Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

sábado, 15 de janeiro de 2011

O livro do Caminho - 10º Capítulo: Amor e sacrifício, a cura para o desejo e a raiva

 

 

A raiva nasce do desejo e o desejo surge dos pensamentos. Por essa razão, os pensamentos são os únicos responsáveis por ambos, o desejo e a raiva. Assim como você não pode obter tecido sem linha e linha sem algodão, você não pode obter raiva sem desejo e desejo sem pensamentos.

Encarnações do Amor,

Na Gita, o professor divino chamou o desejo e a raiva de fogo. Há perigo de ser ferido pelo fogo mesmo quando este se encontra a alguma distância de você. Quando isto é verdade para um fogo que queima fora; então, quão mais cuidadoso você deve ser quando o fogo está ardendo ferozmente em seu próprio coração? Este fogo do desejo e da raiva tem uma extraordinária capacidade para destruir todas as suas qualidades humanas e suprimir a natureza divina dentro de você, deixando somente as qualidades demoníacas atormentando o interior.

O Fogo do Desejo

A maioria das coisas no mundo tem limites fixos, mas o fogo do desejo e da raiva é ilimitado em sua fome. Quaisquer combustíveis que você dê ao fogo, seja madeira, óleo ou qualquer outra coisa; nunca será o bastante. Contudo, até mesmo o fogo mais destrutivo finalmente se exaure e se extingue quando usa todo o seu combustível; considerando o fogo do desejo e da raiva, este não conhece tal limitação. Este fogo possui um apetite voraz que não tem fim. Não se esgotará. Não pode ser saciado. Nunca estará satisfeito. Este fogo do desejo e da raiva não possui contentamento algum.

Sendo esta a natureza deste fogo, há alguma maneira controlá-lo? O Senhor declarou na Gita: "Você pode conquistar a raiva através do amor, e você pode conquistar o desejo através da renúncia e do sacrifício." Onde há amor não pode haver raiva alguma. Se você desenvolver seu amor, então não haverá lugar em seu coração para o ódio e a raiva se arraigarem. O coração é como uma cadeira, há lugar somente para um ocupante de cada vez. Por essa razão, somente uma qualidade pode se estabelecer lá. Não é deixado um lugar para que outra entre e o ocupe ao mesmo tempo. Você deve fazer todo esforço para estabelecer o amor, e somente o amor, em seu coração. Você nunca deve permitir que seu coração se torne como uma 'cadeira musical', dando lugar para o amor uma hora e para a raiva e o ódio outras horas.

Se deseja conquistar a raiva através do amor, então você deve desenvolver seu amor da maneira mais grandiosa. Amor está sempre preparado para derramar-se livremente e para negligenciar os defeitos e as fraquezas dos outros. O amor possui esta qualidade extraordinária, vive dando e perdoando; ao passo que o pequeno ego vive pegando e esquecendo. Onde há amor, não pode haver lugar para o egoísmo; e onde há egoísmo, não haverá amor.

Faça do Amor a Força Dominante em sua Vida

Não há absolutamente nada no mundo que você não possa conseguir quando você brilha com este princípio do amor. Com amor, você pode vencer todos os obstáculos. Por essa razão, para conseguir a vitória definitiva sobre a raiva, você deve encher seu coração de amor e fazer do amor a força dominante em sua vida. Uma vez que você reconheça que o morador interno de seu coração é o morador interno de cada coração, que o amado Senhor a quem você adora entronizado em seu coração também está residindo em cada coração; então, não pode haver possibilidade alguma de odiar ou de ficar irritado com qualquer pessoa no mundo. Quando o mesmo Senhor está em cada coração, como pode você olhar com desprezo para os demais? Por essa razão, mergulhe completamente neste princípio do amor e o estabeleça indelevelmente em seu coração.

Conforme mencionado antes por Baba, o amor associado aos pensamentos transforma-se em verdade; quando o amor é introduzido em suas atividades, suas ações se tornam corretas; quando seus sentimentos estão saturados de amor, seu coração é preenchido com a paz suprema; e, quando você permite que o amor guie sua compreensão e seu raciocínio, então sua inteligência se torna saturada com um profundo respeito e cuidado por toda forma de vida, e você manifesta a qualidade da não-violência. Por essa razão, o amor é verdade; o amor é ação correta; o amor é paz; o amor é não-violência. Para todas estas nobres qualidades humanas, o amor é a corrente interna. Se seus pensamentos não forem preenchidos com o amor, não haverá verdade. Se não houver amor em suas ações, a retitude não estará presente. Se você não sentir o amor em seu coração, não haverá paz. E, se você não basear sua compreensão no amor, a não-violência não se estabelecerá em seu intelecto.

Então, assim como o açúcar é a base de todos os vários tipos de doces; também o amor é o ingrediente básico para a verdade, a retidão, a paz e a não-violência. O amor é a própria divindade. O amor é Deus e Deus é o amor. O amor é o poder divino que tudo ativa. Através do amor, você pode facilmente conquistar o ódio e a raiva. Portanto, viva sempre no amor.

A Natureza da Raiva

A raiva pode ser a fonte de numerosas dificuldades e colocá-lo em incontáveis problemas. A raiva destrói a sua dignidade e debilita o princípio da humanidade que existe em você. A raiva entra primeiro de uma forma muito sutil e, gradualmente, se difunde por completo. Inicialmente, quando surge, esta pedirá apenas um pequeno do espaço. "Dê-me só um pequeno espaço para me acomodar no interior," esta diz. Uma vez que esta se estabeleceu, declara: "Agora eu arranjarei bastante espaço para deitar e ficar." Mas você não deve permitir nem mesmo o menor espaço em seu coração para tais maus traços. Uma vez que você deixe a raiva entrar, será impossível livrar-se desta. Mesmo que você faça amizade com ela e lhe dê toda a sua riqueza, ela não irá deixá-lo. Trata-se do veneno mais perigoso, ao qual não se deve dar nem mesmo o menor espaço para que ele tenha onde se apoiar em seu interior.

Em um carro, a luz vermelha na traseira funciona como um aviso antes que o carro venha a parar. Da mesma forma, antes que você expluda de raiva, seus olhos se tornam vermelhos, seus lábios começam a tremer e o corpo inteiro se torna quente. No momento em que você começa ter alguns destes sintomas, é melhor você deixar imediatamente o lugar onde se encontra, ir a um local solitário e sentar lá até que a paz retorne. Como foi mencionado ontem, você também pode tomar um banho de água fria.

Uma vez que a raiva se expresse em palavras, esta pode levar a infinitas complicações e problemas mais tarde. Mesmo se a sua raiva é justificável e você está protegendo a verdade, você ainda terá de aprender como expressar essa verdade de uma maneira doce, de uma maneira afetuosa, de uma maneira aceitável; que seja recebida pela outra pessoa sem feri-la de modo algum. Por essa razão, cada devoto deve aprender a controlar sua raiva desenvolvendo e saturando seu coração com o amor.

O Sacrifício Conquista o Desejo

Em seguida, vamos considerar como lidar com o desejo. Para conquistar o desejo, você deve desenvolver uma natureza de sacrifício; você deve se firmar na renúncia. Renúncia não significa deixar sua família e ir à floresta, nem requer que você doe todos os seus bens. Uma vez que você perceba a imperfeição de cada objeto, uma vez que você reconheça a transitoriedade e a inutilidade deste para ajudá-lo a alcançar o seu objetivo; automaticamente, você irá deixar de desejá-lo.

Mesmo ao viver a vida de um chefe de família imerso no mundo, você pode reconhecer os defeitos e as fragilidades das coisas do mundo. Por exemplo, pode haver um certo tipo de alimento de que você gosta muito, como curry, por exemplo; e você pede a seu cozinheiro que prepare uma variedade de pratos feitos com este curry. Você se senta para comer, a refeição é trazida e você está a prestes a comê-la com grande apetite. Mas, então, o cozinheiro vem correndo e diz: "Pare! Senhor, por favor, não coma este alimento! Eu acabei de descobrir que uma lagartixa venenosa caiu na panela e está morta lá dentro!" O momento em que ouve isto e reconhece a natureza prejudicial do alimento que estava prestes a comer, você jamais consideraria comê-lo novamente sob quaisquer circunstâncias; não importando o quanto você previamente estimou e ansiou por este prato.

Da mesma maneira, você deve reconhecer a natureza das coisas do mundo. Estas estão sempre mudando e algum dia devem cessar de existir. Uma vez que você sabe isto, como pode você permanecer entusiasmado por adquiri-las e tentar obter alegria permanente das mesmas? O alimento é apenas um remédio para a doença chamada fome. Como pode este jamais ser um artigo de vício suntuoso? Quando você está doente e os remédios são dados, você os recusa se não forem saborosos? Portanto, reconheça o fato de que as coisas que você usa no mundo são apenas remédios para as doenças que você tem.

Assim que a doença melhora, a necessidade de remédio diminui. Quando está bem, você não precisa tomar remédio algum; mas, quando está doente, você deve tomar o remédio correto que irá curá-lo de sua doença. Você não pode se recusar a tomar o remédio apenas porque este não é muito saboroso enquanto, ao mesmo tempo, espera ficar curado. Agora, você está correndo atrás de todos os tipos de coisas atrativas e saborosas que, ao invés de curar seus males, pioram-nos. Você se alegra por ter descoberto tantas delícias no mundo e por estar vivendo uma vida muito feliz, desfrutando muitas coisas que parecem lhe dar muito conforto e alegria. Mas estas não são alegrias reais, pois, no futuro, você certamente terá de enfrentar as conseqüências de todos estes costumes com os quais você se ocupa agora.

A Peste do Desejo e do Ódio

Considere uma árvore gigante que possui vários galhos repletos de flores e frutos. É uma árvore muito grande e atraente. Um dia, esta árvore começa a secar e suas flores caem. Isto é devido a falta de água ou fertilizante? Houve alguma negligência em alimentá-la? Não, há um tipo de peste que atacou as raízes e está destruindo esta bela árvore. Através das raízes, a peste entra e começa a consumir esta árvore gigante. Da mesma forma, uma vez que você permita que as pestes do desejo e do ódio entrem em seu coração; então, um dia, de uma forma totalmente repentina, você irá se arruinar. Isto é absolutamente certo.

No mundo material, você pensa que um homem rico é um indivíduo muito importante; mas, no mundo do espírito, a riqueza material resulta em nada. A caridade é uma qualidade muito mais importante do que todas as posses associadas à riqueza. Se não houver caridade, a riqueza não possui qualquer valor intrínseco. Você possui quatro herdeiros, cada um deles reivindicará a sua riqueza. O primeiro é a caridade. O segundo é o governo. O terceiro é o ladrão. E o quarto é o fogo. Cada um deles espera herdar a sua riqueza; mas, se você entregasse toda a sua riqueza ao primeiro herdeiro – a caridade – então, os outros não teriam qualquer parte desta. Ao dar em caridade voluntariamente, você descobrirá que os outros reivindicadores demonstrarão grande respeito por sua decisão e não reclamarão suas próprias reivindicações.

Por exemplo, nós sabemos que o governo lhe dá uma isenção de imposto de renda quando você doa em caridade. Mesmo o fogo ficará com um pouco de medo de você, e os ladrões irão deixá-lo em paz. Assim, quando você doa à caridade, que pode ser considerada o seu filho mais velho e seu herdeiro natural; então, os outros, que de outro modo tentariam reivindicar sua riqueza, respeitarão seu ato e não interferirão. Mas, se possuir riqueza e não a doar em caridade, em seguida, o ladrão terá o olho em você e o governo também tentará agarrá-lo e reivindicar as riquezas que você possui como se fossem suas próprias. Se estes dois escolherem ignorá-lo por alguma razão, então o fogo virá um dia e destruirá todas as suas posses.

Deixe Todas as Nobres Qualidades Humanas Brilharem Dentro de Você

A Gita declarou que a caridade é o que realmente importa, não a riqueza. De uma maneira similar, nos seres humanos, não é a habilidade de falar bem que é importante, mas a verdade proferida. Se não houver verdade em sua fala, então, o que quer que você diga não terá valor algum. A Gita declarou também que não é a vida em si que é importante, mas um bom caráter. Uma vida destituída de bom caráter é inútil. Você deve desenvolver seu caráter e ganhar um bom nome, de modo que todas as nobres qualidades humanas resplandeçam em você.

Seu dever mais importante é abrigar bons pensamentos, ter bom comportamento, proferir boas palavras e conduzir-se bem na vida. Você deve ser muito cuidadoso com suas palavras e ações para nunca ganhar um mau nome. Ao invés de viver a vida de um corvo por cem anos, catando refugos dos outros; é muito melhor viver uns poucos momentos como um cisne, com um nome limpo e um caráter sem máculas. A Gita exalta tal alma de excelente padrão, cuja a vida está repleta de bondade.

Boas ações são muito mais importantes do que a força física. Um corpo que não está sendo usado para servir aos outros não é nada além de um corpo morto. Use seu corpo a serviço da humanidade, e não apenas para o propósito de suprir suas próprias necessidades egoístas. Hoje, o que quer que o homem faça, pense ou fale é impelido principalmente pelo egoísmo. A fim superar esta tendência, você deve constantemente buscar oportunidades para ajudar aos outros e desenvolver o princípio do serviço. Neste processo, por suas boas ações, toda a humanidade será santificada. É muito difícil obter o nascimento como um ser humano. Você deve despender algum tempo pensando sobre como utilizar corretamente esta vida rara que lhe foi dada, e desenvolver bons hábitos que irão dominar estas fraquezas do desejo e da raiva que destroem a sua oportunidade de ouro.

Substituindo os Maus Hábitos pelos Bons Hábitos

Qual a melhor maneira de superar os maus hábitos profundamente arraigados e os substituir por bons hábitos? Considere um pequeno exemplo.

Um dia, um lindo cão acontece de vir a sua casa; você não sabe a quem ele pertence. É algo tão encantador que, a fim mantê-lo lá por algum tempo e apreciar sua presença, você lhe dá um pouco de comida. No dia seguinte, ele vem mais ou menos no mesmo horário e, novamente, você o alimenta e tem o prazer de estar sendo visitado. Desta maneira, ele volta todo dia para ser alimentado e, gradualmente, depois de um certo período, o apego aumenta e este cão agora visita regularmente sua casa; ficando mais e mais tempo lá. Um dia, você descobrirá que ele não irá mais embora; daquele momento em diante, ele ficará vivendo em sua casa.

Contudo, a felicidade que você desfruta ao olhar a beleza física não dura por muito tempo. Uma vez que a beleza não é mais acompanhada pela alegria, esta se torna detestável a você. No caso deste cão, você logo começa a se cansar de tê-lo em volta todo o tempo e, desse modo, você procura uma maneira de se livrar dele.

Para começar, você deve se perguntar por que este cão se apegou a você e está vivendo em sua casa agora. A razão é que, desde o começo, você o vem alimentando regularmente todos os dias; você também o tem afagado, tem brincado com ele e o tem dado muita atenção. Foi esta prática diária repetitiva que criou o apego entre você e o cão. Agora, você deve desenvolver uma nova prática regular que quebrará este apego e ajudará você a se livrar do cão. Para isto, o melhor método é reverter o processo original que criou o apego e tornou o objeto tão querido a você.

A Prática Constante é a Chave Para Todas as Realizações na Vida

No caso do cão, se nenhum alimento lhe for dado por alguns dias e todos forem indiferentes a ele, não lhe dando qualquer atenção que seja; em seguida, em pouco tempo, por resolução própria, o cão partirá. Portanto, é a prática que é importante. Foi através da prática que você desenvolveu determinados apegos e qualidades indesejáveis, e é através da prática que você pode mudá-los. A Gita disse que, para tudo, a prática é o ponto de partida. No 12 o verso do capítulo sobre devoção é dito: "Através da prática, você poderá adquirir conhecimento; através do conhecimento, você poderá desenvolver a meditação; através da meditação, você desenvolverá o sacrifício; e, somente quando você possuir a qualidade do sacrifício, você possuirá paz mental." Portanto, tudo começa com a prática constante.

Por muitos nascimentos, você se apaixonou pela beleza e se envolveu com o desejo e a raiva até que estas paixões tivessem firmado profundas raízes em seu coração. Agora, você se transformou num escravo de seus desejos. Meras palavras não serão suficientes para libertá-lo. Após ter praticado o apego por tanto tempo, estas qualidades negativas desenvolveram raízes tão fortes que, mesmo que você as cortasse na superfície, estas brotariam repetidas vezes. Quando os desejos se tornaram uma parte integral de você, é somente invertendo o processo e praticando o desapego e a renúncia que você poderá livrar-se destas pestes profundamente arraigadas.

No começo, os desejos são extremamente atraentes e doces. Depois de algum tempo, você desenvolve uma aversão por estes; mas, nessa hora, é muito difícil – de fato, é quase impossível – livrar-se dos desejos. Portanto, é melhor, desde o começo, desenvolver a renúncia e o desapego como parte de sua natureza e não dar lugar ou importância aos desejos. A menos que tenha tal atitude de sacrifício e a capacidade resistir aos desejos, você não estará pronto para receber a graça de Deus.

Um boi ou um cavalo que não podem ser controlados, um carro sem freios ou uma vida que não seja baseada no controle dos sentidos; todos são perigosos. O controle dos sentidos é muito importante. Você precisa controlar firmemente as tendências que a mente possui de ir em todas as direções, perseguindo os desejos. A mente e os sentidos devem ser checados e mantidos dentro de certos limites. Mesmo a felicidade que excede determinados limites pode ser prejudicial. Para tudo há um limite, há uma área de funcionamento saudável.

Mantendo os Sentidos em seus Limites Normais

A temperatura normal do corpo é 98,6 graus Fahrenheit; se subir, mesmo um grau, haverá uma doença se desenvolvendo. Somente quando a temperatura está dentro do nível apropriado, esta indica um corpo saudável. Da mesma forma, sua pressão sangüínea é normal quando está em 120 por 80. Se a pressão do sangue sobe para 150 por 90, esta indica uma condição anormal no corpo, que pode ser o indicativo de uma doença. Do mesmo modo, o batimento do coração deve estar em torno dos 75; se aumentar, uma doença estará em andamento.

O mesmo também é válido para os seus sentidos. Há um limite de luminosidade que é apropriado ao saudável funcionamento dos olhos. Se a luz for muito brilhante, os olhos não poderão ver e serão danificados. Isto também vale no caso dos ouvidos, há um limite apropriado para o som. Se o nível do som exceder esse limite, tal como pode acontecer perto de uma aeronave, um trem ou um alto-falante; aquele que escuta será prejudicado. Deste modo, todos os sentidos estão limitados a uma faixa normal de operação.

Nós percebemos que a vida funciona de forma muito semelhante a uma companhia "limitada" no mundo dos negócios. Se você deseja fazer negócios "sem limites" com esta companhia "limitada", então você estará sujeito a uma grande quantidade de aflição. Portanto, você deve impor limites a seu comportamento e viver a sua vida agindo sempre dentro de determinados limites fixos. Isto pode também ser chamado de disciplina. A disciplina é particularmente necessária ao progresso espiritual de um indivíduo. Sem disciplina, uma pessoa está fadada a se tornar apenas um animal. Mas, a disciplina também deve ser exercida dentro de limites. Há até mesmo uma necessidade de regular sua disciplina se você deseja gozar a vida. Veja você que para tudo há um limite, uma fronteira. Se permanecer dentro destes limites, você não será incomodado pela vida.

A Gita ensinou que o desejo e a raiva são os principais obstáculos a liberação; assim, é de vital importância que estes sejam controlados. De forma apropriada, você necessita tomar conhecimento sobre estes dois terríveis inimigos do homem e desenvolver completo controle sobre estes. Estes inimigos não são externos a você, são seus inimigos internos. Se for derrotado por seus inimigos internos, como pode você jamais esperar conquistar os externos? Uma vez mantendo o desejo e a raiva sob rígido controle, você poderá derrotar os seus inimigos externos facilmente. A Gita demonstrou que a forma de dominar o desejo e a raiva é saturando a sua vida de renúncia, sacrifício e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário