Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O livro do Caminho - 21º Capítulo: Conhecer a Divindade é Se Tornar a Divindade

Krishna disse: "Se for um escravo de seus desejos, você será um escravo do mundo como um todo. Mas, quando você fizer dos desejos seus escravos; o mundo inteiro será seu."

Encarnações do Amor,

Tenha fé na divindade interior, o atma, que é a base de toda felicidade e alegria que você jamais experimentará no mundo. As pessoas estão sofrendo imensamente por acreditarem, de maneira errônea, que os prazeres dos sentidos e os encantos dos objetos do mundo são reais e irão durar; mas estes são apenas temporários e não podem durar. As pessoas não se questionam para descobrir qual é a base dos prazeres associados aos objetos dos sentidos e de todas as suntuosidades do mundo.

A luz Atmica Fica Oculta Pelos Sentidos Impuros

Na Gita, o corpo humano foi comparado a um recipiente que possui dez furos e dentro do qual existe uma luz inextinguível. Se cobrisse este recipiente com um pano grosso, então você não poderia ver luz alguma brilhando. Se, entretanto, levantasse gradualmente este pano grosso que cobre o recipiente; então, você seria capaz de ver a luz brilhando por cada um dos furos. Nessa hora, parece haver dez luzes. Mas, ao tirar o recipiente e deixar só a luz, você percebe que sempre houve apenas uma única luz. Essa luz única que brilha dentro do recipiente, que é o corpo, é o atma que resplandece por si mesmo.

A esplendorosa luz do atma foi coberta pelo corpo e por seus órgãos dos sentidos. Há cinco órgãos dos sentidos densos e cinco sutis associados ao corpo humano, estes podem ser imaginados como os dez furos do recipiente através do qual a luz do atma brilha. Este recipiente que é o corpo, por sua vez, foi coberto pelo grosso pano do sentimento de posse e apego, que obscurece a luz pura do atma. Antes de mais nada, você deve remover este pano do egoísmo e do sentimento de posse. Este sentimento de posse tem sua origem na ignorância. É uma forma de ilusão que faz você se sentir separado e o mantém limitado à dualidade. Isto surge da ilusão cósmica, ou maya. Mayapode ser considerado como a veste externa ou o traje de Deus. Deus foi descrito como tendo a ilusão como sua forma externa. Esta ilusão encobre e esconde Deus de vista. Uma vez que você remova este pano da ilusão, então a luz interna se revela brilhando radiantemente através dos órgãos dos sentidos.

A luz que você vê com seus olhos é apenas um reflexo da única luz divina que resplandece por si só e se encontra em seu interior. Tudo que você sente em sua pele ou ouve através de seus ouvidos é apenas uma reação a essa mesma luz interna. E cada som que você emite através de sua boca é apenas o eco dessa divina luz interna. Tudo o que você foi capaz de fazer e experimentar através dos sentidos é apenas um reflexo, uma reação ou um eco desse esplendoroso brilho único que é o seu ser imortal, o atma. Mas, enquanto ainda se identificar com este receptáculo que é o corpo, você não poderá ver a luz única do atma. Somente ao se identificar completamente com o atma, você será capaz de experimentar esta singular luz atmica, ao invés de uma multiplicidade de luzes distintas.

Veja Unidade em Toda a Diversidade

Até agora, você tem visto diversidade e separação naquilo que realmente é unidade. Mas, agora, você deve corrigir esta visão equivocada. Os sábios ensinamentos antigos enfatizaram que você não será completo até que possa ver apenas a unidade na ilusão da diversidade que parece estar a sua volta. Quando você poderá perceber e experimentar diretamente esta unidade? Somente quando você destruir seu sentimento de identidade com o corpo. Então, você será capaz de experimentar tudo como sendo um. É maya quem causa esta experiência ilusória de ver diversidade quando há apenas unidade. Mas a experiência universal dos grandes sábios e místicos é que há apenas uma única unidade a ser encontrada dentro de toda a multiplicidade do mundo.

Esta unidade é a base de tudo em toda parte. É o atma. Esta unidade deve ser experimentada em cada objeto e em cada ser. Esta é a essência e a substância da Gita, que é, por si mesma, a essência de todos os ensinamentos da antiga sabedoria. A Gita descreveu a experiência da unidade como yoga, o processo de se unir e imergir na única divindade. Pegando exemplos de sua própria vida diária, você deve fazer um questionamento para ver como é capaz de experimentar esta unidade dentro de toda a diversidade e descobrir, assim, a divindade inerente a tudo.

Tome o exemplo da preparação de alguns alimentos. Por exemplo, você pode considerar alguns diferentes tipos de doce, tais como biscoitos, tortas, confeitos, sobremesas ou outros doces de que você pode gostar. As formas e os nomes de todos estes itens são diferentes, mas a substância interna que lhes proporciona todo o característico paladar doce é a mesma. Essa doçura básica vem do açúcar. Pela presença do açúcar em todos estes itens, há doçura. A farinha, por si só, não é doce; seu gosto é insípido. Mas, quando a farinha é misturada ao açúcar, então você a aprecia como um doce. Não importa que farinha você use; se vem do arroz, ou do trigo, ou de outros grãos. Quando adicionada ao açúcar, esta se torna doce. Do mesmo modo, os objetos do mundo são sem gosto e insípidos; mas, pelo fato do açúcar da divindade ter sido misturado a estes, você pode desfrutar tantas coisas no mundo considerando-as desejáveis e doces.

Você é Ser Humano, Não Um Animal

Não desperdice sua vida correndo atrás de prazeres mundanos. Perceba a verdade de que você não obteve este nascimento humano para desfrutar o alimento, ou dormir, ou desperdiçar seu tempo em atividades sem sentido, ou se divertir. Quando olha a seu redor, você pode ver uma variedade de animais, pássaros e minhocas que vivem apenas para se alimentar. Para que ter uma vida humana se você a utiliza apenas para desfrutar os prazeres que os animais, pássaros e minhocas desfrutam? Qual é a utilidade de adquirir uma alta educação e depois passar seu tempo festejando os prazeres mais baixos em que, até mesmo sem a vantagem de uma boa educação, os animais, pássaros e minhocas também se perdem? Qual ideal especial foi reservado à humanidade? Qual é o significado interno da declaração que diz que é extremamente difícil obter uma vida humana?

A vida humana não lhe foi concedida para que você pudesse agir como um animal. A vida humana também não lhe foi concedida para que você pudesse agir como um demônio. O homem obteve o nascimento humano a fim de realizar a sua essência divina. A vida humana lhe foi concedida para que você possa alcançar o plano mais elevado da consciência de Deus. A mesma coisa foi ensinada por Jesus quando ele disse: "Nem só de pão vive o homem."

Você deve realizar um empreendimento que é de uma importância extraordinária. A vida lhe foi concedida para que você possa perceber a divindade que lhe é inerente. Seu principal dever como um ser humano é desistir das coisas que são impermanentes e alcançar aquelas que são permanentes. No entanto, hoje, você não está aspirando a estas qualidades extraordinárias. Em vez disso, você está vivendo uma vida perdida, cheia de apegos. Esta também foi a advertência de Krishna a Arjuna. Ele disse: "Arjuna! Esta consciência corpórea e o apego ao corpo estão amarrando você. Você está desperdiçando sua vida. Desista de seu apego ao corpo agora!" Você deve investigar porque desenvolve apego ao corpo. Considere este pequeno exemplo:

Todos sabem que não é correto mentir. Muitos pessoas, certa hora, fazem um juramento decidindo que não irão mais mentir daquele momento em diante. Mas, na próxima conversa em que entram, elas contam uma mentira. Ou, considere um homem de negócios que sabe que não deve fazer fraudes. Ele se resolve que vai limitar-se a ganhar apenas um lucro justo e modesto. Mas, no dia seguinte, ele recorre aos meios desonestos. Ou, a pessoa decide que não deve mais fazer fofoca ou ferir outros com sua palavra, contudo, dentro de minutos, ela se esquece totalmente de seu voto e começa a criticar alguém.

O homem parece não ter qualquer estabilidade mental e, sem uma mente firme e constante, ele fica incapaz de controlar suas ações. Num dia sagrado, ele pode sentir que deve pensar apenas no Senhor e abster-se de qualquer alimento. Mas, depois de algum tempo, ele se desculpa e diz: "Deixe-me ao menos comer alguns biscoitos com chá." Deste modo, quando o homem está constantemente se desviando de suas próprias resoluções firmes; deve haver alguma entidade muito poderosa que está trabalhando dentro dele, derrotando-o constantemente. Se não houvesse um instinto tão poderoso ou uma ânsia trabalhando dentro dele, certamente, ele não mudaria sua resolução e poderia usar sua vontade para aderir a sua disciplina anunciada.

O Desejo Faz Você Violar Suas Decisões

Assim, há algum poder, alguma força, escondida dentro do homem que ele não pode controlar ou compreender. Se o homem pensar profundamente e tentar descobrir exatamente o que é este poder, ele descobrirá que este se relaciona às três qualidades do mundo que são inerentes à condição humana. Estes três atributos que abrangem a vida no mundo caracterizam a mente e seu processo de pensamento. São as tendências indolente ou inerte, ativa ou passional, e serena ou calma. Estes três atributos, em várias combinações, irão dominar a vida de uma pessoa. Estas tendências serão favorecidas ou diminuídas através da qualidade do alimento ingerido e pela tendência da pessoa ceder ou privar-se do sono.

Destes três atributos, as duas primeiras qualidades mencionadas, a da inércia e a da atividade impetuosa, provavelmente, irão incentivá-lo a trilhar o caminho errado. A inércia causa o desagrado, a repulsão e a raiva. Uma natureza excessivamente ativa causa a atração, o desejo ou o apego às coisas do mundo. O desejo é o impulso o mais poderoso que faz o homem desistir de todas as suas resoluções. Este age como o líder ou chefe de todas as más qualidades.

Você pode preparar determinados planos para derrotar seus inimigos externos, mas todos os seus planejamentos e estratégias serão inúteis até que você conquiste seus inimigos internos. Uma vez que tenha se rendido a seus inimigos internos, como você pode esperar conquistar seus inimigos externos? Quando estes inimigos internos destruíram sua força de vontade e derrotaram todas as suas boas intenções, como você poderá desafiar e conquistar seus inimigos externos? Este chefe das más qualidades, o desejo, fez um furo e entrou na casa. Os outros, tais como o ódio, a raiva, a ganância e o ciúme, irão segui-lo para dentro da casa. No momento em que estes inimigos tiverem entrado em seu ser, você perde toda a sua discriminação e sabedoria. No momento em que perde sua sabedoria, você também desiste de sua resolução. Portanto, a razão a mais importante para não cumprir sua própria resolução firme é o nascimento do desejo. Vamos tentar compreender isto com mais profundidade.

Quando os palácios são construídos como residências de grandes imperadores e grandes reis, geralmente, há uma forte muralha que cerca o palácio protegendo-o de intrusos do lado de fora. Haverá vários portões vigiados nesta muralha. Do mesmo modo, normalmente, um templo está situado num complexo que possui um muro ao redor; neste, haverá alguns portões ou portas. O corpo pode ser imaginado como o muro de um complexo que abriga Deus, que reside no templo do coração como o atma. Uma fortaleza externa ou um templo serão construídos por meio de tijolos, cimento, areia e argamassa; mas este templo que é o corpo é construído de carne e sangue. Neste corpo de carne, haverá vários portões na forma de órgãos sensoriais. Através destes portões dos sentidos, o desejo e as outras más qualidades entram e invadem o santuário interno.

O Corpo Lhe É Dado Para Que Você Perceba o Morador Interno

O corpo adquire seu esplendor através do morador interno, que é Deus. Enquanto o morador interno residir no corpo, este estará cheio de fragrância e vida. No momento em que este morador interno sai do corpo, este fica estragado e se torna repulsivo. Sem o morador interno, o corpo é algo repreensível. Longe de ter a fragrância do perfume, este apenas emite mau cheiro o tempo todo. O processo de transformar um corpo com qualidades tão repugnantes num instrumento de serviço à humanidade e usá-lo para perceber a divindade pode proporcionar grande alegria e satisfação interna. Mas o homem considera seu corpo apenas como um meio de obter prazer físico e, desse modo, utiliza seu corpo fundamentalmente de uma maneira autodestrutiva. Krishna advertiu Arjuna que esta não era a característica de um verdadeiro ser humano. Ele disse a Arjuna: "O corpo foi concedido para que se compreenda o morador interno. Arjuna, use seu corpo apenas para esse propósito sagrado. Aos animais e aos pássaros não foi dado este poder de discriminação."

Você tem a capacidade de experimentar grandes coisas através da sua única habilidade de investigar e engajar-se no auto-exame. Você deve usar todos os seus poderes para compreender os princípios que constituem a natureza humana. Primeiro, você deve compreender o poder do desejo mundano, que o faz desistir de todas as suas resoluções. Naturalmente, deve haver algum desejo. Sem desejo, você não poderia viver nem mesmo por um momento. Mas você deve utilizar todos os seus desejos para o bem. Seus desejos devem ser orientados para ajudar aos outros. Isso constitui viver como um verdadeiro ser humano. Se não tiver o bem-estar de toda a sociedade como o seu objetivo, você não pode ser chamado de ser humano.

Uma vez que você nasce dentro da sociedade, vive na sociedade e obtém tantos benefícios da sociedade; você deve servir à sociedade. Servindo à sociedade, você estará servindo ao Senhor. Seja um pequeno ou um grande trabalho; o que quer que você faça, deve ser feito para o Senhor. Qualquer trabalho que você faça deve ser convertido em trabalho divino. Deve ser transformado em adoração. Você deve questionar cada ação que empreende se perguntando: "Isso irá me conduzir ao objetivo?" Quando perceber o Senhor em toda parte e em todos, então você estará fazendo tudo com consciência de Deus.

Todas as luzes ou energias no corpo se originam da única luz divina que vem de Deus. Todas são reflexos da luz interna do atma, que é o esplendor do Senhor supremo. Do mesmo modo, todas as luzes que resplandecem nos seres individuais vêm dessa luz única da divindade, a luz única do atma que a tudo permeia. Você deve sempre ter isto em sua consciência. Você é capaz de perceber o corpo externo com suas características; mas, uma vez que não pode perceber o atma diretamente, você não desenvolveu o correto entendimento sobre o infinito esplendor do Senhor que habita como morador interno em todos os seres. Considere um pequeno exemplo.

Tudo Surge da Única Divindade que Habita o Interior

Pode haver um grande dilúvio. As grandes correntes d’água estarão escoando das árvores. A água estará vindo do telhado e das canaletas; estará vindo das protuberâncias; estará se derramando do telhado da casa adjacente e estará escorrendo de lá para a sua casa inundando toda a terra ao redor, causando turbulentos regatos e córregos. A água estará em toda parte e parecerá estar vindo de várias fontes diferentes; mas cada gota de toda esta água só pode ter vindo do céu.

Do mesmo modo, toda esta capacidade de falar, toda esta força, toda esta beleza, todas estas habilidades, em quem quer que se manifestem, todas estão vindo apenas de uma única fonte – a única divindade que permeia todos os lugares. Você deve reconhecer a unidade que está por trás de todas estas diferentes características. Uma vez que você tenha uma firme compreensão desta unidade, toda a diversidade desaparecerá. E, uma vez que a diversidade desapareça, os desejos também desaparecerão. Então, quando o desejo e a atração pelos objetos do mundo se forem, não haverá não mais lugar para a repulsão e o desgosto que conduzem à raiva. Portanto, ao obter a sabedoria divina, você vence o desejo e a raiva.

Através da prática espiritual, particularmente através do questionamento interno, você será capaz de perceber a unidade e desfrutar a divindade que está sempre em seu interior. Este anseio para obter a luz da sabedoria divina, para ver a unidade na diversidade, é expressada na grande oração:

Do irreal, me conduz ao real,

Das trevas, me conduz à luz,

Da morte, me conduz à imortalidade.

Om, Paz, Paz, Paz.

Asatoma satgamaya,

Tamasoma jyothir gamaya,

Mrityorma amritam gamaya,

Om shanti, shanti, shantihi..

Seja qual for o trabalho que você faça, se executá-lo pelo Senhor e oferecê-lo ao Senhor; então, o trabalho assumirá um valor sagrado. Qualquer coisa que se associe ao Senhor se torna, por esse motivo, sagrada e muito potente. Considere, por exemplo, um rato comum; que é algo desprezível. Se perceber um rato dentro de sua casa, você pega uma vara e tenta matá-lo ou faz uma armadilha para destruí-lo. Ao vê-lo, você se sente repelido. Mas, tradicionalmente, na Índia, o rato foi associado a uma determinada forma da divindade: o Senhor Ganesha, a encarnação da sabedoria divina. O rato é o veículo de Ganesha que o carrega por toda parte. Agora, se você for um devoto de Ganesha e vir imagens do rato associado à Ganesha; você irá reverenciá-lo como um sagrado instrumento do Senhor. Qual é a razão disto? É devido a associação com esta representação da divindade que o rato, carregando Ganesha, foi capaz de obter grande importância.

Do mesmo modo, ao encontrar uma serpente, você pode sentir algum medo e pegar uma vara para enxotá-la. Ou, você pode chamar um encantador de serpentes para pegá-la. Mas, quando a mesma serpente adorna o pescoço do Senhor Shiva, você a reverencia e oferece suas saudações em forma de oração. Qual é a razão disto? A razão é que a cobra se ofereceu ao Senhor e serve apenas a Ele. Assim, ela também se tornou divina como o Senhor. Mesmo sendo uma serpente venenosa, uma vez que se ofereceu a Deus, ela adquire fama e nobreza.

A Associação com a Divindade o Torna Divino

Uma vez, o Senhor Vishnu mandou uma mensagem ao Senhor Shiva. Ele enviou a mensagem através de Garuda, a águia que é o veículo de Vishnu. Garuda surgiu a Shiva batendo suas asas. Quando a serpente que adorna Shiva sentiu o vento que estava sendo produzido pelo bater das asas de Garuda, ela começou silvar. Apesar da águia ser o inimigo mortal das serpentes e uma serpente, normalmente, sair furtivamente quando uma águia se aproxima; nesta hora, a serpente começou a silvar para Garuda. Ela teve a coragem de fazer isto devido a grande força que obteve em virtude da posição ocupada ao redor do pescoço do Senhor. Enquanto a serpente continuava silvando corajosamente, Garuda disse: "Ó serpente, você está ao redor do pescoço do Senhor Shiva; conseqüentemente, eu devo desculpá-la. Mas saia um pouco, desça desse local por um momento." Assim que a serpente sai de sua posição, ela se transforma numa refeição para a águia. Enquanto permanece em sua posição, ela obtém grande força devido a sua proximidade com a divindade.

Na verdade, o único "eu" aceitável ocorre ao ligar o seu "eu" ao Senhor; é quando você declara: 'Eu sou um com o Senhor.' Se, ao invés disso, você desistir de sua proximidade e afeição ao Senhor e o ego tomar conta de você; em seguida, você se torna muito desprezível, fraco e vulnerável. Mesmo se tratando de algo pequeno e sem valor; uma vez que se refugie no Senhor, o valor ficará extremamente elevado. Uma pedra comum pode estar na rua; mas, quando vem um escultor e a modela numa forma sagrada, esta é reverenciada e adorada no templo. Você pode refletir sobre o extraordinário valor que obterá uma vez que se associe a divindade e se torne um com Ela.

Não há qualquer possibilidade de algum tipo de pequenez encontrar lugar na divindade. Na história de Rama, nós temos a ocasião quando Sita, a esposa de Rama, foi seqüestrada pelo rei dos demônios, Ravana, e foi mantida cativa em seu palácio. Naquela época, Ravana estava sofrendo grande angústia mental. Mesmo tendo decorrido dez meses desde que tinha sido seqüestrada, Sita não cedia a ele. Ela nem mesmo dirigia uma palavra a Ravana. Quaisquer que tenham sido as ameaças que ele fez contra ela, Sita permanecia totalmente indiferente a ele. Este fato foi notado pela esposa de Ravana, ela foi a seu marido e tentou o corrigi-lo. Ela disse: "Ravana, você tem infinitos poderes. Você fez muitas penitências. Você é um extraordinário devoto do Senhor Shiva. Você adquiriu extraordinários poderes para se disfarçar. Você foi disfarçado como um mendigo para seqüestrar Sita. Você tem o poder de se disfarçar em qualquer coisa e mostrar-se em qualquer forma. Uma vez que você pode assumir qualquer forma que desejar, por que não foi a ela na forma de Rama? Assim, Sita o teria aceitado imediatamente. Por que você não fez isto?" Ravana disse a sua esposa: "Se eu fosse me disfarçar de Rama e assumir a forma sagrada dEle, eu não poderia manter desejos tão cheios de luxúria!"

Quando você se torna um com a divindade, todos os seus pensamentos e idéias insignificantes e inferiores desaparecerão. Estes não poderão mais surgir e perturbar a sua tranqüilidade. "Portanto," disse Krishna a Arjuna, "quando você estiver travando uma batalha, lute; mas, quando estiver lutando, pense em Mim. Essa é a maneira correta de cumprir seu dever. Desse modo, você estará sustentando os elevados ideais de proteger a retidão e estará dando um bom exemplo aos outros. Você também obterá um bom renome. Se oferecer tudo à divindade, você será bem sucedido em qualquer esforço. Para isto, você deve obter controle sobre os sentidos. Devagar, mas efetivamente, você deve exercer controle sobre os seus órgãos dos sentidos até que estes estejam sob seu completo controle. Então, você será capaz de perceber todo o seu potencial como ser humano. Em seguida, também, você terá desenvolvido equanimidade e será considerado um verdadeiro homem sábio.

"Agora, você ainda está vivendo com muitos apegos. Quando você está tão comprometido, como pode desenvolver a equanimidade? Você está mantendo a paz interna bem longe de você. Todos estes relacionamentos e associações que você está cultivando estão constantemente mudando. Estes são impermanentes e possivelmente não poderão ajudá-lo no final. Reconheça a verdade que é permanente. Apegue-se à divindade. Ela está sempre com você e nunca irá deixá-lo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário