Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

sábado, 15 de janeiro de 2011

O livro do Caminho - 15º Capítulo: Deixe de iludir a si mesmo, conheça seu verdadeiro ser

 

Krishna advertiu a Arjuna: "Desista deste medo! Recobre a sua coragem e lute! Esta fraqueza de coração que o arrebatou não é apropriada a um grande herói!"

Encarnações do Amor,

O que foi responsável pelo desânimo de Arjuna? Foi a ignorância. Devido à ignorância, ele desenvolveu a consciência do corpo e, devido a consciência do corpo, ficou confuso e mentalmente fraco; ele perdeu toda sua resolução e coragem, e era incapaz de executar o que quer que fosse.

Paixão e Apego Conduzem à Tristeza

Krishna disse a Arjuna: "Enquanto você estiver mentalmente fraco, nem mesmo a menor tarefa será realizada. Você será assombrado pelo pesar. Você sabe o que causa esta tristeza? É o seu apego. Você está apaixonado pelo sentimento de meu povo, meus parentes, meus amigos. Esta atitude possessiva surge da ignorância. O apego e a paixão sempre farão de você um covarde e você ficará imerso na aflição. Estes são os verdadeiros inimigos que você deve combater e conquistar.

"Enquanto você for influenciado por esta atitude possessiva, pensando somente em seu ser, sua família, seu povo, suas coisas; você pode estar certo de que, cedo ou tarde, cairá em aflição. Você deve deslocar seu foco do ser inferior e de suas preocupações com o "eu" e o "meu". Ajuste-se com a vontade do divino. Viaje do egoísmo à abnegação, da escravidão à liberação."

Mais do que nunca, este ensinamento é aplicável nos dias de hoje. Por exemplo, pense no tempo em que o fotógrafo da escola veio tirar retratos de todos os estudantes de sua classe. Quando as fotos voltaram do laboratório, muito provavelmente, você estava interessado em encontrar sua própria foto; você não estava tão interessado nas fotos dos outros. Ou, considere quando seu pai voltou para casa de uma longa viagem e trouxe com ele presentes para cada criança da família. Você, provavelmente, estava mais ansioso para descobrir o que ele tinha trazido para você. Estes são exemplos de um egoísmo comum que prevalece em qualquer lugar. No entanto, você deve deixar este tipo de estreiteza para trás e se tornar uma pessoa de mente aberta e abnegada. Então, você se tornará um instrumento qualificado nas mãos da divindade e contribuirá para o bem de todo o mundo.

A Paixão Destruirá Sua Coragem e Força de Vontade

Antes da grande guerra referenciada na Gita, Arjuna havia participado de várias batalhas; mas nunca, antes, ele havia sido sobrepujado pelo desânimo e pelo apego. Agora, o mesmo Arjuna ficou dominado pela tristeza quando percebeu que os oponentes com quem teria de lutar eram seu próprio avô, seus parentes e seu professor. Este sentimento de possessividade fez com que ele se sentisse abatido. Ele se tornou uma vítima da paixão, o sentimento de posse havia rastejado para o interior. Enquanto esta atitude crescia, sua conseqüência, que é o pesar, também crescia junto. Anteriormente, quando Krishna foi em Sua missão de paz ao oponente, Arjuna O desencorajou. Ele incitou a guerra imediata. Ele tentou convencer a Krishna de que a missão falharia, de que a conversa seria comprovadamente infrutífera e de que apenas uma guerra vitoriosa poderia lhes restaurar o reino que havia sido roubado de Arjuna e de seus irmãos.

Nessa hora, Arjuna disse a Krishna: "Esta luta pela retidão não pode ser estabelecida por meios pacíficos. Nossos inimigos nunca concordarão com os termos de Sua missão de paz. O ódio e a ganância deles são insaciáveis. Por que desperdiçar tempo e esforço com eles? Bem e mal não pode coexistir; são incompatíveis, nunca se juntam. Sua missão está fadada ao fracasso." Naquele momento, Arjuna estava cheio de coragem e determinação; pois não estava vendo seu avô, seu professor, seus parentes e muitos de seus amigos o encarando do lado oposto. Antes que esta visão possessiva surgisse, momentos antes da guerra, parecia que Arjuna tinha uma visão muito ampla. No entanto, agora, estando no meio do campo de batalha, a visão de Arjuna estava anuviada. Seus olhos se tornaram opacos. Seu coração estava pesado e sua mente, confusa. Quando viu seus parentes próximos e alguns de seus amigos em formação militar do outro lado, prontos para combatê-lo, ele se sentiu atordoado. Ele disse: "Krishna, eu não lutarei!"

Lembre-se de que Arjuna estava prestes a lutar numa guerra para proteger a retitude, uma guerra para qual ele vinha se preparando por muitos anos. Ele já estava no campo de batalha e a guerra estava prestes a começar. Aquele era o momento de olhar seus oponentes como parentes? Quando Krishna ouviu as palavras de Arjuna, ele ficou muito zangado. Ele disse a Arjuna: "Isto é covardia. Não fica bem para você! Uma pessoa destemida como você que sempre andou com orgulho, mantendo a cabeça erguida como um verdadeiro herói, agora, parece estar sofrendo de timidez. Uma pessoa que sofra este tipo de medo não pode ser Meu discípulo. A guerra está para começar. Os preparativos finais para a guerra têm ocorrido durante os três últimos meses e, agora, os planos de batalha foram estabelecidos.

"Se você tivesse mostrado este tipo de hesitação no começo, Eu certamente não assumiria esta tarefa de conduzir sua carruagem. Neste estágio avançado, você está hesitando; após convencer amigos e parentes da correção de sua causa e persuadi-los a ficarem do seu lado. Agora, com todos eles reunidos aqui, você está largando suas armas e se entregando infamemente. Essa é a maneira de um herói agir? Você está destruindo o verdadeiro espírito de sua linhagem real, cujo o dever, sob juramento, é proteger a honra e a retidão. Se continuar com este modo tímido, covarde e fraco; a próxima geração rirá de sua covardia. Você recebeu o nome de Arjuna, mas não está vivendo à altura desse nome!"

A Ignorância é a Causa de Todo Pesar

Qual é o significado de arjuna? Significa santidade e pureza. Para uma pessoa nobre como Arjuna cruzar os braços e resolver não lutar numa batalha em que a retidão estava em jogo, só poderia ser devido à ignorância. O Senhor, completamente ciente da natureza desta doença, resolveu erradicá-la.

Bem no começo da Gita, Krishna poderia ter ensinado o princípio da devoção, do comprometimento com o dever e da ação abnegada. Contudo, Krishna escolheu não fazer assim. De fato, Ele começou a falar somente após escutar, por um longo tempo, os prantos e as lamentações de Arjuna. Enquanto Arjuna continuava, Krishna não interferiu de forma alguma. Ele esperou pacientemente enquanto Arjuna verbalizava seu estado confuso. Finalmente, Krishna perguntou: "Arjuna, você terminou? Você desabafou todos os seus sentimentos?" Somente nesta hora, Krishna começou a ensinar.

Assim como os estudantes ficam aliviados após fazer seus exames, Arjuna também se aliviou após expor todas as suas inquietações. Então, Krishna disse a ele: "Este terrível defeito da debilidade de espírito surgiu em você. Eu sei como lidar com isto. Eu vou curá-lo! A ignorância é a responsável por esta paixão. Esta ignorância está causando sua fraqueza mental." Então, Krishna começou instruir Arjuna sobre o conhecimento mais elevado, o conhecimento que distingue o ser verdadeiro do ser falso, o eterno do efêmero, o sensível do insensível.

Quando uma pessoa é dominada pela angústia e está sofrendo da ignorância, o que deve ser feito para livrá-la de sua ilusão? É como um paciente que está em grande perigo. A primeira coisa que o médico deve fazer é cuidar para que o paciente fique fora de perigo. Em seguida, o médico pode empreender tratamentos a longo prazo. Suponha que o paciente está em perigo imediato de perder a sua vida; nessa hora, qualquer tratamento dado ao paciente será comprovadamente inútil a menos que, antes, ele saia da emergência. Uma vez que ele está fora de perigo, muitos procedimentos terapêuticos podem ser realizados. Por exemplo, se uma pessoa estiver se afogando num rio, você deve primeiro trazê-la para fora d’água, deitá-la no leito do rio e fazer respiração artificial. Em seguida, você pode começar outros tratamentos para trazer de volta sua circulação e recuperá-la do choque. Você certamente não começaria esses tratamentos enquanto ela estivesse na água se afogando.

A Cura Para a Ignorância

Krishna, então, deu a Arjuna uma forte injeção de coragem para salvá-lo do afogamento na tristeza e na depressão. Seu tratamento imediato, de primeiros socorros, foi ensinar a Arjuna como discriminar entre o ser verdadeiro e o ser pessoal. Ele disse: "Arjuna, enquanto for dominado pelo medo e pela ansiedade, você não será capaz de fazer coisa alguma. Seja corajoso! Saiba que você é o atma e não este corpo, então você será destemido. Eu posso ajudá-lo a conquistar grandes coisas, mas somente se você basear suas ações no verdadeiro conhecimento e permanecer destemido." Nesta hora, Krishna estava sorrindo, mas Arjuna estava chorando.

Aquele que está sempre sorrindo é o Senhor. Aquele que está chorando é o homem. Krishna é o verdadeiro ser; Arjuna, o falso ser. Um é a encarnação da sabedoria e o outro está cheio de ignorância. Krishna disse: "Eu gostaria de lhe explicar algumas coisas que são muito importantes. Agora, nós estamos nos comportando de maneiras distintas. Eu estou sorrindo enquanto você está chorando. No entanto, poderíamos ser ambos iguais – Eu poderia me tornar igual a você, ou você poderia se tornar igual a Mim. Se Eu ficasse igual a você, então Eu iria Me tornar mentalmente debilitado. Mas isso é impossível! A fraqueza jamais pode entrar em Mim! Por outro lado, se você fosse ficar como Eu, então você teria que Me seguir e fazer o que Eu dissesse." Nesta hora, Arjuna respondeu: "Swami, eu farei exatamente o que disser. Eu seguirei todas as Suas ordens de maneira tácita!" Tendo dado a Arjuna incentivo suficiente e firmeza de propósito, Krishna possibilitou a Arjuna recuperar sua forte resolução. Dessa hora em diante, Arjuna lutou seguindo as ordens dadas pelo Senhor.

Krishna iniciou seus ensinamentos de sabedoria com algumas importantes verdades que se relacionam ao corpo e à mente. Ele disse: "Arjuna, você pensa que estas pessoas são seus parentes e amigos. Mas, o que se entende por um parente ou por um amigo? Estes se referem ao corpo ou se referem ao morador interno? Os corpos são apenas bolhas d’água: surgem e desaparecem. Estes parentes e amigos, a quem você está tão apegado agora, todos já existiram antes em muitos nascimentos. Mas, naquele tempo, eles eram seus parentes e amigos? Não. Você também já existiu inúmeras vezes antes, e Eu também. O corpo, a mente e o intelecto são apenas roupagens. Estes são como as roupas que você usa – você as troca de vez em quando. São meros instrumentos. Por que desenvolver um relacionamento íntimo com estas coisas, ficando apaixonado e tendo então de sofrer tanta tristeza e aflição?

"Faça sua obrigação! Toda a honra que lhe é devida como príncipe será conferida a você. Contudo, no campo de batalha, não pode haver lugar para qualquer sentimento de fraqueza mental e fragilidade no coração. Lutar corajosamente para preservar a retidão e se recolher na fraqueza são totalmente incompatíveis entre si. Ter esta timidez no campo de batalha não é conveniente a um grande herói. Sua causa é justa e você veio lutar. Portanto, lute!" Com palavras como estas, Krishna curou Arjuna de seu desânimo e o ajudou a encontrar sua força e coragem. Quando Krishna terminou Seu ensinamento no campo de batalha, Arjuna readquiriu seus nobres ideais e encarou a batalha que se iniciava com coragem renovada.

A Guerra Entre o Egoísmo e a Abnegação

Este campo em particular, onde a guerra estava para ser travada, havia sido um lugar sagrado historicamente; onde sacrifícios e outros atos sagrados e auspiciosos haviam sido executados. Ao mesmo tempo, também era o local onde a dinastia de onde surgiram os cem irmãos perversos se engajou em suas atividades abomináveis. Portanto, este campo era tanto sagrado quanto corrompido pelo mal. Este campo simboliza o corpo humano.

Quando um corpo nasce, este é puro e imaculado; não é vítima de qualquer dos seis inimigos do homem: desejo, raiva, ganância, paixão, orgulho e ciúme. Um bebê recém-nascido é naturalmente alegre. Quem quer que possa vê-lo, seja esta pessoa um ladrão ou um rei, o bebê está feliz. Sorri e dá gargalhadas a qualquer um que venha a ele, venha essa pessoa para beijá-lo ou para batê-lo. Desde que uma criança pequena é pura, seu corpo pode ser descrito como o campo da retidão. Ao crescer, o corpo vai colecionando más qualidades tais como ciúme, ódio, apego, ganância, egoísmo. Tão logo estes maus traços se acumulem, o corpo se torna impuro. Por essa razão, o corpo pode ser considerado puro e impuro. Bem e mal, ambos estão encerrados em seu coração.

As qualidades impuras estão associadas ao "meu", a propensão possessiva. O significado interno desta batalha entre as forças bem e do mal, com os cinco irmãos Pandava e Krishna de um lado e os cem perversos irmãos Kaurava do outro lado, é a guerra interior ocorrendo em cada indivíduo; uma guerra completa entre o bem e o mal, entre retidão e imoralidade, entre abnegação e egoísmo.

Os irmãos Kaurava representam aquelas pessoas que consideram as coisas que não lhes pertencem como sendo suas próprias. Representam a natureza possessiva. Consideram o corpo como seu próprio ser. Se você observar as pessoas com mentalidade Kaurava, isto é, aquelas que têm esta atitude possessiva; você descobrirá que todas elas se identificam com o corpo e com os sentidos. A grande guerra entre os Pandavas e os Kauravas durou apenas dezoito dias, mas a guerra entre as forças de bem e do mal continua por toda a vida. Não há fim. Esta batalha é travada no campo que é o seu próprio corpo. Desta maneira, Krishna explicou um dos significados mais profundos da guerra a Arjuna.

Precaução e Compaixão - Qualidades Encontradas num Coração Puro

Você pode estar curioso para saber a razão pela qual a Gita foi ensinada a Arjuna. Entre os Pandavas, alguns dos outros irmãos, como o mais velho, Dharmaraja, que era o próprio sustentáculo da virtude, poderiam ser considerados mais bem qualificados espiritualmente do que Arjuna. Por que a sagrada Gita não foi ensinada a Dharmaraja que era conhecido por sua proeminente força moral? Ou, se você fosse considerar a destreza física, então Bhima, que era o mais poderoso entre os irmãos, certamente estaria qualificado para os ensinamentos. Krishna poderia ter dado a Gita a Bhima, mas Ele não fez assim. Por que não? Por que Ele a forneceu somente a Arjuna? Você deve compreender o significado interno disto.

Dharmaraja era a encarnação da retidão, mas não teve precaução. Ele não pensou nas futuras conseqüências de suas ações. Somente após os eventos terem ocorrido, ele pensou sobre as conseqüências e se sentiu pesaroso por aquilo que tinha feito. Ele teve compreensão tardia, mas não precaução. Se você examinar Bhima, ele, é claro, tinha grande força física, mas não tinha muita inteligência. Ele podia arrancar uma árvore pela raiz, mas lhe faltava discriminação. Arjuna, por outro lado, teve precaução. Por exemplo, Arjuna disse a Krishna: "Eu prefiro estar morto a lutar contra estas pessoas. Isto significará tanto sofrimento mais tarde, mesmo se nós ganharmos a guerra."

Contrastando com a angústia de Arjuna por todo o sofrimento que estava por vir com esta guerra, Dharmaraja estava pronto para começar a batalha; embora, mais tarde, ele se sentisse profundamente deprimido com toda a matança ao final da guerra. Anos antes, Dharmaraja havia entrado num jogo de dados da realeza no qual ele perdeu tudo; incluindo sua riqueza, seu reino e até mesmo sua esposa. Depois disso, ele ficou cheio de grande angústia e remorso. Sempre que uma pessoa sem discriminação e precaução é chamada a tomar uma decisão no meio de circunstâncias difíceis; ela, invariavelmente, se arrependerá de suas ações mais tarde. Esta era também a natureza do rei Dasaratha, que era o pai de Rama, a encarnação divina 5000 anos antes. Ao rei Dasaratha faltavam precaução e discriminação.

No começo de seu reinado, Dasaratha teve que travar uma guerra para defender e preservar a retidão. Nesta guerra, levou com ele sua jovem rainha, Kaikeyi. Kaikeyi tinha sido uma princesa de um reino guerreiro e tinha sido bem educada na arte da guerra. Foi Kaikeyi, de fato, quem ensinou a Rama a habilidade de utilizar o arco e flecha e alguns métodos para guerrear. Quando Dasaratha estava lutando durante a guerra, uma das rodas de sua carruagem começou a se soltar. Kaikeyi usou seu dedo evitar que a roda se separasse do eixo. Fazendo assim, ela salvou a vida de Dasaratha bem como a sua própria.

Após ter conquistado a vitória, o rei Dasaratha observou que a mão dela sangrava profusamente. Vendo o empenho dela, ele ficou tão dominado pela paixão e tão satisfeito com a coragem e o sacrifício que ela havia demonstrado que lhe disse: "Kaikeyi, você pode fazer dois pedidos. Peça qualquer coisa que desejar e eu farei tudo dentro de minha capacidade para lhe conceder!" Ele concedeu as dádivas em gratidão ao heróico ato de salvar suas vidas. Mas sua paixão por ela não permitiu que ele visse a fraqueza mental dela. Ele não especificou o tipo de pedidos que ela poderia fazer nem quando estes deveriam ter efeito. Ele, cegamente, concedeu a promessa de dádivas sem pensar em alguma das possíveis conseqüências.

Kaikeyi esperou até a época em que Dasaratha decidiu entregar o reino a Rama. Nessa hora, Kaikeyi pediu que Rama fosse exilado na floresta e que seu filho, Bharatha, assumisse o trono. Então, Dasaratha ficou desesperadamente triste por ter concedido as dádivas sem qualquer condição prévia. Mas era tarde demais para voltar atrás, e o pesar resultante provocou a sua morte.

Nós sabemos que Krishna tinha grande afeição por Arjuna, mas essa é a razão pela qual ele ensinou a Gita a Arjuna e não a algum dos outros irmãos? Não. Krishna viu todas as conseqüências, todas as implicações, e constatou que somente Arjuna estava qualificado para receber a Gita dEle. Arjuna previu o que iria acontecer após a guerra e, por essa razão, declarou que não desejava lutar; pois as conseqüências seriam muito ruins. Ele não se sentiu pesaroso após o término da guerra, mas antes. Essa atitude de sentir o pesar antes de executar a ação, ao invés de depois, somente pode ser encontrada num coração puro. Arjuna certamente tinha um coração puro e sagrado e este é o motivo pelo qual Krishna gostava tanto dele.

A Transformação do Parente ou Amigo no Discípulo

Naquela época, as pessoas viviam muito mais tempo do que vivem hoje. No período da grande guerra, Krishna e Arjuna já tinham idade bastante avançada pelos padrões de hoje. Por mais de 70 anos, Krishna e Arjuna estiveram inseparavelmente juntos. Embora estivessem juntos por tantos anos, em nenhum momento, durante todos esses anos, Krishna ensinou a Gita a Arjuna. Por que foi assim? Durante todos aqueles anos, Arjuna tratou Krishna como seu cunhado e amigo íntimo. Krishna não ensinou a Gita a Arjuna enquanto este vivia com a consciência corpórea.

No momento em que Arjuna se entregou e aceitou o discipulado, então Krishna se tornou seu mestre e Arjuna se tornou aluno de Krishna. Somente após este ato de entrega por parte de Arjuna, Krishna ensinou-lhe a Gita. Isto significa que, se você realmente desejar adquirir conhecimento espiritual de outrem, você deve se relacionar com essa pessoa como discípulo e mestre espiritual antes que transferência de conhecimento possa fluir livremente.

Nas antigas escrituras, há uma estória semelhante sobre um grande mestre. Naquela época, não havia mestre algum maior do que ele. Entretanto, ele enviou seu próprio filho a um outro professor a fim de que o garoto adquirisse conhecimento espiritual. O próprio pai não ensinaria a seu filho. Ele tomou esta decisão por saber que, enquanto o filho o considerasse como pai, o menino não iria se relacionar com ele plenamente como professor; e, assim, o menino não seria devidamente instruído na elevada sabedoria. Esta também era a situação entre Krishna e Arjuna. Enquanto o relacionamento de cunhado existisse entre eles, Arjuna não poderia receber o conhecimento de Krishna. Mas, uma vez que este sentimento de cunhado deixou o coração de Arjuna e o sentimento de estar na presença da divindade suprema entrou em seu coração, então Arjuna estava apto para aprender de Krishna.

Depois que Arjuna se rendeu completamente e desenvolveu o sentimento de que Krishna era divino, ele disse a Krishna:

Tu és minha mãe,

Tu és meu pai,

Tu és meu parente mais próximo,

Tu és meu amigo mais querido,

Tu és minha sabedoria,

Tu és meu tesouro,

Tu és meu tudo,

Tu és meu Senhor, meu amado Senhor.

Foi então que Krishna o aceitou como um discípulo. Nessa hora, Krishna disse: "Faça Meu trabalho. Faça tudo para Mim e Eu cuidarei de você." A coisa mais importante que Krishna fez foi livrar Arjuna da consciência corpórea. Enquanto persistir a consciência do corpo, não importando o caminho você siga – seja o caminho do serviço abnegado, ou o caminho da devoção, ou o caminho do questionamento interno – você não será capaz de praticar as disciplinas necessárias que irão conduzi-lo a seu objetivo. A consciência do corpo e os apegos resultantes poluem constantemente seu coração. Sem tirar essas impurezas do coração, não é possível preenchê-lo com os sentimentos sagrados. Se um copo estiver cheio d’água, como poderá você enchê-lo com leite? Você deve primeiro tirar a água. Krishna disse: "Arjuna, você está cheio de consciência corpórea. Primeiro, você deve se livrar desta completamente. Somente então, Eu poderei preencher seu coração com pensamentos sagrados."

Seja Corajoso, Seja Destemido, Use o Discernimento

Os ensinamentos de Krishna visavam a livrar Arjuna de suas paixões e da tristeza e do pesar resultantes destas. As duas etapas mais importantes neste processo são a entrega e a eliminação da consciência corpórea. Uma vez que a consciência corpórea de Arjuna desapareceu, Krishna estava pronto para revelar a Arjuna o ensinamento espiritual mais elevado: o conhecimento do ser. Com isso, Krishna despertou Arjuna de seu sono de ignorância. Ele disse: "Há várias razões para o seu pesar, mas a principal é a sua ignorância. Você esteve inconsciente de sua verdadeira natureza e, desse modo, foi dominado pela tristeza. Contudo, agora, você clamou por Deus. Você clamou pela retidão. Você clamou por Mim. Quando você clama por Mim, Eu cuido de você e lhe dou tudo de que necessita."

Todos clamam por muitas coisas diferentes, mas vocês clamam por Deus? Vocês choram quando há um declínio da retidão? Quando você o fizer, o Senhor ira se estabelecer em seu coração; Ele irá lhe ensinar a sabedoria mais elevada e fará de você um instrumento na missão dEle. Para isto, você deve ter coragem e força interior. Krishna disse a Arjuna: "Você jamais deve ter qualquer tipo de fraqueza no coração. Somente após remover tal fraqueza, o poder divino entrará e residirá em seu coração. Se não possuir coragem, até mesmo as ovelhas assustarão você; isso sem considerar os homens de mentalidade perversa. Você deve ter a capacidade de encarar quaisquer circunstâncias. Se você fugir com medo, até mesmo os macacos irão atacá-lo. Entretanto, se tiver uma vara e se defender, os macacos não chegarão perto de você. Qualquer que seja a circunstância, enfrente-a de modo direto e não lhe dê as costas. Então, você será capaz de conquistar aquilo que se propôs a fazer."

A essência deste ensinamento é: "Seja corajoso! Seja destemido!" A coragem é a principal ferramenta para alcançar qualquer tipo de sucesso. Você precisa ter mais coragem e mais determinação. Entretanto, você não deve ter coragem cega e estúpida. A coragem deve ser acompanhada pelo discernimento; somente então, o sucesso estará assegurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário