriam ser discutidos na assembléia. Mas, então, eles imaginaram quem deveriam eleger para presidir a reunião.

A raposa indicou que alguns grandes sábios haviam feito penitência na floresta. "Nós devemos eleger um sábio altamente realizado para presidir a nossa reunião," sugeriu a raposa. Todos concordaram e resolveram enviar a raposa para encontrar um sábio, alguém em quem pudessem confiar ser verdadeiro e justo; assim, ela iria convidá-lo para presidir a assembléia. Depois de uma longa busca, a raposa foi a uma caverna onde viu um sábio engajado em austeridades. Seu instinto lhe dizia que havia encontrado um homem santo, a pessoa certa para presidir a reunião deles. Reverentemente, ela se aproximou do sábio e orou a ele: "Swami, no reino dos animais, nós decidimos ter uma reunião muito importante e pedimos que o senhor presida a assembléia." O sábio, que reconhecia tudo como sendo a divindade viva, disse: "Tudo bem, eu estou feliz por ir e presidir a reunião de vocês." Assim, num vasto campo aberto, eles se organizaram para fazer a reunião.

Nessa floresta, todos os animais, do menor ao maior, vieram com todos os seus filhotes; e muitos também trouxeram seus netos para participar desta importante reunião. Todos estavam com o espírito elevado e extremamente felizes por tomar parte de tão grandiosa assembléia. E todos demonstraram grande respeito por seu presidente. Uma elevada plataforma foi providenciada para o presidente. Logo ao lado da cadeira do presidente, uma cadeira foi providenciada para o leão. O sábio que presidia a solenidade também estava com o espírito elevado e sem o menor medo do leão que estava sentando próximo a ele. Este sábio reconhecia a existência de Deus em cada ser vivo; portanto, ele estava cheio de destemor. Quando todos os animais estavam sentados, houve a necessidade de, adequadamente, dar as boas-vindas à ilustre assembléia. O secretário desta grande reunião era a raposa. A raposa iniciou seu discurso de boas-vindas.

"Honroso presidente; sua excelência, o rei; honrados ministros; queridos irmãos e irmãs! Hoje é um dia que será escrito em letras douradas nos anais desta grande floresta e nos anais de todos os seus habitantes. Este é um dia inesquecível. O dia de hoje jamais será esquecido em todo o reino animal; pois, hoje, nós obteremos um grande sucesso nesta importantíssima sessão para a qual todos nos reunimos aqui. Para se reunirem aqui, todos os senhores fizeram alguns sacrifícios notáveis. Os senhores deixaram inúmeras atividades e arrumaram tempo disponível em suas vidas ocupadas para participarem desta assembléia. Assim, em primeiríssimo lugar, deixe-me expressar minha gratidão mais profunda a todos." Então, o secretário foi e expôs os itens da pauta. Assim que agenda foi apresentada, o leão se levantou e se dirigiu a vasta assembléia.

De que Forma os Seres Humanos São Melhores do que os Animais?

O leão lhes falou: "Os senhores ouviram tudo o que meu irmão disse. Quero que saibam que as grandes qualidades que vocês possuem, como o valor e a coragem; na verdade, os seres humanos não possuem. Eu mesmo sou uma prova direta disto. Se considerarem a coragem, o valor, o magnífico poder e a força que possuo; onde os senhores encontrarão algum ser humano semelhante? Embora seja o rei dos animais, eu jamais cometo ações erradas ou sem justificativas. Eu não mato animais sem motivo. Somente quando estiver com fome, eu irei me alimentar. Eu não mato quaisquer animais por esporte e jamais desperdiço alimento. Considerem a nossa coragem, o nosso código de ética, o nosso alto nível de moralidade. Podem os senhores encontrar estas grandes qualidades nos seres humanos? Não! Eles não as têm de modo algum. Portanto, por que devemos ter receio deles? Por que devemos ser considerados inferiores aos seres humanos? Hoje, vamos ter a resolução de limpar esta mancha de nossa reputação." Quando o leão concluiu suas palavras, houve uma ruidosa aclamação e o aplauso ressoou por toda a floresta.

Quando as coisas se acalmaram, o elefante, que estava sentado logo ao lado do leão, levantou e disse: "Os seres humanos não possuem nem mesmo a metade do tamanho da minha perna. Considerando a forma, certamente, eu sou poderoso e magnífico. Considerando a inteligência, eu alcancei notória grandeza. Reis, imperadores, distintos líderes, todos desenvolveram grande consideração por mim. Se, em algum momento, uma cerimônia de coroação tivesse que ser realizada e eu não estivesse lá; esta teria que ser adiada. Sendo tão importante, como podem afirmar que os seres humanos são superiores a mim? Minha inteligência é extraordinária. Portanto, considerando apenas estes dois atributos, minha inteligência e meu tamanho físico, vocês devem concluir que os seres humanos jamais poderão ser iguais a mim." Novamente, concordando, a audiência aplaudiu.

A raposa levantou-se e disse: "O leão, nosso ilustre rei, acabou de falar aos senhores; o grande elefante, nosso distinto ministro, também relatou o que se passava em sua mente. Agora, nós gostaríamos de convidar um representante dos animais menores para vir aqui e nos dirigir a palavra." Nessa hora, um cão que passou a viver na floresta e que possuía muitas experiências com os seres humanos foi requisitado para falar à assembléia. Ele ofereceu suas humildes saudações ao presidente, ao rei, ao ministro, ao secretário e a todos da grande multidão reunida. Então, disse: "Embora eu seja muito pequeno e fraco, em matéria de fidelidade não há quem possa ser comparado a mim. Eu tenho fidelidade inabalável e lealdade sem limites à pessoa que me criou e me cuidou. Eu serei sempre grato e fiel, mesmo ao custo da própria vida. Mesmo se for ferido e machucado por meu dono, eu não retornarei malefício algum. Todos sabem que os seres humanos não têm este senso de lealdade que um cão possui. Nesta qualidade da lealdade, eu jamais posso ser considerado inferior aos seres humanos.

"Entre eles, os humanos geralmente dão problemas àqueles que os cuidaram com amor e os guiaram, tais como os seus próprios pais ou os seus professores. Os seres humanos não hesitarão em fazer o mal em retorno ao bem que lhes foi feito. Eles criticarão e bolarão esquemas para iludir e ferir àqueles que os cuidaram com tanto carinho. Os seres humanos não têm gratidão por nada. Eles não possuem lealdade alguma. Somente enquanto seus propósitos estiverem sendo satisfeitos, eles fingirão ser obedientes. No momento em que seus próprios interesses egoístas foram satisfeitos, eles começam a incomodar seus próprios educadores. Quando os seres humanos são assim, como podemos ser considerados inferiores à humanidade?" Havia uma plena concordância da audiência. Assentimento de cabeças e sons de "ouça! ouça!" afirmavam cada ponto que o gentil cão colocava. Desta forma, um por um, os outros se levantavam e colocavam sua palavra. De acordo com o status e a experiência, eles fizeram discursos exaltando muitas qualidades polidas praticadas pelos animais, mas ignoradas pelos seres humanos. Finalmente, houve o discurso do presidente.

Através do Esforço, Os Seres humanos Podem Transformar Sua Natureza Inferior

O sábio se dirigiu à assembléia: "Caros animais, tudo o que os senhores disseram é verdade. Sempre que um mestre espiritual faz ou nos diz algo, isso é para o nosso próprio bem. Trata-se de algo que tem o propósito de promover o nosso desenvolvimento interno e também a nossa amizade e compreensão em relação aos demais. Contudo, logo que esta amizade floresce e a compreensão desabrocha, os seres humanos se tornam desconfiados e imaginam que algo ruim lhes está sendo feito. Pela frente, eles irão oferecer saudações e palavras de elogio; mas, por trás, irão criticar e insultar. Preenchendo a si mesmos de antagonismos como estes e de formas inferiores de inteligência, eles desperdiçam a inteligência e a vida. Todos os defeitos que foram levantados aqui, certamente, são verdadeiros e estão presentes nos seres humanos. Quanto ao alimento, ao sono, à respiração e coisas assim, absolutamente, não há qualquer diferença entre seres humanos e animais."

O sábio continuou: "Entretanto, eu realmente desejo revelar que há uma peculiaridade nos seres humanos que é única, na qual eles não podem ser comparados aos animais. Os animais podem herdar um resquício de crueldade. Uma vez que adquiriram esta qualidade, eles não podem mudá-la. Um tigre não comerá arroz e caril, não importando o quão faminto ele possa estar. Ele só deseja comer carne. Ele não irá sossegar com um pouco de chá e biscoitos. Por mais que tente mudar os seus hábitos, ele não será bem sucedido. Por outro lado, se esforços suficientes forem feitos pelos seres humanos, eles podem transformar sua natureza cruel e qualquer um de seus maus hábitos. A diferença mais importante entre seres humanos e animais é que os seres humanos, com esforço, podem fazer uma completa transformação em si mesmos; enquanto os animais não podem realizar isso. Estas capacidades e habilidades especiais para se transformar são disponíveis apenas aos seres humanos."

A raposa levantou e disse: "Swami, nós admitimos que o ser humano possui esta especial capacidade de mudar a si; mas, se não empregar esta capacidade, merecerá ele o elevado status que agora possui?" O presidente falou: "Se alguém possui a capacidade de se modificar, mas não a utiliza; então, essa pessoa é muito pior do que um animal." Nessa hora, todos os animais explodiram num estrondoso aplauso. Os aplausos continuaram e continuaram, até que o presidente bateu seu martelo exigindo ordem. O sábio então repetiu o principal ponto que ele havia acabado de colocar – quaisquer seres humanos que tivessem a capacidade de fazer o bem, mas que não utilizassem esta qualidade para melhorar o próprio comportamento e desenvolver o bem dentro si; sem um dúvida, essas pessoas eram piores do que animais. O sábio então acrescentou: "Qual é a utilidade de todo o conhecimento que os seres humanos acumulam? Este conhecimento irá transformar a fé deles? Assim que maus pensamentos entram na cabeça dos humanos, o processo de pensar se torna estúpido e eles se tornam como idiotas. No processo de aprender e desenvolver habilidades, os seres humanos alcançaram um status elevado. No entanto, tudo isto que eles aprendem é apenas para a obtenção de alimento. Eles usam a educação apenas para encher seus estômagos e prover um meio de subsistência."

Neste momento, a raposa levantou e acrescentou ao que o presidente havia acabado de dizer: "No processo de prover subsistência, os seres humanos usam todos os tipos de meios imorais. Neste aspecto, está claro que nós, animais, somos muito superiores aos seres humanos." A raposa foi levada por sua própria retórica. Ela continuou por algum tempo no mesmo tema. "Nós sempre somos honestos ao obter a nossa subsistência. Em todos os aspectos, quando comparados aos seres humanos, nós somos bem melhores. Realmente, nós somos os MELHORES!" A raposa obteve uma exuberante ovação, quase desordeira, de toda a assembléia de quadrúpedes. Todos concordavam inteiramente com este ponto de vista e incitaram a raposa a falar mais. Mas o entusiasmo tinha agora excedido os limites e o presidente bateu o martelo e pediu ordem. O sábio se levantou e fez algumas observações adicionais. Ele explicou a segunda diferença principal que faz os seres humanos serem únicos. Ele disse: "O homem foi capaz de conquistar maya, ele pôde conquistar a ilusão. Uma vez que conseguiu isto, ele é capaz de experimentar o atma, o seu próprio e verdadeiro ser divino. Então, ele pode alcançar o estado de nirvana, o sublime estado de eterna bem-aventurança. Esta é uma diferença vital entre os seres humanos e os animais.

A Diferença Vital entre Seres Humanos e Animais

"Os seres humanos têm o poder e também a autoridade de conquistar maya e, assim, se livrar totalmente da ilusão. Se o homem assumir a problemática e se esforçar, ele poderá experimentar diretamente o atma e, assim, conhecer a si mesmo como a divindade que ele realmente é. Com a ajuda de exercícios espirituais, ele pode alcançar onirvana e imergir na bem-aventurança suprema. Com o intuito de ser verdadeiro, eu tenho de afirmar que vocês, animais, não possuem estes poderes e potencialidades com os quais os seres humanos foram dotados." O sábio acrescentou: "Queridos filhos, na língua inglesa, os seres humanos foram chamados coletivamente de "mankind", usando a palavra "man" como termo genérico. O mesmo nome é dado em sânscrito como "manava". O significado interno de ‘m-a-n’ é que os seres humanos podem separar e remover esta ilusão, maya; podem obter a visão do atma; e mergulhar na sabedoria e bem-aventurança do estado chamado nirvana. Este, então, é o significado das letras m-a-n; onde 'm' significa 'maya removido', 'a' significa 'atma realizado', e 'n' significa 'nirvana alcançado'. Alcançar o nirvana significa que o homem se torna um com a alegria e a bem-aventurança. Assim, o verdadeiro ser humano é aquele que removeu a ignorância de maya, obteve uma visão do atma e se fundiu no supremo estado de bem-aventurança."

Quando o sábio terminou, todos os animais inclinaram suas cabeças e havia um profundo silêncio reflexivo; pois eles estavam ponderando sobre o que o presidente tinha falado. Os animais tiveram de concordar que estas eram três possibilidades que, em suas atuais formas, eles jamais poderiam esperar alcançar. Mas, uma pergunta foi então colocada pelo corajoso carneiro: "Todos os seres humanos têm sido capazes de alcançar este objetivo?" O sábio respondeu com um retumbante "Não!" Ele disse: "Apenas muito, muito poucas pessoas se importam com este extraordinário tesouro que é o direito de nascença deles. A maioria das pessoas dissipa suas vidas sem jamais buscar estas oportunidades sem preço oferecidas pela vida humana. A busca deles está impregnada de egoísmo e eles se tratam uns aos outros muito piores do que animais. Embora os seres humanos tenham esta grande capacidade de obter sabedoria e felicidade, eles não se desenvolvem neste sentido; assim, eles não têm sido capazes de obter qualquer alegria verdadeira em suas vidas."

A Maioria dos Seres Humanos se Comporta Até Mesmo Pior do que os Animais

Os animais chegaram a um consenso e concordaram que aquelas pessoas que não fazem qualquer esforço nesse sentido são iguais a eles; não havendo, absolutamente, qualquer motivo para distinguí-las dos animais. O sábio concordou. Então, num toque pessoal, o presidente explicou os motivos pelos quais ele veio viver na floresta. Ele disse: "Os seres humanos não se importam muito com estas qualidades nobres. Os animais dão problemas somente àqueles que lhes causam problemas; caso contrário, eles viverão em paz uns com os outros. No entanto, os seres humanos machucam àqueles que nunca os machucaram. Sem razão alguma, eles começam a acusar e causar problemas; prejudicando pessoas boas que não lhes deram motivo algum para provocação.

Os seres humanos também se engajam em todos os tipos de trabalhos impróprios, os quais eles não têm direito algum de se engajar." Ele concluiu: "Por estes motivos, muitos buscadores espirituais verdadeiros têm se tornado renunciantes, desistindo da companhia dos homens e entrando na floresta para viver. O humanidade está se tornando cada vez mais egoísta. O que quer que as pessoas digam, o que quer que as pessoas façam, o que quer elas pensem, tudo está atrelado a motivos egoístas. Os animais não têm tal egoísmo. Os animais não estão prejudicando outros animais e não estão acumulando riqueza. Portanto, de muitas formas, os seres humanos se comportam pior do que animais."

Neste contexto Krishna disse a Arjuna: "Seja um verdadeiro ser humano, não aquele tipo de ser humano que é pior do que um animal. Erga-se acima de sua natureza animal, em direção a sua verdadeira natureza humana. Há duas qualidades animais que você jamais deve ter. Você não é um cordeiro, tímido e medroso; nem um tigre, cruel com os outros. Você é um homem. Você é digno das coisas mais elevadas. Seja destemido! Não se permita estar sujeito ao medo. Na verdade, você mesmo é a divindade. O pesar e o medo jamais podem ter qualquer poder sobre você."

Ao Possuir uma Fé Firme em Deus, Você Será Destemido

Há um poder infinito pertencente ao coração humano. Mas, apesar de tal poder, você não possui fé em si mesmo. Que é a razão disto? A razão é que você se sente separado. Você acredita que você é diferente da divindade. Mas, na verdade, a divindade está sempre dentro de você como a sua própria essência. Esta mesma divindade permeia todo o universo. Quando desenvolver uma fé firme em Deus, você jamais terá qualquer medo que seja. Você irá reconhecer que o Deus que você adora é Aquele que está presente em todos os lugares e em tudo, e também em você mesmo. Essa convicção removerá qualquer vestígio de medo de seu coração.

Contudo, caso não possua essa fé, você será dominado pelo medo. A cada momento, a cada passo, você estará assustado. Quando tiver uma prova, você estará com medo. Ao voar num avião, você estará com medo. Quando um caminhão vier no sentido oposto na estrada, você estará com medo. Desde o momento em que você se levantar da cama até a hora de dormir novamente, você terá medo. E, mesmo na cama, você terá medo que ladrões possam arrombar a casa e roubar seus pertences. Você estará empregando todo o seu tempo no medo. Mas esta não é a forma como um ser humano deve viver. Você deve se firmar na convicção de que a divindade está presente em todos os lugares e alcançar, assim, total destemor.

Sua fé na divindade onipresente é a chave para desenvolver o destemor. Somente ao perder a fé, você desenvolve o medo. Somente quando você se esquece de seu verdadeiro ser, o medo aparece. Você se esqueceu de sua própria natureza verdadeira. Você se esqueceu do atma. Você está se considerando este pequeno corpo de um metro e meio, mas a verdade é que você é infinito na forma e seu poder é ilimitado. Ao fazer um esforço para remover as ilusões e obter uma visão do atma, você se torna imerso na bem-aventurança do nirvana. Então, você pode chamar a si mesmo de um verdadeiro ser humano.

Se você não se esforçar ao longo do caminho da auto-realização, mas diminuir a si mesmo em atividades obscuras, egoístas e de comportamento degenerado; você irá se tornar mais parecido com um demônio do que com um ser humano. Não caia nessas profundezas. Conduza a sua vida de modo que você possa realmente chamar a si mesmo de ser humano e viver de acordo com elevados ideais herdados ao obter este sagrado nascimento humano.

Desenvolva Boas Qualidades e Obtenha a Graça do Senhor

Um dos nomes que Krishna usava para se dirigir a Arjuna era: aquele que se deleita ao estar engajado no trabalho. Quando a maioria de vocês recebe algum trabalho para fazer, vocês logo criam aversão por este. Quando o domingo vem e você tem um dia de folga do trabalho, você fica feliz. Mas sempre que houvesse um dia em que Arjuna não tivesse trabalho para fazer, ele ficaria muito infeliz. Arjuna sempre sentia grande alegria e imenso prazer quando trabalhava. Os diferentes nomes que Krishna usava para se dirigir a Arjuna, na Gita, estão associados a várias virtudes e qualidades nobres. Você será capaz de compreender a natureza da divindade se, a cada dia, acolher uma virtude e tentar incorporá-la em sua vida.

Paciência, tolerância, compaixão e não-violência são algumas das qualidades que já foram consideradas nestes capítulos. Agora, você aprendeu também sobre o destemor. Há muitas outras qualidades importantes. Somente ao desenvolver estas qualidades em suas atividades diárias, você será capaz de obter a graça do Senhor. Sem desenvolver estas nobres qualidades, você não será capaz de obter um lugar na morada de Deus; apesar da educação, posição e riqueza que você possa ter sido capaz de obter. Uma pessoa não é permitida entrar num outro país sem um passaporte. Do mesmo modo, a fim de obter a graça de Deus, suas boas qualidades lhe servem como o seu passaporte. Você deve desenvolver estas qualidades.

Junto com sua educação, você também deve adquirir bons hábitos e um excelente caráter. Sem estes, toda a sua educação será inútil. Esta educação que você está seguindo agora é útil apenas para se viver no mundo físico. Ela não irá conduzi-lo a Deus. No mundo de hoje, os cientistas puderam coletar muitos segredos da natureza. Mas eles foram capazes de obter paz mental? Eles puderam obter alegria e felicidade das máquinas que desenvolveram? A felicidade e a paz não podem surgir assim. Você pode obter paz somente através da divindade.

A felicidade e a paz mundanas que você obtém são apenas momentâneas e impermanentes, estas não podem levá-lo ao estado de alegria permanente. O capítulo sobre sabedoria, na Gita, enfatiza a prática de reconhecer a divindade onipenetrante que está sempre muito próxima a você. Este capítulo é muito longo, consta de 72 versos. Mas você não poderá se livrar de seu pesar apenas aprendendo estes versos e os cantando todos os dias. Isso não será de muita utilidade para você. Você terá que fazer um esforço muito grande para praticar o significado interno destes versos e aplicá-los constantemente em suas experiências do dia a dia. Somente ao praticá-los em sua vida diária e fazer deles parte de você, você poderá obter a graça de Deus e estar unido a Ele para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário