Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O livro do Caminho - 17º Capítulo: Domine Seus Sentidos e o Mundo Inteiro Será Seu

O que quer que você busque, onde quer que procure... seja aqui na Terra, no paraíso ou no mundo inferior... tudo o que você sempre encontrará serão os cinco elementos, e somente os cinco elementos. Em todos os mundos, não há nada além disso. Tudo quanto você já desejou; tudo o que você já utilizou; tudo o que, em algum momento, você perdeu; toda esta miríade de coisas são apenas expressões diversas dos mesmos cinco elementos.

Encarnações do Amor,

Tudo no universo – tudo que já foi criado, tudo que será concebido – é composto dos aspectos denso ou sutil dos cinco elementos; a saber: espaço (éter), ar, fogo, água e terra. Estas incontáveis variações dos cinco elementos têm estado e estarão sempre mudando com o tempo. Todas são transitórias, passando infinitamente de um ciclo de nome e forma a outro.

A Natureza Transitória de Tudo

A flor que floresceu hoje estará seca amanhã e decomposta alguns dias depois. O alimento preparado hoje estará estragado amanhã e tornar-se-á tóxico no seguinte dia. Uma vez que tenha se estragado, você não pode ter de volta o alimento fresco. A bela forma de hoje terá ficado feia por volta de amanhã. Mesmo os átomos que formam a matéria na Lua, com o tempo, podem terminar aqui na Terra; e os átomos que formam a matéria aqui na Terra podem ir à Lua. A cada sete anos, todos os átomos que constituem o corpo humano sofrem uma completa mudança. De fato, seria tolice pensar que o corpo e os órgãos dos sentidos, os quais são compostos pelos cinco elementos, são permanentes; ou que qualquer objeto composto por estes elementos possui algum valor permanente. Somente os sentidos estarão desejando tais objetos externos, transitórios.

A Gita mostrou que este complexo impermanente dos cinco elementos, ao qual chamamos de corpo, mente e sentidos; consiste de 24 princípios. Este complexo é composto dos cinco órgãos densos dos sentidos: os ouvidos, a pele, os olhos, a língua e o nariz. Estes alcançam os objetos dos sentidos através dos órgãos sutis dos sentidos, compreendendo o som, o tato, a visão, o paladar e o olfato. Estes sentidos densos e sutis estão inextricavelmente relacionados. Sem o sutil, o denso não pode funcionar. Por exemplo: você pode ter os olhos, mas nenhuma visão; pode ter os ouvidos, mas nenhuma audição; pode ter a língua, mas nenhum paladar.

Os 24 Princípios Impermanentes

Além dos sentidos densos e sutis, há também as cinco energias vitais que vivificam todas as funções corporais. Uma destas é relacionada à respiração; outra, à evacuação; uma terceira, à circulação; a quarta, à digestão; e a quinta, ao fluxo ascendente que energiza os centros mais elevados. Além dos 15 princípios enumerados acima, há as quatro faculdades que compõem 'o instrumento interno'. Este instrumento interno é composto de todos os diferentes aspectos daquilo que nós conhecemos como 'mente'. Consiste da faculdade de pensar, que analisa e reage; da faculdade intuitiva, conhecida também como "buddhi", que conhece o propósito mais profundo da vida e discrimina entre o real e o irreal; da expressão subjetiva, individual, ou ego, que está relacionado à personalidade; e do reservatório dos sentimentos e da memória onde os efeitos de ações passadas estão armazenados.

Todos os precedentes estão contidos nos cinco envoltórios. Estes envoltórios podem ser imaginados como vários corpos interpenetrando uns aos outros de uma maneira sucessivamente mais sutil, cada um mais leve do que o precedente. O envoltório mais denso é o do alimento, que consiste do corpo físico. Este envoltório é composto de matéria física. Em seguida, o primeiro dos envoltórios sutis intangíveis, o envoltório vital. Este se relaciona ao alento vital e à energia física. Em seguida, há o envoltório mental, relacionado à mente inferior. O quarto envoltório é o intelectual. Este envoltório está relacionado à mente superior; onde o buddhi, a faculdade intuitiva, discriminadora, está contido. Estes três últimos envoltórios mencionados: o vital, o mental e o intelectual; todos juntos compõem o corpo sutil do homem. Finalmente, há o envoltório de bem-aventurança, o mais sutil de todos os corpos. Este é conhecido como corpo causal. Está além de todos os aspectos da mente. É a fonte de todo o material da mente. Dentro deste, resta somente um fino véu de ignorância a esconder o verdadeiro ser que é pura bem-aventurança.

O Ser Imortal Além do Indivíduo Efêmero

Juntos, estes 24 princípios compõem o ser individual. Os ensinamentos sábios lidam com estes vários princípios. O propósito destes ensinamentos é ajudá-lo a realizar o único princípio transcendente que está além de tudo isto. Este é o atma. Trata-se do ser imortal, a única realidade que é a base de todos estes princípios corporais; mas que não é afetada por estes de forma alguma. Este é verdadeiro e imutável; enquanto que os 24 são apenas manifestações da ignorância, sofrendo mudanças constantes. Juntos, estes 24 princípios constituem a ilusão que faz você parecer um ser separado. Se continuar a passar a sua vida dependendo apenas destas qualidades mutáveis, como você poderá jamais alcançar a bem-aventurança eterna que é a sua verdadeira natureza e que não é, de maneira alguma, influenciada por estas coisas transitórias?

Os prazeres que você experimenta através de seus órgãos dos sentidos e que parecem tão deleitosos no momento, provavelmente, irão lhe proporcionar sofrimento mais tarde. Tais alegrias vêm e vão, não são permanentes. Krishna enfatizou fortemente que você não deve acreditar nestes órgãos dos sentidos e ser conduzido para fora do caminho por estes. Por mais educado que você possa ser, seja qual for o escritório que você dirija, seja qual for a posição que você possa ocupar; a menos que obtenha controle sobre os seus sentidos, você não será capaz de obter paz mental. A paz interna pode ser obtida somente controlando os órgãos dos sentidos. Talvez você pense que controlar os órgãos dos sentidos é demasiado difícil para você; mas, na Gita, Krishna ensinou várias maneiras diferentes que podem ajudá-lo a ter sucesso em dominar os sentidos.

O Nobre e o Ignóbil

Krishna disse na Gita que há dois tipos de pessoas: as nobres e as ignóbeis. As nobres são aquelas que seguem o caminho correto, o caminho sagrado. Elas buscam a companhia de grandes pessoas e praticam seus ensinamentos. Como conseqüência, experimentam as grandes verdades espirituais e desfrutam a vida interna do espírito. Oposto a estas, estão aquelas pessoas cheias de pensamentos pecaminosos e que possuem o coração impuro; elas estão fascinadas pela ignorância e vivem uma vida incorreta. Seu mau comportamento pode ser considerado diametralmente oposto ao comportamento exemplar dos nobres, assim como a escuridão é o oposto da luz. Portanto, podemos descrever estas duas categorias como a dos deuses e a dos demônios, ou seres de luz e seres de trevas. Krishna disse: "Arjuna, até agora, Eu pensei que você era nobre; que você era um verdadeiro homem distinto; contudo, percebo que você está entrando no caminho errado. Você está mergulhando na escuridão. Você está seguindo o pecado. Seria errado chamá-lo de nobre. Você está provando ser de outro modo."

Krishna deu a Arjuna vários conselhos a fim de incentivá-lo a fazer um esforço heróico para manifestar as qualidades da verdadeira nobreza. Ele lhe disse: "A causa preliminar de seu sofrimento atual é o seu apego, e a base de seu apego é a ignorância. É por ignorância que você permite seus sentidos governarem suas ações. Se deseja livrar-se do apego e do pesar, então você deve controlar seus sentidos. Você deve compreender claramente a natureza dos sentidos. Na jornada da vida, estes órgãos dos sentidos são importantes; são como os cavalos de sua carruagem que podem levá-lo a seu objetivo. Mas somente quando você possuir completo controle sobre estes cavalos, a carruagem e a pessoa que a conduz estarão seguras. Se você deixá-los descontrolados, é inevitável que a carruagem e seu ocupante tenham problemas. Portanto, se desejar alcançar com segurança o objetivo, você deve se encarregar destes cavalos. Em outras palavras, você deve asseverar o controle absoluto sobre os seus órgãos dos sentidos."

A Natureza dos Órgãos dos Sentidos

Quando Krishna falou sobre os órgãos dos sentidos, Ele mencionou que estes têm a capacidade de medir. Por exemplo, a língua determina o gosto dos alimentos decidindo se algo é doce ou amargo. A língua executa esta ação medindo a relativa doçura e amargura do alimento. Do mesmo modo, os ouvidos determinam se certa música é melodiosa ou não e os olhos percebem a beleza dos objetos vistos. Desta maneira, todos os sentidos medem qualidades diferentes. Krishna também falou de certas limitações dos órgãos dos sentidos como determinadas por Deus para garantir seu uso correto. Por exemplo, você pode usar o nariz para cheirar e para respirar. Se usar o nariz corretamente, você está obedecendo aos comandos do Senhor e, certamente, por meio disso, será beneficiado. Se, ao invés de usar o nariz para respirar e cheirar coisas boas, você usá-lo para inalar drogas nocivas; então, você não o está usando da maneira especificada por Deus.

Quanto à língua, você tem o suave lembrete do Senhor: "Filho, use esta língua para falar docemente e não para ferir os corações dos outros. Use palavras que lhes dêem alegria." A outra função da língua também deve ser atendida. Use sua língua para ingerir alimento fresco e saudável, cheio de vitaminas e proteínas. Por outro lado, se usar sua língua e o sentido do paladar para fumar cigarros ou beber álcool, você estará empregando mal a língua. Neste caso, você estará desobedecendo os comandos do Senhor e será prejudicado. Desta forma, você deve usar todos os órgãos dos sentidos para realizar as tarefas específicas que lhes foram atribuídas por Deus. Então, você estará cumprindo a finalidade para que cada instrumento foi fornecido. Este tipo de comportamento regulado irá ajudá-lo a conquistar seu objetivo na vida.

Como resultado do funcionamento dos sentidos, você pode experimentar alegria ou tristeza. Esta alegria ou pesar que você sente não vem dos sentidos em si. Somente após os sentidos entrarem em contato com os seus objetos, você experimentará estes sentimentos. Por exemplo, suponha que você está fazendo uma visita prolongada a um amigo numa cidade vizinha e, enquanto você está fora, algo acontece em sua casa. Não importa o que aconteceu; se bom ou mau, enquanto seus ouvidos não ouvirem a notícia, você não experimentará alegria ou tristeza, felicidade ou pesar. Mas, uma vez que você receba um telefonema e saiba o que aconteceu em casa, se a notícia é boa você sente alegria e, se a notícia for ruim, sente tristeza. Somente após os sentidos se associarem aos objetos dos sentidos, alegria ou pesar surgem para você.

Aqueles Limitados Pelos Sentidos São Destruídos Pelos Sentidos

Há um vasto número de objetos dos sentidos no mundo, mas você deve cuidar para que os seus sentidos não entrem em contato com um grande número destes objetos. Todos são impermanentes. Ficando cativado por coisas pequenas, toda a sua vida se torna pequena e impura. Você pode perceber isto em vários seres vivos que são vítimas de um ou dois sentidos. Por exemplo: quando um cervo ouve alguma música melodiosa, ele fica fascinado por esta e pode facilmente ser capturado. Portanto, um cervo é restringido pelo som. Um enorme elefante pode ser controlado pelo sentido do tato e, conseqüentemente, fica restringido pelo tato. Desta forma, vários animais podem ser restringidos e controlados através dos diferentes órgãos dos sentidos. Tome como exemplo uma mariposa. Quando vê a luz, ela fica fortemente atraída; fica limitada à luz e pode ser destruída por esta. De maneira similar, um peixe morderá a isca e será capturado por ser limitado pelo paladar. E uma abelha entrará numa flor e ficará restringida pelo poder do olfato; lá, ao anoitecer, ela poderá cair numa armadilha quando a flor fechar suas pétalas.

Cada um destes seres é limitado por um dos órgãos dos sentidos, mas o homem é limitado por todos os cinco; portanto, ele é até mais vulnerável do que todos estes animais. Eis uma pequena história:

Antigamente, um grande sábio realizou uma excursão pelo país. Ele considerava cada um dos cinco elementos como seu mestre. Uma vez, aconteceu que ele foi ao litoral. Ele estava apreciando as ondas e os vários aspectos do oceano. Enquanto olhava, veio uma onda e trouxe alguns entulhos à costa. Ele percebeu que, no momento em que qualquer entulho é jogado no oceano, as ondas vêm e o jogam para fora. O sábio pensou consigo: 'Por que deve o oceano, que é tão profundo e vasto, ter a necessidade de jogar para fora esta pequena quantidade de sujeira? Não poderia este permitir que nem mesmo uma pequena quantidade de impureza permanecesse em seu interior?' Em seguida, ele entrou em meditação. Nessa meditação, ele compreendeu que se o oceano permitisse que qualquer impureza permanecesse em suas águas; estas impurezas acumulariam dia após dia e, com o tempo, cobririam e poluiriam todo o oceano. Ele concluiu que o oceano deve ter resolvido não permitir que qualquer entulho ou impureza o penetrassem desde o começo; dessa maneira, seria capaz de permanecer limpo e puro.

Do mesmo modo, desde o começo, você deve cuidar para que pensamentos e idéias impuras não entrem em sua mente, mesmo que de forma sutil. Nem mesmo à menor das impurezas deve ser permitida a entrada seu coração. Antes que tal impureza possa estabelecer uma base, você deve imediatamente jogá-la para fora. Se você lhe abrigar pensando que, afinal, trata-se apenas de algo insignificante e que isto, na verdade, não pode prejudicá-lo; em seguida, isto começará a crescer dentro do coração. Por essa razão, se você entender o funcionamento dos sentidos e aprender a limitá-los ao uso correto, para o qual estes foram planejados; então, você será capaz de se beneficiar e não será perturbado por estes. Se, ao contrário, você permitir que os sentidos governem e amarrem você; nem a alegria nem a paz mental serão suas. Eis aqui outra pequena história para ilustrar isto.

O Rei que Era Governado por Suas Cinco Esposas

Uma vez, houve um grande rei que tinha cinco esposas. Mas as esposas nunca davam importância ao que ele dizia. Ele poderia ter sido um rei para todos os demais, mas não era soberano sobre suas próprias esposas. E, deste modo, ele estava sofrendo muito. Ele possuía uma coroa sobre a cabeça, mas dentro desta só havia preocupações. 'Eu me tornei um escravo destas esposas e estou sofrendo muito,' ele pensava. 'Há alguém no mundo que não esteja apreensivo pela esposa? Se houver alguém assim, como ele a controla? Como ele se conduz para não ser dominado por ela?' Perguntar isto diretamente aos cidadãos não seria apropriado; assim, ele decidiu realizar uma reunião pública e solicitou que todos os seus súditos do sexo masculino comparecessem. Havia duas tendas do tamanho de um estádio colocadas no local da reunião. Uma foi levantada de um lado do campo; a outra, do outro lado.

O rei anunciou que a primeira barraca era destinada às pessoas que tinham controlado suas esposas, e a segunda era destinada àqueles que eram controlados pelas esposas. Todos os cidadãos do sexo masculino dessa região começaram a chegar em massa à capital; todos foram diretamente à segunda barraca. O rei foi lá e constatou que esta enorme tenda, que era destinada àqueles que eram controlados por suas esposas, estava completamente lotada. Com isto, ele ficou um pouco encorajado por ter percebido que não era o único a ser controlado pela esposa. Contudo, antes de começar a reunião, ele viu uma pessoa solitária esperando na primeira barraca, que era destinada àqueles que tinham controle sobre suas esposas. Essa enorme barraca estava totalmente vazia à exceção deste único homem. O rei estava extremamente feliz por vê-lo lá. O rei foi a ele e disse o quão contente estava por ver que ao menos uma pessoa em seu reino tinha obtido controle sobre a esposa.

O rei perguntou: "Diga-me, bom homem, qual é o seu segredo para controlar sua esposa?" O homem, tremendo de medo, respondeu: "Nenhum, senhor! Nenhum, senhor! Não é assim que as coisas são. Eu não posso controlá-la. Eu é que sou completamente controlado por ela." O rei disse: "Então, por que você entrou nesta barraca?!!" Com os joelhos tremendo e gaguejando, o homem respondeu: "Minha esposa ordenou-me que entrasse nesta barraca. Ela me proibiu de entrar na outra. É por isso que estou aqui. Minha esposa mandou que eu não entrasse na barraca onde os escravos das esposas estavam. Ela me fez entrar nesta aqui." O rei ficou muito irritado com o homem e comandou: "Você deve sair daqui imediatamente! Sob nenhuma circunstância você pode permanecer nesta barraca! Vá e se junte aos outros na segunda barraca!" O cidadão ficou branco de medo, o sangue sumiu de sua face. Ele caiu de joelhos e implorou ao rei com as mãos justapostas em suplica: "Meu senhor, escute-me por favor! O senhor pode me punir. O senhor pode fazer o que quiser de mim. Mas eu estou apavorado em ter que desobedecer minha esposa. Por favor! Não me faça ir à outra barraca!" Então, o rei percebeu que não havia pessoa alguma, em qualquer parte de seu reino, que não fosse escravo da esposa.

A Mente e suas Cinco Esposas – Os Sentidos

Este rei é a mente; e ele nunca é capaz de satisfazer a todas as esposas, isto é, os sentidos. O olho exige: "Leve-me a um lugar onde somente as visões mais belas sejam vistas. " A língua exige que somente os alimentos mais saborosos lhe sejam fornecidos. O ouvido ordena que os sons mais melodiosos sejam tocados para ele. A pele deseja sentir somente materiais que são muito agradáveis de tocar. E o nariz deseja cheirar os melhores perfumes do mundo. Quem pode satisfazer a todos estes desejos dos sentidos? Não há coordenação e cooperação alguma entre eles. Se você se submeter aos órgãos dos sentidos, estes irão lhe causar muitos problemas. Desde o começo, você deve encontrar uma maneira de tê-los sob absoluto controle. Então, você terá realizado algo verdadeiramente valoroso. O verdadeiro herói neste mundo é aquele que conseguiu controlar completamente seus sentidos.

Quando os sentidos fizerem suas exigências, não lhes dê ouvidos. Ao contrário, dirija sua mente ao intelecto superior. Deixe-o decidir sobre o que deve ser feito. Assim, a mente inferior atenderá e, por sua vez, dará suas ordens aos sentidos. Deste modo, os sentidos terão que obedecer. Essa é a maneira correta de restringir os sentidos. Uma pessoa que baseie sua vida em sua mente inferior e nos sentidos irá se arruinar e se tornará pior do que um animal. O sábio baseia sua vida em sua mente superior, que é o seu intelecto; é o seu poder de discriminação, discernimento e intuição. Aquele que segue sua mente superior torna-se o mais excelente dos seres humanos. Se você basear sua vida em sua mente superior, seu buddhi, este irá conduzi-lo direto ao objetivo final. Contudo, se você basear sua vida apenas na mente inferior e nos sentidos; então, a cada momento, novas mudanças surgirão. Será difícil prognosticar o que irá lhe acontecer e onde você chegará. É como cruzar um rio caudaloso ou um oceano agitado por uma tempestade em um pequeno barco. Você não sabe quando seu pequeno barco será inundado e o desastre chegará.

Sendo Sempre Vigilante no Controle dos Sentidos

Havia um grande santo na Índia antiga. Ele era uma pessoa extremamente virtuosa, um verdadeiro sábio. Ele possuía completo controle sobre os sentidos. Um dia, ficou-se sabendo que seu fim chegaria em breve. Todos os seus discípulos se congregaram e se reuniram em torno de seu leito. Ele estava sofrendo intensa dor na garganta. Ele fez esforços heróicos para transcender a dor. Ele parecia querer dizer algo, mas não podia falar. Os discípulos estavam muito ansiosos para descobrir qual mensagem seu mestre estava tentando lhes transmitir durante os seus últimos momentos na Terra. Os discípulos tentaram ajudá-lo de todo jeito e imploraram: "Swami, o senhor deseja nos dizer algo. Nós estamos ansiosos para ouvir a sua mensagem."

Utilizando sua última partícula de energia, o sábio encontrou sua voz e disse: "Meus queridos filhos, eu fui perseguido todo este tempo por maya, o poder da ilusão. A ilusão me disse: 'Todos os demais se tornaram meus escravos, ninguém teve sucesso em se livrar de mim, exceto você. Você foi capaz de controlar completamente os seus órgãos dos sentidos e, desse modo, você pôde me subjugar.' Em seguida, eu respondi: 'Maya, eu posso tê-lo subjugado até o momento, mas você e eu sabemos que eu ainda não o subjuguei completamente. Ainda há uma pequena quantidade de vida e umas poucas respirações ainda estão por vir. Até que meu último suspiro tenha sido exalado, não relaxarei até que o tenha subjugado totalmente.' Meus queridos filhos, até agora, tenho sido capaz de controlar os sentidos e subjugar maya, mas não sei se continuarei tendo sucesso até o meu último suspiro. Durante estes poucos momentos finais, para me livrar de maya, tenho pensado somente em Deus e orado a Ele com todo o meu coração." Então, ele caiu no silêncio e, assim, consumou sua vida.

Como mostra a estória, você deve ser cuidadoso até a exata última respiração de sua vida para não se render aos órgãos dos sentidos. Para realizar o ser imortal, você deve controlar os sentidos emergentes. Portanto, o controle dos sentidos é uma parte integral do caminho da sabedoria, como ensinado por Krishna. Uma vez que obtenha o completo controle dos sentidos, você poderá facilmente dominar o caminho espiritual.

No começo, você pode estar sujeito a uma certa dose de dificuldade. Quando aprende a dirigir, primeiro, você deve ir a um lugar aberto e praticar lá. Somente depois de ter aprendido a controlar o carro e ter dominado a arte de dirigir, você pode levar o carro às ruas principais e às vielas estreitas da cidade. Se você tentar dirigir no trânsito da cidade antes disso; isto será não somente difícil para você, mas também perigoso. Do mesmo modo, uma vez que tenha dominado os sentidos e não seja afetado pelas tentações do mundo, então você pode enfrentar qualquer situação sem preocupação ou problemas.

Vitória Sobre os Sentidos através do Questionamento de Si Próprio

Para dominar os sentidos, você deve desenvolver uma visão ampla. Entre no âmago do questionamento e descubra quem é o ser verdadeiro e quem é o ser falso. Após ter desenvolvido este poder de discriminação; você pode, com segurança, mover-se no mundo enquanto continua a manter sua visão fixa no objetivo.

Os sentidos oscilantes nunca podem lhe proporcionar alegria permanente. Somente quando obtiver o conhecimento do ser verdadeiro, do ser imortal, você experimentará a verdadeira alegria. Qualquer outro conhecimento e educação irá lhe ajudar apenas a arrumar um meio de subsistência. Somente o conhecimento do ser é a verdadeira educação. Com esse conhecimento, você será capaz de desfrutar a unidade de toda a existência. Uma vez que vocês se identifiquem com a divindade que está em tudo, então não poderá mais haver conflito algum originado de qualquer sentimento de diferenciação. Quando você experimenta tudo como sendo Deus e percebe o mundo inteiro como sendo Deus, então, até mesmo a prática da discriminação desaparece. Uma vez que tudo é visto como um, então, não há mais necessidade de discriminação.

Como Baba mencionou antes, os sentidos podem ser muito perigosos; podem ser como cavalos desenfreados. Se você não usar as rédeas para controlá-los, eles irão embora com a carruagem e irão aonde desejarem. Controle os sentidos com o auxílio de sua mente. Faça com que seu paladar, seu olfato, sua visão, sua audição, seu tato, todas as várias impressões dos sentidos fiquem sob seu controle. Várias vezes, Swami tem dito que vocês não deveriam ver ou ouvir várias coisas. Somente ao ver determinada coisa ou ouvir algo sobre esta, você passa a considerá-la. Uma vez que você pense, você desenvolve uma atração. Em seguida, você quer possuir esta coisa. Uma vez que fale sobre algo específico, então você imagina sua forma. Portanto, seja qual for o objeto, a primeira coisa você deve se perguntar é: 'Isto possui algum defeito ou imperfeição?' Ao perceber as imperfeições inerentes a este objeto, ao perceber que este não irá durar, que é efêmero; em seguida, você não desenvolverá qualquer apego. Se deseja alcançar Deus, você deve estar livre da falsa visão, da falsa fala e do falso apego a qualquer impressão sensorial.

Controle da Língua - O Primeiro Passo no Controle dos Sentidos

A prática espiritual começa com o controle da língua. A razão disto é que a língua possui duas funções. Os olhos têm apenas uma função, a de ver. Do mesmo modo, os ouvidos têm apenas uma função, a de ouvir. E o nariz: este tem apenas uma atividade, a de cheirar. No entanto, a língua tem duas funções – pode falar e degustar. Desse modo, você deve fazer um esforço especial para controlá-la. Você não tem direito algum de criticar outras pessoas. Você não tem direito algum de pensar mal sobre os outros. É muito melhor se você pensar sobre as suas próprias deficiências. Veja o bem nos outros e remova o irreal em si mesmo. Se você não desenvolveu nem mesmo o poder de investigar no interior de seu próprio ser real; então, como você pode assumir o poder de olhar no interior das outras pessoas? Primeiro, obtenha realização em sua própria vida. Somente após ter salvado a si mesmo, você pode se transformar num instrumento para salvar outros. Portanto, você não deve usar palavras prejudiciais; ou dar olhares condescendentes; ou pensar coisas impuras sobre qualquer outra pessoa. Preencha seu tempo somente com bons pensamentos, com coisas agradáveis de se escutar e com boas palavras.

Para exercer o autocontrole, você deve fazer alguns exercícios espirituais. A prática constante e o desapego são essenciais para obter controle sobre os seus sentidos. Se compreender que todas as coisas são impermanentes, você será capaz de obter controle sobre os seus sentidos e desenvolver o desapego. Sua verdadeira natureza é nobre. Você não é baixo e ignóbil. Trilhe os caminhos do bem e desenvolva sua própria e inata santidade. Somente ao possuir a luz da sabedoria brilhando inextinguivelmente em seu interior; você será capaz de ajudar a outros através de seus bons pensamentos, boa visão e bons conselhos. Aqueles que agem assim são verdadeiramente deuses. Aqueles que exibem os traços opostos são demônios. Os demônios buscam somente a escuridão. Contudo, você deve resolver desistir da escuridão e encher-se de luz. Se você escolher o caminho da luz, então, qualquer que tenha sido seu passado, o Senhor irá aceitá-lo e derramará Sua graça sobre você.

O Irmão Puro do Rei Impuro e Demoníaco

O irmão do senhor dos demônios se rendeu a Rama e caiu a Seus pés. Vendo-o, o generalíssimo do exército de Rama advertiu: "Ele é o irmão de Ravana. Como o perverso irmão, ele é um demônio. Ele ama as trevas. Apenas por ele ter tido alguma discussão com o irmão e tê-lo deixado, o Senhor não deve confiar nele ou dar-lhe abrigo. Mesmo que agora ele proclame ser um inimigo do irmão, ainda é perigoso acreditar nele." Rama sorriu pacientemente e disse a seu comandante: "Bravo guerreiro, Eu o aceito não porque ele se opôs ao irmão, mas porque ele se entregou a Mim. Eu darei proteção a quem quer que venha a Mim e diga: 'Eu sou Seu'. Não importando quem seja."

O comandante então disse a Rama: "O Senhor deu Sua proteção a este demônio e assegurou-lhe que, quando esta guerra terminar e o irmão dele, Ravana, for derrotado, o Senhor fará dele o rei de Lanka. Mas, suponha que este perverso Ravana Lhe venha agora e se entregue a Seus pés. Que reino o Senhor daria a ele?" Rama respondeu: "Caso Ravana tivesse essas ótimas idéias e se entregasse a Mim, Eu pediria a meu próprio irmão, Bharatha, que está governando o reino em meu nome, para abdicar. E eu faria de Ravana o rei de minha capital, Ayodhya. Eu jamais pedi coisa alguma a quem quer que seja, pedir favores não é Meu costume. Mas, se Ravana tivesse tais bons pensamentos; Eu pediria a Bharatha para abdicar o trono."

Através das eras, as encarnações divinas têm esposado pensamentos sagrados e idéias abertas como esta. Deste modo, Elas deram um exemplo para o mundo inteiro seguir. O essencial nesta estória é que, seja qual for o seu passado, por mais que tenha sido impuro e pernicioso o ambiente em que você foi criado, se sua resolução for pura e você se entregar completamente a Deus, Ele irá aceitá-lo. Comece dominando os seus sentidos. Este é o primeiro passo para levar uma vida nobre e aproximar-se de sua fonte divina. O controle dos sentidos é o fundamento de toda ação sagrada e a base para se desfrutar uma vida livre de aflição.

Krishna disse: "Arjuna, não há nada que você não possa conquistar uma vez que tenha obtido completo controle sobre os seus sentidos. Você será o senhor do mundo. Entretanto, se for um escravo dos sentidos e for apanhado pelo desejo, você irá se tornar um escravo do mundo. Por essa razão, domine seus sentidos. Faça dos sentidos seus escravos. Somente então, você será capaz de operar como um instrumento em Minha missão. Levante-se, Arjuna! Aprenda a controlar seus sentidos! Não fique exaltado pela alegria ou abatido pela tristeza. A primeira razão para esta sua tristeza é a ignorância. Você não conhece a diferença entre verdade e ilusão, entre realidade e aparência, entre o ser verdadeiro e o ser falso. Comece agora a discriminar entre eles. Pratique a discriminação e seus sentidos ficarão sob controle. Em seguida, tudo será seu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário