Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

sábado, 15 de janeiro de 2011

O livro do Caminho - 3º Capítulo: Obtendo o amor de Deus

 

O Senhor disse na Gita: "Desenvolva firme e resoluta devoção por Mim e você tornar-se-á muito querido a Mim."

Encarnações do amor,

No mundo, você pode ganhar dinheiro; você pode obter riqueza e propriedade; você pode alcançar a honra e o prestígio; você pode obter posição e poder. Todas estas recompensas você pode alcançar por meio de seus esforços no mundo. Mas o Senhor declarou na Gita que estes frutos são apenas temporários. Estes frutos são transitórios e não possuem valor durável. A única coisa que você pode alcançar com sua vida aqui na Terra e que possui verdadeiro valor, que permanece com você constante e eternamente, é o amor de Deus. Este amor divino é extraordinário. Nenhuma quantidade de dinheiro poderá jamais ser atribuída a esse amor. Trata-se de um tesouro valioso além de qualquer medida. Você deve fazer todo e qualquer esforço para descobrir os meios de adquirir este precioso amor de Deus.

O Amor de Deus

O amor de Deus é incondicional. É o mesmo por tudo. Mas o quê você deve fazer para experimentar este extraordinário amor de Deus? Que caminho seguir? Se plantar algumas sementes sem primeiro remover as ervas daninhas e preparar o solo, você não pode esperar uma boa colheita. Da mesma maneira, no campo do coração, a menos que todos os maus traços do egoísmo sejam removidos, você não terá uma boa colheita. Na Gita, ensina-se que a principal erva daninha que deve ser removida do campo do coração é o apego ao corpo e a identificação com o mesmo. Neste momento, você pode imaginar que ama a Deus, mas apenas ter este pensamento não produzirá nenhum resultado de valor para você. É como plantar sementes boas em solo estéril e despreparado. Para você, a coisa a mais importante é descobrir se você é querido a Deus. Mesmo que ame a Deus, se você não transformou sua vida para se tornar muito querido a Ele e sentir o Seu amor ilimitado e imutável, sua devoção não o terá levado muito longe.

Qual, então, é a maneira de se tornar querido a Deus? Você encontrará a resposta a esta pergunta na Gita, no capítulo sobre o caminho da devoção. O capítulo sobre devoção dá um número de qualidades humanas que são muito agradáveis a Deus. Fala sobre ser resoluto e fazer um sólido compromisso para praticar somente os ensinamentos espirituais em sua vida diária. Este capítulo põe grande ênfase no desenvolvimento da estabilidade da mente sob quaisquer circunstâncias e impõe que você esteja sempre alegre e contente em todas as horas. Qual é o significado interno desta última diretriz?

A Verdadeira Alegria

Considere os sentimentos que você obtém cantando canções devocionais em uma cerimônia espiritual. Se a canção que está sendo cantada não lhe é muito familiar, ou cuja melodia é não especialmente agradável a seus ouvidos, ou se você não se sente muito atraído pelo aspecto particular da divindade que está sendo louvado; você pode perceber que você possui muito pouco sentimento pela canção. Você apenas segue a canção mecanicamente com os lábios. Que grande diferença entre essa canção e canção que você ama, que vem do âmago de seu coração emergindo livremente, espontaneamente, com muita alegria; enchendo-o com êxtase e devoção por Deus.

Da mesma forma, há uma enorme diferença entre as alegrias temporárias que você obtém deste mundo aparente, com seus objetos e fenômenos transitórios, e a alegria verdadeira que emerge das profundezas de seu coração. Essa última alegria é totalmente diferente da satisfação temporária que você obtém das coisas mundanas. Esta alegria profunda que vem do coração é associada à verdade. É permanente. É separada de todas as preocupações transitórias do mundo. Representa a unidade do espírito. Para esta alegria não há possibilidade alguma de mudança. Não há nada que possa ser somado à verdadeira alegria. Ela é plena e completa em si mesma.

A alegria verdadeira vem da equanimidade. Não seja levado pelas coisas do mundo ou dê qualquer importância a elas. Use seu tempo e esforço para controlar as fantasias da mente e desenvolver estabilidade mental. Equanimidade significa que você permanece não afetado pela vitória ou pela derrota, pelo lucro ou pela perda, pela alegria ou tristeza. Aceite o quê quer que aconteça, o quê quer que venha a você, como um presente de Deus que deve ser apreciado com grande satisfação; considerando como um presente de amor dado a você para o seu próprio bem. Quando seu coração não é influenciado por coisas mundanas, quando você trata todas as pessoas e todas as coisas com a mente igual, então, você experimentará a verdadeira alegria. Seu coração será preenchido, então, com sentimentos de amor e satisfação; e você conhecerá a verdadeira alegria da devoção.

Coragem e Firmeza

Uma outra qualidade importante que todo devoto deve possuir é a de ser resoluto e corajoso. É perfeitamente natural para você ter coragem e resolução firme. Você pode manifestar estas qualidades de várias maneiras na vida. Você pode usar estas qualidades para escalar montanhas. O mesmo sentido de aventura e coragem pode ser usado para cruzar o oceano ou atravessar florestas selvagens. Você pode também comportar-se de uma maneira corajosa e resoluta para ganhar riqueza, adquirir propriedades e fazer lucro. Ou, você pode ser bravo e corajoso, mas manifestar estas qualidades de uma maneira impiedosa. Você pode escolher abandonar todas as qualidades nobres da humanidade e da divindade e, assim, adquirir as qualidades de um demônio. Esta firmeza e resolução pode ser usada tanto para bem como para o mal. Como você usa estas qualidades dadas por Deus depende de você.

No começo da vida, o grande sábio Valmiki era Ratnakara, o desprezível ladrão. Naquela época, ele estava usando toda a sua coragem, bravura e resolução de uma forma perversa. Graças a sua associação com os sete sábios, e a escutar seus ensinamentos que o recomendavam repetir constantemente o nome de Deus, ele foi capaz de transformar a sua vida e usar sua forte determinação e força para o bem da humanidade. Em pouco tempo, ele tinha o nome de Rama constantemente em seus lábios. Foi dessa forma que ele se tornou o autor do Ramayana, o grande épico que relata a vida de Rama. Assim, você não deve usar sua firmeza e perseverança para fazer coisas más ou mesmo as coisas triviais do mundo. Ao contrário, use sua coragem e resolução para obter a graça de Deus.

Adoração de Deus Com Forma e Sem Forma

No capítulo sobre devoção, Krishna discorre sobre a adoração de Deus com e sem forma. A Gita compara estas duas formas de adoração e indica qual é a melhor, qual é a mais fácil e a mais segura para os devotos em cada estágio do progresso espiritual de cada um. A Gita declara que é impossível realizar o princípio divino sem forma e sem atributos, exceto passando pelo estágio de adorar a Deus com forma e com atributos.

Enquanto você possuir apego a seu corpo e permanecer estabelecido na consciência corpórea, você não será capaz de compreender e alcançar o aspecto sem forma do Supremo. Você alcança as qualificações necessárias para adorar o "Sem Forma" somente após superar o apego ao corpo, o apego ao mundo, e todos os demais apegos. Dessa forma, enquanto você se identificar com o corpo e pensar possuir uma forma específica, então, você deve também visualizar Deus com uma forma. Assim, você começa sua jornada espiritual adorando Deus em uma encarnação particular, tendo determinadas qualidades divinas reconhecíveis. Gradualmente, após ter seguido este caminho por algum tempo, você pode mudar sua prática e adorar o aspecto sem forma do Supremo.

Na verdade, o mundo inteiro é a forma de Deus. Tudo o quê você vê, em toda parte, é a forma de Deus. Mas, no começo, você focaliza uma forma específica de Deus, um dos avatares ou encarnações divinas. Estas encarnações divinas estão associadas ao universo físico. Correspondendo a estas formas físicas, há as formas sutis do Senhor que estão no aspecto mental ou sutil do universo. Os domínios físico e mental têm relação com os sentidos e com a mente. Transcendendo ambos, os sentidos e a mente, está o universo causal. Este universo causal é composto da manifestação mais sutil possível da matéria, contendo de forma potencial a semente de todos os nomes e formas. Este aspecto causal é experimentado toda noite no sono profundo. No mundo causal, o aspecto sem forma do Senhor pode ser experimentado.

Durante o estado de vigília, o efeito da mente e dos sentidos será muito forte por estarem eles associados ao mundo do fenômeno. Durante o estado de sonho, associado ao mundo sutil, os sentidos não mais irão impressioná-lo, mas a mente estará muito ativa. No estado de sono profundo, associado ao mundo causal, a mente se dissolve e não percebe as impressões dos sentidos. É somente em tal estado, quando a mente e os sentidos estão totalmente inativos, que é possível experimentar o aspecto sem forma da divindade. Mas este aspecto pode ser experimentado mesmo no estado de vigília, quando a mente se tornar perfeitamente serena e equânime e os sentidos mantidos tranqüilos e inativos. Assim, você entra no estado causal enquanto está acordado e experimenta o aspecto sem forma da divindade.

Muitos devotos baseiam suas experiências espirituais apenas em Deus manifestado com nome e forma. O "com forma" e o "sem forma" são ambos essenciais para um devoto. É como possuir duas pernas para andar ou duas asas para voar. Para alcançar o objetivo espiritual final, você deve possuir as duas pernas, a "com forma" e a "sem forma", e ir colocando uma à frente da outra. Uma perna representa o aspecto com forma, que é sustentada pela outra que representa o aspecto sem forma. É importante perceber que a manifestação do Senhor com forma é apenas transitória, enquanto o aspecto sem forma da divindade é permanente. Esse aspecto sem forma é eterno e imutável. Aqui está um pequeno exemplo para ilustrar este princípio.

Somente o Sem Forma é o Aspecto Permanente do Senhor

Ao chegar para ouvir Baba proferir um discurso espiritual, você estará sentado no templo com cerca de outros mil devotos. Isto estará acontecendo no domínio físico e poderá durar de uma a duas horas. Associados a esta experiência estão um período de tempo e uma atividade. Mas esta mesma experiência pode ser obtida novamente, mesmo depois de você ir para casa. Sempre que você desejar pensar sobre o fato, lá estará em sua mente: mil pessoas sentadas no templo e Sai Baba proferindo o discurso. Em sua visão exterior e em sua experiência no estado de vigília, você pode ver que todos estão sentados no templo. O quê acontece quando de volta ao lar? Você percebe que este templo estará em seu coração e poderá ser chamado a sua mente em qualquer momento.

Você esteve lá por uma hora, mas esta pode ter se tornado uma experiência duradoura para você para sempre, mesmo depois de você deixar o ashram. Tendo, inicialmente, tido a experiência física no mundo fenomenal, esta se transforma num registro permanente no universo sutil da mente, que pode então ser recordado em outro momento. Caso você recorde repetidamente esta experiência e pondere sobre os ensinamentos de Baba, a mensagem fica embutida permanentemente em seu coração.

Sem primeiro ter tido a experiência efetiva no salão, não haveria uma impressão permanente em seu coração que pudesse, mais tarde, ser experimentada novamente em sua mente. Uma vez que a impressão foi feita na mente, não há qualquer necessidade de estar, de fato, fisicamente presente no templo ou ver a forma física de Baba. Da mesma maneira, uma vez que experimentou Deus com forma; você estará certamente apto a experimentar, posteriormente, o aspecto sem forma de Deus. A forma é momentânea enquanto o sem forma é eterno; mas o sem forma viverá como uma entidade permanente para você somente após ter experimentado, antes, a forma divina e tê-la gravado em seu coração através da adoração e da devoção.

Considere um outro exemplo. Suponha que você deseja ensinar a palavra 'cadeira' a uma criança pequena. Se você apenas falar a palavra 'cadeira', não se torna claro para ela qual é a forma. No entanto, você pode mostrar-lhe uma cadeira como esta e pedir que ela a examine com cuidado. Enquanto ela examina, você repete a palavra 'cadeira'. Então, mais tarde, sempre que ela perceber uma cadeira, ela recordará a palavra associada com a forma que você mostrou e repetirá para si mesma: 'cadeira'. A forma específica da cadeira que você usou para ensiná-la o significado da palavra pode ser impermanente. Aquela cadeira mudará, mas a palavra 'cadeira' e o tipo de objeto que ela representa permanecerá. A menos que ela veja a forma impermanente, ela não aprenderá a palavra permanente 'cadeira'. O elemento permanente é compreendido através do impermanente. Assim, embora a divindade seja sem forma, você deve, antes, associá-la a uma forma particular para compreendê-la.

Estabilize Sua Mente Adorando Deus Com Forma

Para começar, muitas pessoas nem mesmo têm uma fé firme na existência de Deus. A maior parte do tempo suas mentes estarão oscilando e elas perguntarão a si mesmas: "Deus existe realmente? É verdade que há um Deus?" Uma vontade férrea é essencial para cultivar fé constante em Deus. Você pode progredir de uma mente oscilante para uma mente estável, com fé firme, somente através do processo de adorar a Deus com forma. Considere mais um pequeno exemplo.

Aqui está um travesseiro cheio com algodão em estado natural. O quê cobre este travesseiro? Um pedaço de pano. De que é feito este pano? Algodão. Assim, externamente, você tem um pedaço de pano e, internamente, algodão. Mas, de fato, internamente e externamente, ambos são algodão. O algodão sem uma forma definida tomou a forma de linha, e esta linha se tornou pano, e este pano está cobrindo o algodão sem forma. O pano é uma forma e o algodão em estado natural é informe. Do sem forma à forma e depois da forma ao sem forma, estas são as transformações que compõem a divindade. Para ter um travesseiro, você não pode usar apenas o algodão amorfo. Assim, você deve primeiramente converter o algodão em pano e este pano, que possui uma forma, pode então cobrir o algodão informe que ficará dentro.

Da mesma maneira, a divindade na forma e a divindade em seu aspecto informe são exatamente as mesmas. Ambos aspectos são essenciais. Através da forma impermanente, você se torna consciente do sem forma permanente. Enquanto você ainda identifica a si mesmo em termos de consciência corpórea e sente que quem você é está relacionado a seu corpo, será impossível para você descartar o aspecto com forma. Tão logo sua mente se torne serena, enraizada na fé, e você vá além da consciência do corpo; você poderá experimentar o aspecto informe permanente da divindade.

Adorando Deus Sem Forma Em Seu Coração

Tradicionalmente, na adoração de Deus com forma, você pode adotar muitos tipos de rituais de adoração. Você pode oferecer flores ao Senhor, você pode banhar Sua estátua com água sagrada, você pode queimar incenso ou usar outras formas de adoração. Estes rituais proporcionarão alguma satisfação. Adorar a forma do Senhor externamente, com vários artigos sagrados, proporciona satisfação. Mas, uma vez que você estabelece Deus dentro de seu coração; então, você vai adorá-Lo através das flores de seu coração. Depois que a consciência do corpo e a ilusão associada a esta são destruídas; então, a divindade que você antes adorou de forma externa, com flores e vários artigos de adoração, será, agora, estabelecida em seu aspecto informe nas profundezas de seu coração e você desejará adorá-la com as graciosas flores de seus sentimentos. Isto proporcionará a verdadeira alegria imutável.

Enquanto estiver adorando o Senhor com forma, você usará flores físicas tais como rosas, calêndulas e jasmins. Todas estas flores são impermanentes. O corpo que executa esta adoração também é impermanente. Mas, se você quiser adorar a Deus sem forma em seu coração, então as flores serão diferentes. Essas flores serão permanentes. Essas flores são as qualidades nobres que você desenvolve em seu coração e oferece ao Senhor. São as flores da não-violência, da restrição dos sentidos, da verdade, da resignação e da paciência, da perseverança, do amor e compaixão, da caridade e do sacrifício. Todas estas flores são destinadas à adoração interna. Para elevar-se à adoração do princípio sem forma, você terá que desenvolver estas flores do coração e usá-las em sua adoração. Então, você experimentará a alegria inefável e imutável do espírito e entrará no caminho que irá conduzi-lo para casa, para a sua origem divina.

Paz Interior e Contentamento

No 12° capítulo da Gita, Krishna ensina as características essenciais que um verdadeiro devoto deve possuir. Estas são as qualidades que você deve desenvolver se deseja ser amado por Deus. Para começar, se quiser ser um devoto de Deus, você tem que desenvolver a paz interior e uma resolução firme. Você deve estar sempre satisfeito. Você nunca deve dar lugar à preocupação e permitir que qualquer dor entre e perturbe seu coração.

O importante texto devocional chamado "Bhagavatam" exemplifica Prahlada como o devoto ideal que possuía todas estas qualidades. Quando os demônios incomodavam Prahlada, sendo ele mesmo filho do senhor dos demônios; Prahlada nunca permitia que qualquer dor incomodasse seu coração, quaisquer que fossem as provações e dificuldades pelas quais estivesse passando. Ele apenas continuava repetindo o nome do Senhor, abrigando-se nele como seu protetor e salvador. Nunca verteu uma lágrima em meio a todos estes problemas. Assim, Prahlada tem sido descrito como aquele que se estabeleceu completamente na união com o Senhor. Apesar de estar vivendo no mundo do fenômeno e possuir uma forma, ele não permitiu que qualquer desejo ou apego entrasse em seu coração.

Ame Tudo

Para um verdadeiro devoto não deve haver qualquer traço negativo tal como ódio, ciúme, raiva ou ganância. Estes são os principais obstáculos à devoção que entram em seu ser. Você deve desenvolver um sentimento de unidade com todos. Se desenvolver ódio contra qualquer pessoa, você estará odiando o próprio Senhor que você cultua. É por causa de seu ego inflado que você age contra o outro; no curso desta ação, ódio, ciúme e raiva se manifestam. Assim, a primeira advertência dada na Gita diz: "Não demonstre ódio a ser algum".

Sem arrancar as ervas daninhas do campo e prepará-lo para o cultivo, as sementes não proporcionarão uma boa colheita. Da mesma maneira, sem remover a erva daninha do ego de dentro de seu coração, todas as tentativas na prática espiritual serão inúteis. A coisa mais importante a ser aprendida no caminho da devoção é: você não deve amar somente a Deus; você deve amar também a todos os seres, tratando a todos como Deus. Adorar Deus enquanto se prejudica outros, não se pode chamar isso de devoção. Isso apenas revela as profundezas da ignorância da pessoa. Tais pessoas nunca progredirão na senda espiritual.

Nos dias vindouros, você aprenderá as formas de desenvolver sua fé e, através de suas boas ações, santificar sua vida. Desenvolvendo estas qualidades desejáveis e praticando-as em sua vida diária, você trará à tona o amor e a graça do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário