Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

sábado, 15 de janeiro de 2011

O livro do Caminho - 5º Capítulo: Encontre Deus em seu próprio coração

 

O Senhor declarou na Gita: "Somente quando renunciar a todo egoísmo e apego, somente quando tratar a alegria e a tristeza com uma mente igual e praticar a paciência em todas as circunstâncias; você irá se tornar Meu devoto e será muito querido a Mim."

Encarnações do Amor,

Possuir uma mente equânime e estar livre dos apegos e preocupações por si mesmo e pela família é difícil para buscadores espirituais comuns. Particularmente para os chefes de família, tal equanimidade mental e desapego são quase impossíveis. Eles estão aptos a adorar Deus através de vários tipos de práticas espirituais que foram prescritas nas escrituras. No entanto, para destruírem seus egos e removerem todo o sentimento de "eu" e "meu" seria muito difícil. Por quê é assim? É difícil eliminar o ego enquanto você diferencia sua própria vontade da ordem e vontade do Senhor. Você tem dúvidas e é incapaz de entregar-se, pois você vê os outros e o mundo como separados de Deus. Somente quando reconhecer que Deus é o morador interno de todas as pessoas em todos os lugares, na forma de uma eterna luz brilhante no templo de seus corações; você será capaz de eliminar o egoísmo e entregar-se completamente a Deus. Uma vez que reconheça a unidade do Senhor que a tudo permeia, você não terá qualquer dificuldade em segui-Lo. Saiba que a chama autoresplandecente da presença de Deus, que reside em todas as pessoas, também reside em você. Aquele que protege todas as pessoas é uma parte integral de sua própria forma.

Deus, o Morador Interno

Desde tempos imemoriais, o questionamento sobre a existência ou não de Deus tem persistido. Uma vez que você tenha se convencido de que Ele existe, a etapa seguinte é encontrar um meio de alcançá-Lo. Como acontecia em épocas remotas, este problema de como e onde encontrar Deus se transformou em uma pergunta desconcertante para a humanidade de hoje. Para resolver este problema, numerosos sábios fizeram um esforço resoluto para usar todas as suas habilidades e penitências para encontrar a solução. Estes sábios revelaram onde eles buscaram e como vieram a saber sobre a existência do Senhor resplandecente. Proclamaram ao mundo abertamente:

"Ó cidadãos, nós fomos capazes de perceber o princípio transcendental que existe além deste mundo visível e criado. Ele não será encontrado no mundo externo ou no espaço exterior, mas somente em seu próprio ser interno. Ele está lá, em sua visão interna, dentro de sua alma, no sagrado coração, dentro de seu ser mais profundo. É lá que o bem-aventurado Senhor reside. "

Esta foi a grande descoberta deles: que Deus mora dentro do próprio corpo. Deus é o imperecível que mora no corpo perecível. O corpo é inerte, ele não conhece a si mesmo. Na Gita, Deus foi chamado de conhecedor do corpo, e aquele que dá consciência ao mesmo. Para penetrar através dos véus da ignorância que escondem sua própria verdade, você deve fazer um esforço resoluto para descobrir o Senhor imortal que reside resplandecentemente em seu corpo mortal. Você deve não somente encontrar o Senhor instalado em seu próprio corpo e nos corpos das outras criaturas, mas você deve também encontrá-Lo instalado em cada objeto, em cada coisa. Ele é o morador de todos os cinco elementos: espaço, ar, fogo, água e terra. Ele é a própria base da criação.

Para encontrar um diamante, você deve escavar profundamente a terra. Você não o encontrará pendurado em uma árvore. Da mesma maneira, você não encontrará este diamante mais valioso, que é o Senhor, repousando em algum lugar externo, facilmente visível a todos. Com a ajuda dos ensinamentos das grandes almas, você terá de fazer o esforço para encontrar Deus dentro de você. O corpo não é algo comum. É o templo de Deus, ele é uma carruagem que carrega o Senhor. No mundo, que pode ser imaginado como uma grande vila, o Senhor está sendo levado em procissão por toda parte nesta carruagem chamada corpo.

Dentro do Corpo Está a Consciência Pura

Uma vez que o corpo é o templo do Senhor, não é apropriado ser indiferente a este, ou negligenciá-lo, ou usá-lo de maneira imprópria ou incorreta. O corpo deve ser usado apenas para executar atividades que sejam sagradas e abnegadas. Você deve cuidar bem do corpo e santificá-lo, usando o mesmo para executar tarefas sagradas. O corpo é inerte, nenhuma dúvida, mas dentro dele vive o princípio que é a consciência pura. Este corpo pode ser comparado a um barco que ajudará você a cruzar o oceano da existência mundana. Este corpo não foi obtido tão facilmente por você. Por causa de inúmeros méritos e de vários nascimentos em outras formas, você pôde obter este corpo humano. Usá-lo impropriamente é desperdiçar todos os méritos que você obteve em todas as suas incontáveis vidas.

É sua extraordinária boa ventura ter sido capaz de obter este nascimento como ser humano. Assim, este barco sagrado que pode levá-lo a seu destino deve ser usado com muito cuidado, para que você possa atravessar o oceano da existência mundana com segurança. Neste oceano há crocodilos terríveis e todos os tipos de criaturas estarrecedoras que são muito prejudiciais a você. Estes crocodilos ameaçadores são os seis inimigos internos do homem na forma de luxúria, raiva, ganância, apego, orgulho e ciúme. Eles habitam este imenso oceano da existência mundana em vários níveis.

A água deste oceano da existência mundana, que suporta todas estas criaturas horrendas, é composta por uma mistura de opostos tais como alegria e tristeza, atração e repulsão. Quando você está neste oceano da vida, é muito difícil dizer quando você obterá alegria e quando você sofrerá dor. Quando você é atacado por tantos crocodilos, a melhor maneira para completar esta viagem com segurança é ver a unidade em tudo. Você deve acreditar firmemente que o princípio divino, o Supremo na forma da chama autoresplandecente, reside em todas as pessoas e em todas as coisas. Uma vez que você reconhece a presença de Deus residindo em todos, uma vez que a unidade é reconhecida em toda esta aparente diversidade; então, você não será mais capaz de odiar quem quer que seja. Esta é a razão pela qual, na Gita, a regra "não demonstre ódio a ser algum" é colocada em primeiro lugar.

Os vários rituais de adoração tais como cantar canções devocionais e repetir o sagrado nome que, em determinado período, podem lhe ter parecido tão importantes; parecerão muito insignificantes uma vez que você reconheça este princípio: que Deus reside em cada coração. Somente ao ignorar esta grande verdade, você considera as várias práticas devocionais como algo supremo em sua vida espiritual. De qualquer forma, até que você tenha dominado a arte de nadar, há necessidade usar bóias para sustentá-lo. Uma vez que você tenha aprendido a nadar, estes dispositivos não serão mais necessários. Da mesma maneira, todas as várias práticas ritualísticas são necessárias até que você realmente entenda o significado da Gita. Uma vez que você tenha compreendido a doce essência da Gita, todos estes rituais parecerão completamente sem importância.

Veja Deus Em Tudo

No capítulo sobre a devoção, na Gita, as nobres características que fazem um devoto ser querido a Deus estão descritas. É enfatizado que, uma vez que os seis inimigos internos do homem estejam controlados, estas características florescerão naturalmente no indivíduo. Pode isto alguma vez ser feito com facilidade? Sim. Estes seis inimigos podem ser conquistados prontamente uma vez que você reconheça a verdade que o Deus único reside em todos os cinco elementos por toda parte, e que é Ele quem ativa todos os seres. Antes de reconhecer e experimentar isto, você não obterá verdadeira satisfação em qualquer coisa que faça.

Caso você mantenha alguma quantidade de sal em sua boca, então, mesmo que tente engolir um suco doce, você ainda sentirá o gosto do sal. Você deve primeiro livrar-se do sal e lavar bem sua boca, então, você será capaz de provar a doçura. Quando o sal vai embora, você pode apreciar toda a doçura impoluta do suco que tomou. De forma semelhante, somente quando for capaz de conquistar o ego, removendo todos os maus traços que se tornaram uma parte integral sua, você será capaz de apreciar a doçura da compaixão, a doçura do sacrifício, a doçura da caridade, a doçura da simpatia e a doçura do amor divino.

Para começar, tente entender o que a verdadeira devoção realmente significa. A devoção significa um amor todo cativante por Deus. Quando você desenvolve devoção e dirige todo seu amor a Deus, tudo que for necessário ser-lhe-á acrescentado. Você desenvolverá a capacidade de sacrificar-se. Você expandirá em amor. Amor é o verdadeiro alento vital do ser humano. Sem amor você não pode viver. Amor é uma qualidade muito sagrada. Como nos referimos antes, um sábio de épocas remotas disse sua esposa: "Todo o amor que você possui é, na verdade, por causa de seu ser superior. Amor é não por causa dos outros, mas apenas por seu ser mais elevado." Mas, muito freqüentemente, por meio da ilusão, este amor sagrado pelo atma, o ser uno, é desviado para o corpo. Em todas as partes do mundo, nós encontramos esta doença da identificação com o corpo.

As Doenças da Humanidade

Muitos dos prazeres que você experimenta na vida são, na verdade, apenas o alívio sentido ao ser temporariamente confortado das dores de uma moléstia da qual está sofrendo. Por exemplo, você pensa que se alimentar é um divertimento; mas, na verdade, é apenas um remédio. O alimento é o remédio para a doença da fome. Quando você aplica a medicação, a doença é temporariamente esquecida. Você cozinha muitas variedades de alimentos deliciosos e considera o sabor destes pratos elaborados o mais agradável, mas este não é o verdadeiro propósito pelo qual você se alimenta. Como você sabe, os remédios são dados algumas vezes em forma de uma mistura que contenha algum adoçante para torná-lo mais agradável. Da mesma forma, para tratar a doença da fome, haverá uma refeição que contém uma mistura de ingredientes, alguns dos quais são particularmente saborosos e agradáveis ao paladar. Mas, na análise final, a refeição só pode ser considerada como uma forma de remédio para tratar a doença da fome que o aflige. Depois que você comeu, os sintomas da doença desaparecem. De forma semelhante, quando você toma um pouco de água fresca, os sintomas da doença da sede desaparecem.

Nós discutimos anteriormente sobre os seis inimigos internos do homem: luxúria, raiva, ganância, apego, orgulho e ciúme. Eles também podem ser descritos como desejo, ódio, possessividade, paixão, arrogância e inveja. Estas são as doenças as mais arraigadas na humanidade. Estas doenças diminuirão e desaparecerão somente quando você se engajar nas práticas que servem como remédios para neutralizá-las. Durante toda sua vida, você tem sido iludido pensando estar gozando vários tipos de prazeres; mas, de fato, você é atormentado por estas doenças. Até que você reconheça que o morador do corpo é Deus, você continuará a levando a carga destas doenças e dos sofrimentos que elas trazem.

Procure o Senhor Dentro de Seu Próprio Corpo

Todas as práticas espirituais só podem ser feitas com o auxílio do corpo. Toda a educação que você adquiriu foi obtida por meio do corpo. O esplendor e as características extraordinárias de Deus foram conhecidas através da facilidade do corpo. Tomando o corpo como base, você deve fazer o maior esforço possível para ver o Senhor dentro dele. Não continue pensando que Deus reside em algum lugar, em um outro mundo. Ele está, de fato, presente no próprio corpo. O pecado não existe em algum mundo distante, este depende das ações que você praticou com o seu corpo. Mérito e demérito, ambos são o resultado das ações que você executou por intermédio de seu corpo. Você deve fazer uma busca incessante, um sério esforço, para encontrar Deus em seu próprio corpo.

Somente quando você bater na porta, o mestre dentro abrirá. Até sua própria mãe servirá o alimento somente quando você pedir a ela por comida. Assim, você terá que pedir e seguir pedindo; bater na porta e continuar batendo; buscar e seguir buscando; aspirar e continuar aspirando. Se buscar Deus em seu interior com todo ardor, você certamente será capaz de encontrá-Lo. Se for a um quarto onde um grande número de artigos estão guardados, somente se procurar com cuidado é que você poderá encontrar o artigo específico pelo qual está procurando. Sem procurar, você jamais encontrará o artigo desejado. Por essa razão é dito: ' busque, busque e será encontrado; bata, bata e a porta será aberta. '

Talvez você sinta que você já vem batendo na porta há muito tempo e que ela não se abriu para você. Mas descubra se você vem batendo na porta certa. Você está batendo na porta da liberação, ou você está batendo na porta do apego? Você está batendo na porta onde Deus habita, ou você está batendo na porta onde o gênio do mal está morando? De quem você está se aproximando? Em quem você está se abrigando? Você está pedindo ao mais misericordioso, àquele que vem em forma humana e expõe Sua própria vida como um exemplo? Você está pedindo à mãe do universo? Você está pedindo alimento a Ela, ou você está pedindo alimento ao gênio do mal?

Você pode até mesmo estar olhando o Senhor, mas você não está pedindo pela própria divindade. Sem dúvida, você está orando a Deus, mas você está pedindo coisas materiais insignificantes e coisas mundanas. Você está diante da árvore dos desejos e está pedindo simples pó de café. Você deve orar para a árvore dos desejos conceder-lhe o princípio transcendental que irá preenchê-lo, para sempre, de eterna bem-aventurança.

Sua devoção deve ir aumentando e progredindo, mantendo em mente a firme convicção de que Deus está residindo em seu próprio corpo. Se quiser buscar e procurar pelo Senhor que está residindo em seu interor, você deve dirigir sua visão para dentro. Como você deve aspirar pelo Senhor? Você deve chorar como um bezerro chora por sua mãe que o deixou e foi embora com o rebanho. Você deve chorar como uma mulher casta que perdeu seu marido e lamenta a dor da separação. Você deve chorar como um casal sem filhos que implora e suplica a Deus por uma criança. Esta é a maneira como você deve orar ao Senhor, cheio de devoção, anelando por realizar Sua presença dentro de você.

Harmonize Todos os Seus Pensamentos, Palavras e Ações

Mas, hoje, a maior parte de suas orações estão preenchidas de palavras pomposas destituídas de sentimento. Em sua mente há uma coisa, em seus lábios há outra. Somente ao sincronizar os pensamentos em sua mente com as palavras em sua boca, estas podem se transformar em oração e se tornarem efetivas. Assim, você deve colocar suas orações em prática. Quando suas atividades da vida diária estão coordenadas com seus pensamentos e palavras, neste caso, suas orações podem se tornar adoração e, ao atingir completa união entre pensamento, palavra e ação; então, você se torna uma grande alma.

Você deve examinar-se para checar se está seguindo este caminho da harmonia entre pensamento, palavra e ação. Ao se examinar com honestidade, você pode notar que, na maior parte do tempo, estes três - pensamento, palavra e ação - estão partindo em três sentidos diferentes, sem qualquer unidade entre eles. Quando os pensamentos, as palavras e as ações são diferentes entre si, você possui as características de um demônio, não de um santo. Tal desarmonia não irá beneficiá-lo, nem irá torná-lo querido ao Senhor.

Paciência, a Qualidade Espiritual Inicial

Quaisquer pensamentos tenha, eles trarão a você os resultados correspondentes. O que quer que esteja sentindo será refletido em sua maneira de falar e de agir. Em primeiríssimo lugar, você deve se esforçar para purificar seus sentimentos. Você deve tornar seu amor puro. Para fazer isto, você deve desenvolver a paciência; que é uma paciência serena e um autodomínio sob quaisquer circunstâncias, dando o bem a todos, até mesmo àqueles podem desejar prejudicá-lo. Não há nada mais grandioso do que possuir esta qualidade da paciência. Paciência eqüivale à própria verdade; paciência é o coração da retitude; paciência é a própria essência da sabedoria antiga; paciência é não-violência em prática; paciência é contentamento, é compaixão. Na verdade, a paciência é tudo em todos os mundos. Somente quando você tiver desenvolvido a paciência e a tolerância, você será capaz de obter o Senhor.

Agora, com respeito às menores coisas insignificantes, você perde sua calma e fica dominado pela tensão. A raiva e a têmpera são perigosas. Podem arruinar sua vida. Se você sofrer da raiva, não conseguirá obter qualquer coisa de valor. Você será olhado com aversão e menosprezo. Você perderá sua riqueza. Todas as honras que você desfrutou virarão cinzas. Sua raiva irá separá-lo até mesmo daqueles que são os mais próximos a você. Por causa da raiva, as pessoas perdem tudo e suas vidas se tornam um desperdício. Por essa razão, na Gita, Krishna ensinou o princípio do amor e da necessidade de cultivar o amor para opor o ódio, o ciúme, a raiva e todos os outros maus traços que lhe causam tantos danos.

O Amor não conhece o ódio.

O Amor é livre de todo egoísmo.

O Amor está muito distante da raiva.

O Amor nunca toma, sabe somente dar.

O Amor é Deus.

Você Pode Experimentar Deus Somente Através do Amor

Se deseja Deus, você terá que desenvolver esta qualidade sagrada que é o amor. Somente através do amor, você será capaz de experimentá-Lo - Aquele que é o próprio amor.

Se você deseja ver a lua, não há necessidade de usar uma vela ou uma tocha. A luz da lua é suficiente para se ver a lua. Se você quer ver Deus, você precisa apenas imergir-se em amor. Preencha a si mesmo com amor e você certamente terá sucesso em alcançar a Deus. Mas enquanto este amor ainda não se tornou completamente estabelecido, há uma necessidade de práticas espirituais tais como cantar canções devocionais, repetir o nome de Deus e outras formas de adoração. Uma vez que o amor puro tenha se desenvolvido, estas práticas espirituais não serão mais necessárias.

Ainda assim, mesmo quando a lua brilha resplandecentemente, você não será capaz de vê-la se seus olhos estiverem fechados. Da mesma forma, se seus olhos ainda estão fechados à presença amorosa de Deus dentro de você, então, as boas ações, incluindo os vários exercícios espirituais, ajudarão a abrir seus olhos e a aclarar sua visão de modo que você possa ver e apreciar o Senhor. Esta é a importância do ensinamento de Krishna na Gita.

Somente quando você escutar essas grandes palavras, e entendê-las claramente, e praticá-las; você será capaz de alcançar seu objetivo divino. Reserve ao menos uma hora por dia para estudar estes ensinamentos e incorporá-los em todas suas atividades diárias. Fazendo assim, você estará usando o seu tempo sabiamente e santificando a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário