Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O livro do Caminho - 27º Capítulo: Bondade e Compaixão – Características do Verdadeiro Ser Humano

Ame a todos. Não abrigue inimizade ou ódio contra pessoa alguma. A divindade, em toda a sua plenitude, reside no coração de cada ser. Este é o ensinamento básico da Gita.

Encarnações do Amor,

Sempre que odeia alguém, na verdade, é a Deus que você está odiando; pois Deus está em cada ser. Sempre que critica ou censura alguém, você está criticando ou insultando ao próprio Senhor que você adora. O mesmo Senhor reside em todos os corações. Esta consciência da essência divina em cada ser é a base dos ensinamentos da fraternidade universal que foram fornecidos pelas escrituras da Índia desde épocas remotas.

A Unidade do Ser, o Único Atma Existente em Toda Parte

A Gita proclama que a divindade está em todos os lugares e em todas as pessoas como a realidade que a tudo permeia, a qual chamamos de Deus. No entanto, a Gita declara que há um estágio ainda mais elevado do que este. A Gita ensina não apenas que Deus está em toda parte, mas também que a verdade interna por trás do "eu" que você usa ao se referir a si mesmo é o seu ser imortal, seu ser superior; sendo um e o mesmo com Deus. A Gita ensina também que o ser superior em você é, do mesmo modo, o ser superior em todos os demais. Trata-se do atma, que é um com a divindade. Essencialmente, você, todos os outros e tudo mais é Deus.

Portanto, além de ensinar a unidade de Deus, expressada através da fraternidade universal; a Gita também ensina a unidade do atma, o ser único que existe em todos os lugares. A Gita mostra que o atma, o qual existe como o ser verdadeiro em você, existe como o mesmo ser em todos os outros seres humanos, e nos animais, e nos pássaros, e também em todos os outros tipos de ser. Assim como a Gita o ensina a considerar a felicidade e a miséria como iguais, assim, também, esta o ensina a reconhecer o únicoatma como existindo igualmente em todos os seres; sejam humanos, animais ou plantas.

Você deve ter a convicção de que, desde as criaturas microscópicas e insetos até o Criador, a mesma divindade existe uniformemente em toda parte. Por isso, um grande poeta, transbordante de devoção, cantou:

Ó Senhor, Tu tens vivido na formiga como também no Criador. Tu vieste como Krishna e como Rama. Mas, na verdade, Tu vives em todas as formas. Eu O vejo em toda parte, em cada ser que encontro.

Harmonia Entre Pensamento, Palavra e Ação

Hoje, a natureza humana é tal que, ao ver algumas formigas e baratas, você não se importa de matá-las. Ao mesmo tempo, ao entrar num templo e ver a imagem de uma das formas de Deus, você a reverencia. Você age diferentemente nas duas situações, mesmo sabendo e professando que o único Deus está em todos os lugares. Dizer uma coisa e fazer o oposto é uma doença comum na humanidade de hoje. É por isso que, em vez de alcançar o status de um mahatma, um ser divino, as pessoas não se erguem muito acima de suas naturezas inferiores. A Gita ensina a verdade em ação, que é a harmonia entre pensamento, palavra e ação. Esta é a verdadeira característica de um ser humano. Desta forma, você manifesta a sua natureza divina na vida diária.

Desenvolva a sua fé e perceba que a mesma divindade existe em cada ser vivo. Espalhe o seu amor, que é a própria essência de sua natureza divina e da natureza divina de todos os seres vivos. Considere cada pessoa com compaixão e amor. A menos que você adote esta maneira de lidar com as outras pessoas, todos os seus exercícios espirituais serão apenas um desperdício. Adorar a Deus enquanto se prejudica o próximo jamais poderá levá-lo a seu objetivo. A Gita ensina que o próprio homem é Deus e que Deus é o homem. Esta unidade entre Deus e o homem tem sido repetidamente enfatizada na Gita. "Somente aquele que trata a todos igualmente é um verdadeiro ser humano," declarou Krishna.

Seja qual for a educação que você possa ter adquirido, sem possuir a bondade humana, toda a sua instrução e todas as suas realizações valeram de nada. A bondade para com todos os seres vivos é uma das virtudes mais importantes do ser humano. Você deve usar o seu discernimento para descobrir como desenvolver esta bondade e aplicá-la em sua vida diária. Bondade aos seres vivos significa cuidar das pessoas e de outros seres vivos que estão em aflição e salvá-los. Você deve fazer o esforço necessário para reduzir a dor, o pesar e os problemas destes seres. Repetir infinitamente 'amor, amor, amor' é inútil. Você deve agir com amor e bondade em tudo que faz. A bondade deve ser uma parte integral de sua vida. Você deve acreditar que bondade é o mesmo que divindade. Você deve acreditar que o coração, que abriga a bondade, é o templo de Deus.

A Bondade É a Característica de um Verdadeiro Ser Humano

Há várias fraquezas que invadiram os seres humanos. Em conseqüência, eles perderam a sua bondade inata e se tornaram cruéis. Eles se comportam mais como os animais selvagens que vivem na floresta. Mas, claramente, esta não é a verdadeira natureza de um ser humano. Isso é bem o oposto da humanidade. A própria palavra humano ou humana é usada para designar bondade. De todas as diferentes flores usadas para a devoção, Deus aceita a flor da bondade humana com o maior amor. Oferecer flores comuns e adorar Deus com pensamentos ordinários e as intenções que os acompanham não evocam o amor de Deus. Isso não irá agradá-Lo e Ele também não aceitará tais ofertas.

Que oferendas Deus aceitará? Do que Ele gosta? Ele aceitará as flores da bondade humana, as flores do amor e as flores da compaixão que florescem em seu coração. Como você deveria expressar este sentimento de bondade? Não basta apenas fazer algo bom. Você deve transformar seu coração. Deve haver um salto para a fé. Você deve desenvolver uma profunda crença na onipresença de Deus. Você deve viver a convicção de que o mesmo Deus existe em cada coração. Assim, você será capaz de reconhecer a dor e o pesar do próximo como sendo seus. Eis aqui uma pequena história.

Numa vila, havia um casal que tinha uma filha pequena. Esta era apenas uma pequena família de três pessoas. Não era uma família rica; de fato, tratava-se de uma família muito pobre. Mas, pobres como eram, estes pais decidiram fornecer uma educação apropriada à criança. Não havia qualquer escola na vila em que viviam; assim, eles tiveram que mandar a criança a uma vila vizinha. Ela tinha que atravessar uma floresta todos os dias para ir à vila onde havia a escola. As pessoas da cidade podem ter receio de atravessar uma floresta, mas os aldeões não se preocupam; é parte da rotina deles. Assim, a pequena menina passava seu tempo indo à escola na vila vizinha, aprendendo suas lições lá e voltando, então, para casa ao final da tarde.

Uma Criança Repleta do Néctar da Bondade Humana

Ao longo do caminho, na floresta, um pequeno abrigo havia sido erguido para que os viajantes pudessem descansar. Um dia, ao passar por este abrigo, a menina encontrou um homem idoso. Ele parecia estar sofrendo. A menina percebeu que ele não seria capaz de alcançar o próximo vilarejo, onde obteria auxílio médico e proteção. Devido à falta de alimento, seu corpo tinha se tornado fraco e, ao passar por ali, a menina constatou que a condição dele não era boa. Diariamente, a menina carregava algum alimento para si. Do dia seguinte em diante, ela passou a dar alimento ao homem doente, que continuava deitado nesse pequeno abrigo na floresta. Todos os dias, pela manhã, em seu caminho para a escola, ela deixava o alimento. Então, à tardinha, ela recolhia o recipiente vazio em seu caminho de volta para casa. Após dez dias ministrando-lhe este tratamento, ele recobrou um pouco de suas forças.

Um dia, quando ela estava passando, no caminho de volta para casa, ele pegou as mãos desta pequena menina e perguntou: "Querida criança, você tem me dado alimento todos os dias. Por favor, diga-me de onde vem esta comida. Seus pais sabem que você está me trazendo alimento todos os dias? Ou você pega em algum lugar sem que eles saibam? Será, talvez, o alimento de seu lanche diário que você está me dando ao invés de comer? Diga-me o que você está fazendo. Responda, por favor, a minha pergunta." Ela respondeu: "Honroso senhor, eu fui criada para pegar as coisas somente com permissão. Eu posso assegurá-lo de que meus pais sabem do alimento que estou lhe trazendo. Nossa família é muito pobre e nós temos pouco dinheiro, mas nós ainda temos conseguido prover alimento para nós mesmos e para aqueles em necessidade. Assim, eu tenho trazido o alimento de minha família especialmente para o senhor."

Ele perguntou a ela: "Mas, se você tem tão pouco dinheiro assim, como é capaz de comprar este alimento?" Ela respondeu: "Além daqui, na floresta, há uma árvore frutífera. No caminho, eu recolho as frutas dessa árvore e as vendo antes de ir à escola. Com o pouco dinheiro que coleto, eu compro o alimento. Na manhã seguinte, eu preparo a comida e lhe trago." O idoso senhor estava enlevado com o sacrifício, a inteligência e a honestidade da menina. Ele ainda perguntou: "Como você obteve uma mente tão nobre?" Ela disse: "Qualquer bem que eu seja capaz de fazer é devido à criação e aos ensinamentos dados a mim por meus pais. Tanto quanto posso me lembrar, meus pais têm me dito que nós devemos compartilhar com as outras pessoas e servi-las. Nossa família é muito pobre, contudo, nós sempre tentamos ajudar aos demais. Nós nos sentimos muito abençoados quando temos a possibilidade fazer isso. Isso nos dá muita satisfação." Desta forma, ela falou um pouco sobre sua família ao homem doente e, depois, caminhou para casa.

Gradualmente, o homem recuperou a saúde e pôde andar até a vila onde esta menina vivia com a família. Qual foi o resultado de todas as ações amáveis dirigidas ao homem doente por parte desta doce menininha? O homem disse a família como ele havia orado a Deus: "Ó Senhor, dê saúde e prosperidade aos pais desta menina. Doente e desamparado, eu não podia ser de utilidade alguma ao mundo. Agora, estou muito melhor e posso ser útil aos demais. Eu orei em prol de vocês com o coração cheio de gratidão a fim de abençoar esta família." Assim, ele compartilhou com a família sua oração para que Deus abençoasse as famílias boas como a deles, que ajudam generosamente àqueles em necessidade. Em seguida, partiu.

Deus Derrama Sua Graça Sobre Aqueles Que Têm Bondade

O que quer que esta menina tenha feito por bondade, ela jamais esperou qualquer recompensa por suas ações. Sem esperar resultado ou fruto algum, ela servia fielmente ao homem doente todos os dias. Nessas circunstâncias, Deus derramou Sua benevolente graça sobre ela. Certa noite, o Senhor foi à casa dela com uma caixa cheia de ouro e perguntou: "Esta é a casa da criança que forneceu bastante alimento e água a uma pessoa em aflição?" O Senhor continuou: "Fui Eu quem assumiu a forma do homem doente que padecia naquele abrigo, até que a pequena menina de vocês veio cuidar de Mim. Assim, estou deixando este presente de modo que a criança possa crescer e se tornar altamente educada. Eu vivi naquele abrigo por dez dias para testar a menina. O coração desta criança é muito sagrado e puro; é cheio de bondade. O coração dela é Meu lugar de moradia, Meu próprio templo." Ele entregou a caixa aos pais dizendo-lhes para usar o dinheiro para garantir a felicidade e a prosperidade da menina.

Mas os pais não estavam muito contentes com a perspectiva de ganhar uma quantidade tão grande de dinheiro. Eles caíram aos pés desta pessoa divina que os abençoou com a visita. Eles disseram: "Respeitável senhor, nós não temos necessidade alguma de tanta riqueza. A riqueza além da necessidade é prejudicial, pode tirar a paz mental. A riqueza em demasia pode aumentar o ego da pessoa e fazer com que ela se esqueça de Deus. Nós não queremos tanta riqueza assim." Mas, tendo os abençoado, o divino visitante desapareceu deixando todo o tesouro lá. Esta pessoa que veio não era apenas um grande homem. Os membros da família o reconheceram como sendo o próprio Senhor. Não mantendo o dinheiro apenas para a própria família, eles usaram-no para o bem de toda a comunidade em que viviam. Eles pediram a todos que se conduzissem na crença de que a plena manifestação de Deus está presente em cada ser. Eles mostraram, através de suas próprias vidas, como Deus poderia ser alcançado ao se expressar o amor, a compaixão e a bondade a todos os seres que estivessem em necessidade.

Você não deve estreitar sua opinião achando que Deus existe somente num determinado lugar. Você deve experimentar Deus em toda parte. Como você poderá desenvolver este sentimento? Deus existe em ambos os lugares: dentro e fora. Se Deus existisse somente no interior, a pureza interna seria suficiente. Como Deus também existe externamente, a pureza externa também é necessária. Portanto, uma vez que Deus está dentro e fora, você precisa ter a pureza interna e externa. Somente então, você poderá se tornar totalmente consciente da onipresença de Deus.

Pureza Interior e Exterior

O que significa pureza exterior? Obviamente, pureza exterior significa manter o corpo puro e usar roupas limpas. Mas também significa muito mais do que isso. O lugar onde você vive deve ser mantido limpo. Os livros que você lê também devem ser limpos e benéficos. Seja em seu corpo ou em sua mente, você não deve permitir que a sujeira e as más qualidades se acumulem. A afirmação de que você deve tomar um banho diário significa que todas as impurezas do corpo e da mente devem ser eliminadas. Onde a sujeira acumula, os germes irão se juntar causar doença. Portanto, não permita que impurezas de qualquer tipo permaneçam em você.

Todo os dias, pela manhã, você deve escovar seus dentes e também limpar a sua língua. Não permita que haja impureza na principal entrada do corpo. Sempre que houver uma água suja fora de casa, mosquitos, minhocas e bactérias indesejáveis logo irão proliferar. Do mesmo modo, sempre que houver alguma sujeira em seu corpo, todos estes germes e insetos irão, provavelmente, se acumular. Não apenas isso, nos arredores de sua casa, você deve manter tudo limpo. Há um provérbio que diz: 'Olhe a casa e você conhecerá seus residentes'; ou seja, a limpeza da casa é um reflexo da limpeza dos moradores. Este princípio da limpeza é para o seu próprio bem. Seja a casa ou os arredores desta, se tudo for mantido limpo, você será feliz. Você deve manter a si mesmo e a tudo em seu redor limpo e em ordem a fim gozar boa saúde. Ao ter boa saúde, você permanecerá feliz.

Você pode ter somente dois jogos de roupa; mas, ao usar um, você deve se certificar de que o outro esteja limpo. Então, mais tarde, você pode usar o segundo jogo, limpando o primeiro. Na verdade, não há necessidade nem mesmo de ter dois jogos de roupa; apenas um pode ser usado todos os dias se você o mantiver limpo. O que quer que você possua, esse algo deve ser mantido limpo; não se permita ficar sujo. Mas apenas limpar o exterior e usar roupas limpas, mantendo o coração impuro, não é de muita utilidade. Você deve fazer todo o esforço para conseguir a pureza interna também. Para este fim, você necessita manter todos os seus pensamentos e sentimentos sagrados. Deixe que seus pensamentos sejam direcionados para o serviço ao próximo. Não permita que o ciúme ou o ódio entrem em você. Tente sempre desenvolver sentimentos que são cheios de alegria.

Não há necessidade de você se incomodar desnecessariamente sobre os assuntos dos outros. Simplesmente, pense sempre bem sobre as outras pessoas. Neste contexto, os antigos ensinamentos declaram: 'Permita que o mundo inteiro seja feliz.' Promover a alegria e o bem-estar universais é a base dos ensinamentos espirituais e o objeto de toda a prática espiritual. Portanto, o sagrado nome de Deus deve ser continuamente contemplado a fim de purificar seu coração. Somente ao cuidar adequadamente para manter a pureza interna e externa, você será capaz de impedir a entrada de pensamentos impuros e qualidades prejudiciais, tais como o ciúme e o ódio.

Conquiste Seus Inimigos Internos

Prahlada, o grande devoto do Senhor, declarou que você poderá ser considerado verdadeiramente grande somente ao conquistar os seus inimigos internos. Ele disse a seu pai, o rei dos demônios: "Agora, o senhor é apenas um rei; no entanto, o senhor poderá se tornar um grande imperador se puder, antes, dominar os inimigos internos que o invadiram." Estes inimigos internos, incluindo os males como o ódio, a ganância, o orgulho e o ciúme, constituem a ilusão que ataca os seres humanos. Você jamais deve permitir que estes inimigos internos entrem em seu coração. Se os mantiver fora, você estará livre de todas as dificuldades e problemas. Para conseguir isso, você deve tratar a alegria e a tristeza, o lucro e a perda, o calor e o frio, todos do mesmo modo. Ao desenvolver tal equanimidade, estes inimigos internos não irão tocá-lo.

Mas será difícil tratar a alegria e o pesar, a miséria e a felicidade como iguais; a menos que você se estabeleça firmemente na crença de que Deus reside em cada coração. Ao reconhecer isso, em seguida, todos os pares de opostos terão sido conquistados e não poderão perturbar mais a sua equanimidade. Nessa hora, você estará imerso na graça divina e, não importando quão desfavorável possa ter sido a sua sorte, a mão do destino não poderá mais tocá-lo.

Ao possuir a firme fé no fato de que a mesma divindade existe em cada coração, então, todos os obstáculos estão superados. Ao possuir plena fé na divindade que reside internamente, nessa hora, todas as coisas serão suas. Essa fé é indispensável, trata-se da própria base da vida espiritual. Segure-se nessa fé. Esse é o seu objetivo. Se você precisa derrubar uma árvore, antes, não é necessário tirar todos os galhos e folhas. Corte o tronco e a árvore inteira vem abaixo. Uma vez que você se prenda à divindade, tudo passa a estar sob o seu controle. Para fazer isto, você deve desenvolver-se na prática de expressar sua compaixão por todos os seres, até que este interesse pelo bem-estar do próximo preencha cada ação de sua vida. E você também deve desenvolver tanto a pureza interna quanto externa, mantendo o corpo e a mente impecavelmente limpos. Somente então, você será capaz de reconhecer a divindade que está presente em todos os lugares.

Você precisa perceber que, em sua devoção, quando você ora a Deus e Lhe oferece sua reverência, esse mesmo Deus está residindo em cada coração. Assim, você deve ter muito cuidado para não criticar os outros. Você deve desenvolver a forte convicção de que toda a crítica dirigida a outrem irá diretamente a Deus, que reside naquele coração.

As Duas Margens do Rio da Vida

A vida pode ser comparada a um rio. Se permitir que este rio da vida prossiga sem controle e sem limites, você provavelmente destruirá muitas vilas. Você deve tomar todas as medidas necessárias para que este rio permaneça dentro de seus limites e alcance o oceano. Somente o oceano pode suportar e absorver este rio. Como fazer este rio da vida alcançar o oceano? Na Gita, foi dito que você deve construir duas margens. Ao possuir duas margens, o rio pode, com segurança, prosseguir e alcançar o oceano.

Quais são estas duas margens do rio da vida? Elas foram descritas como dois mantras poderosos. De um lado, você tem um mantra que diz:

Que tem dúvidas perece.

Por outro lado, você tem um mantra que diz:

Aquele que possui a fé alcançará a sabedoria.

Assim, as duas margens do rio da vida se relacionam com a renúncia à dúvida e com o desenvolvimento da fé. Ao possuir estas duas margens formando os canais da sua vida, então você alcançará o objetivo e a irá se fundir com o oceano. Este ensinamento dado por Krishna é a própria essência da devoção. Este ensinamento o permite alcançar o oceano da graça infinita.

Os Três Princípios Que O Levam A Seu Objetivo Divino

Krishna disse: "Filho, o oceano da graça divina é o objetivo da humanidade. Trata-se do objetivo final de toda a vida. Não se esqueça desse objetivo. Não acredite no mundo e não tenha medo da morte; antes, lembre-se sempre da divindade que é o próprio motivo pelo qual você nasceu. Estes são os três princípios que dou a você:

Jamais se esqueça de Deus.

Jamais acredite no mundo.

Jamais tema a morte.

Adote estes três princípios e grave-os em seu coração. Recorde-os sempre, pois eles irão santificar a sua vida e trazer você a Mim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário