Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

sábado, 15 de janeiro de 2011

O livro do Caminho - 14º Capítulo: Lembre-se de Deus, esqueça o mundo

 

De todas as coisas preciosas no mundo, a mais preciosa é o tempo. Pense cuidadosamente em como você está utilizando seu precioso tempo. Seu principal dever como ser humano é oferecer seu corpo, seu trabalho e seu tempo ao Senhor, que é a própria encarnação do tempo.

Encarnações do Amor,

A saúde que está arruinada e perdida pode, às vezes, ser recuperada com o auxílio de medicamentos. Contudo, o tempo que passou está definitivamente perdido; não há um meio deste voltar e ser usado novamente. Você deve fazer todo o esforço para usar este tempo precioso de maneira sagrada. O tempo é infinito, flui eternamente. Mas o tempo concedido a você é somente uma fração microscópica desse. Muitos de vocês estão desperdiçando suas vidas pensando que o mundo fenomenal é real. Em conseqüência, estão usando todo o restrito tempo de vocês para desfrutar os prazeres do mundo. Se refletir, mesmo por um momento, sobre aquilo que você alcançou e sobre como você tem usado o seu tempo que não tem preço; você ficará muito triste ao descobrir que o tem usado de uma maneira muito inútil.

Descubra Quem Você Verdadeiramente É

Quando nasce, você chora por ter vindo a este mundo sem saber quem você é e por que está aqui. Seu choro é uma angustiante súplica para descobrir "quem sou eu?" Se desperdiçar toda a sua vida vivendo somente para a existência física, quando você será capaz de compreender quem você realmente é? Há um significado mais profundo contido em sua vida do que apenas cuidar do corpo. Você deve começar a sua vida com: "Quem sou eu?", e você deve terminá-la com: "Eu sou Ele! Eu sou Deus!" Você deve reconhecer que você mesmo é a divindade e deve terminar a sua vida na suprema paz que é a sua verdadeira realidade. Infelizmente, a maioria de vocês concentram atenção apenas nos prazeres que podem obter do mundo. Vocês desejam prazeres imediatos e não pensam, de forma alguma, nas conseqüências futuras resultantes de suas ações.

Uma rã fica tão feliz e entusiasmada quando vê algumas moscas ou minhocas a sua frente que gostaria de saltar imediatamente sobre estas, engoli-las todas e degustá-las. Mas, atrás da rã, há uma serpente a espreitar; pronta para pegar a rã e comê-la inteira. A serpente está extremamente feliz por ter encontrado sua refeição na forma desta rã que, no momento considerado, está preocupada com seu próprio desfrute. A serpente não sabe que um falcão paira acima, pronto para pegá-la em suas garras. O falcão está tão contente com a idéia de agarrar e consumir esta serpente inocente que não presta qualquer atenção ao caçador escondido no arbusto, pronto para atirar nele.

Do mesmo modo, você também está pensando apenas em satisfazer seus desejos; antegozando os confortos que vê a seu redor e não pensando, de forma alguma, naquilo que está à espreita, atrás, esperando para se lançar sobre você. Você está desperdiçando seu tempo sem perceber o mal que pode lhe ocorrer no futuro. Você não pode saber quando, em que lugar e em quais circunstâncias o perigo pode se apresentar e surgir em seu caminho. Por essa razão, você deve santificar o tempo a sua disposição neste momento e usá-lo corretamente; reconhecendo o seu caráter sagrado e a sua preciosidade.

A Juventude É o Período Mais Precioso da Vida

Você pode estar preparado para oferecer milhões de dólares para comprar o que quer que apareça a sua frente, mas nenhuma quantidade de dinheiro pode ser paga para trazer de volta o tempo que já foi utilizado. A juventude é o período mais precioso e mais sagrado da vida humana. A juventude lhe oferece a oportunidade de ouro de utilizar corretamente seu tempo e de santificar a sua vida. Na vida humana, o período da juventude não pode voltar atrás; como as águas que correm num rio. Os jovens de hoje deveriam reconhecer este fato. Utilize seu tempo de maneira apropriada e você obterá realização na vida. Esteja sempre ciente dos vários aspectos da roda do tempo. Perceba como o tempo é extremamente importante. Pense à frente, a respeito do que pode acontecer no futuro, e mantenha o objetivo de sua vida constantemente em vista.

No capítulo sobre a devoção, na Gita, é dito que o tempo é o elemento mais importante de sua vida e que você deve usá-lo sabiamente. Seu tempo deve ser usado para alcançar Deus. O mestre divino ensinou na Gita que, mesmo que você não tenha alcançado um desapego altamente desenvolvido pelos objetos do mundo, se você usar seu tempo na constante percepção do Senhor, executando todos os seus trabalhos e deveres como adoração e oferecendo tudo o que você faz ao Senhor; então, você terá uma vida abençoada.

Krishna disse a Arjuna: "Cumpra seu dever, Arjuna! Se você deve lutar, então lute. Mas, lute pensando em Mim. Dessa maneira, você não incorrerá em pecado. Se você Me ofereceu tudo e Me tem constantemente em seu coração, você não sofrerá conseqüência alguma de suas ações. A você não está sendo pedido para ir à floresta e fazer penitência, ou para desistir de todos os seus relacionamentos. Você não precisa desistir de sua família, casa e todas as propriedades. O que quer que você veja; o que quer que você diga; o que quer que você escute; o que quer que você pense; o que quer que você faça, faça como trabalho Meu e ofereça-o a Mim. Ofereça-Me, de forma completa, a sua mente e a sua inteligência. Essa é a maneira correta de santificar o seu tempo. Se conduzir sua vida deste modo, você tem a Minha garantia: você será salvo!"

Desenvolva Autoconfiança e uma Resolução Firme

Infelizmente, nos dias de hoje, não se encontra esta capacidade de renúncia, esta firmeza de propósito, este nível profundo de fé e comprometimento, esta disposição de oferecer de forma completa a mente e o intelecto a Deus. Hoje, a maioria das pessoas não têm uma visão infundida na fé. Contudo, você deve desenvolver esta fé sólida. Você não pode esperar saber que tipo de vida estará vivendo no futuro, ou sob quais circunstâncias e em qual lugar você vai se encontrar. Ninguém sabe estas coisas, só o Senhor. Se você Lhe oferecer tudo, Ele irá protegê-lo em todas as situações. Um nível de renúncia tão profundo requer forte autoconfiança e clareza de visão. Qualquer trabalho que você faça, deve ser com grande determinação e uma resolução firme. Sem isto, você não pode obter nem mesmo algo insignificante.

Um pequeno pássaro colocou seus ovos às margens do oceano. Ele queria ter uma vida confortável. Várias vezes, as ondas vinham e levavam os ovos embora para dentro do oceano. O pássaro ficou desanimado e também um pouco desesperado; pois, cada vez que colocava seus ovos, o oceano os levava embora. Com o tempo, ele ficou muito irritado com o oceano. Agora, você pode pensar: ‘o que pode um pássaro tão pequeno fazer ao imenso oceano?’ Mas ele não tinha tal dúvida; ele não se achava apenas um pequeno pássaro, incapaz de fazer coisa alguma contra o vasto oceano. Não! Ao contrário, este pequeno pássaro resolveu-se firmemente e decidiu que iria esvaziar toda a água do poderoso oceano. Esse era o seu voto, ao qual se apegou com grande determinação. Noite e dia, ele ficava à margem do oceano, mergulhava sua cabeça no mar, pegava um pouco de água em seu bico, voava para o outro lado de um morro próximo e esvaziava o bico; e assim, gota por gota, resolveu esvaziar o oceano inteiro. Desse modo, ele acreditava que, no final das contas, conseguiria conquistar o próprio oceano.

Quando percebeu que não iria muito longe por si só, o pássaro buscou a ajuda de Garuda, a águia que é o veículo do Senhor Vishnu e que é dotada de poderes divinos. Com a ajuda de Garuda, o pássaro poderia obter a graça do Senhor Vishnu. Neste momento, o oceano ficou muito assustado e, humildemente, pediu desculpas ao pequeno pássaro. O oceano garantiu ao pequeno pássaro que os seus ovos jamais seriam destruídos novamente por suas ondas e que o ninho seria muito bem-vindo a suas margens, sem perturbação. Quão pequeno era este pássaro e quão vasto, o oceano! Você também se considera muito pequeno, mas jamais deve ficar desesperado e perder a esperança. Você não deve ficar deprimido pensando ser tão insignificante, enquanto Deus é infinito e todo-poderoso.

Você pode pensar: ‘Por que Deus teria o trabalho de prestar atenção em mim? O que eu poderia oferecer-Lhe que iria deixá-Lo feliz quando todo o cosmos já é dEle? Se mesmo os anjos e os seres divinos não podem vê-Lo, como posso eu jamais ter a esperança de ver a Sua forma?’ Mas tais pensamentos autodepreciativos e pequenos não irão levá-lo muito longe. Enquanto pensar desta forma, você não será capaz de obter a graça do Senhor e não estará pronto para servi-Lo. Não dê lugar a tais manifestações de fraqueza. Você deve estabelecer o Senhor em seu coração e dizer-Lhe: "Amado Senhor! Sei que resides em todo o universo; mas estás também aqui, em meu coração. Com toda a minha força, manter-Te-ei aqui; firmemente estabelecido dentro de mim. Tu és, é bem verdade, maior do que o maior. Contudo, és também o menor dos menores. Nessa forma pequenina, estás residindo em meu coração sempre." Se você tiver uma fé sólida em si mesmo e uma firme resolução para estabelecer, invariavelmente, o Senhor em seu coração; então, você certamente irá alcançá-Lo e, assim, obterá toda a força do Senhor.

O Nascimento é Lamentável, a Vida é Lamentável e a Morte é Lamentável

Gautama Buddha, com uma firme resolução e muita penitência, foi capaz de atingir o estado de iluminação. Um dia, após saber que Buddha estava mendigando, seu pai enviou esta mensagem a Buddha: "Ó meu filho! Seu avô era um rei, seu pai é um rei e você também é um rei. Ouvi dizer que você, um rei vindo de tão nobre linhagem, tem mendigado para se alimentar. Não há escassez de bens ou riquezas neste reino. Não há falta de luxo algum. Você pode ter qualquer coisa que desejar. Estou sofrendo uma dor indescritível por saber que você, que pode desfrutar todos os luxos e confortos de um palácio real, começou a mendigar e está deitando no chão duro; vivendo uma desconfortável vida de mendigo. Por favor, volte ao palácio. Eu irei dar-lhe as boas-vindas e tomarei todas as providências apropriadas a seu retorno. O próprio reino será seu."

Buddha, que ouviu tudo com total desapego, respondeu à pessoa que trouxe a mensagem: "Por favor, diga ao rei: ‘Sim, meu avô era um rei. Meu pai é um rei, e eu também era um rei. Contudo, já renunciei a este mundo. Eu acredito que meus verdadeiros pais são renunciantes e que meus verdadeiros ancestrais também são renunciantes. Se você me quiser de volta, você deve primeiro responder a estas perguntas: Você tem o poder de me livrar da morte? Você pode manter as doenças longe de mim e garantir a manutenção da boa saúde? Você tem a capacidade impedir que a velhice e a senilidade caiam sobre mim? Você tem o poder de me livrar de todos estes males? Se você puder dar respostas corretas a estas perguntas; então, eu voltarei imediatamente ao palácio.’"

Buddha viu que o nascimento era lamentável, que a vida era lamentável e que o fim também era lamentável. Ele respondeu a seu pai da maneira correta. Após ter visto todos os pesares da vida e ter assistido a tantas pessoas sofrendo, ele não podia continuar a revolver-se na ignorância e na ilusão; isso teria sido um desvio de insensatez. A vida de Buddha pode lhe servir como uma lição importante. No limitado tempo que lhe foi dado, você deve realizar a sua verdadeira natureza. Esse é o verdadeiro objetivo da vida humana. Seu corpo é composto pelos cinco elementos e, algum dia, perecerá. O morador interno de seu corpo é a única entidade permanente. Ao investigar a verdade, você compreenderá que não há nada como velhice e morte para o ser interno. Se você conseguir compreender que este morador interno, que é a sua própria realidade, é a própria divindade em todo o Seu esplendor; então, você conhecerá a verdade e desfrutará infinita paz.

O Campo e o Conhecedor do Campo

Uma outra forma como o mestre divino falou do corpo e de seu morador interno foi em termos de "campo" e "conhecedor do campo". Por conhecedor se entende aquele que está consciente e possui o conhecimento mais elevado, considerando que o campo não possui tal consciência e conhecimento. O que é este campo que é destituído do conhecimento mais elevado? É o corpo com seus aspectos grosso e sutil, é a morada do Senhor. Saiba que o Senhor, que possui todo o conhecimento e sabedoria, reside neste campo que é o corpo. O corpo é a residência dEle aqui na Terra.

Em sua vida diária, você se refere a seu corpo como "meu corpo". Em outras palavras, você reconhece que não é o corpo, mas que o corpo é seu; este lhe pertence. Da mesma forma, o morador interno considera que não é o campo, mas que o campo lhe pertence. Quando você diz: "isto é meu", você está declarando que você e o objeto são distintos. Quando você diz: "este é meu lenço"; você está asseverando a separação entre você e o lenço, o qual é algo diferente de você. Quando você diz: "este é meu corpo", isto significa que você é diferente de seu corpo. Da mesma forma, quando o Senhor declara que o campo é dele; então ele está livre para abandoná-lo quando desejar.

O corpo lhe é dado para que você possa realizar quem você realmente é, a fim de que possa reconhecer o morador interno deste. Sem um corpo, você não seria capaz conhecê-lo; você não poderia executar qualquer atividade e seguir qualquer senda espiritual. Todo o seu trabalho, mundano e espiritual, somente pode ser executado com a ajuda do corpo. O corpo é composto por 20 causas primárias, estas são: os cinco órgãos da percepção, os cinco órgãos da ação, os cinco ares vitais e os cinco envoltórios. Quando você adiciona a estes o subconsciente, o poder de discriminação, a sede dos sentimentos e da memória no coração e o ego, juntamente com o morador interno; então o total vai para 25 causas primárias que compreendem um indivíduo. Este conhecimento do corpo e do espírito interno diz respeito ao caminho da sabedoria.

O Mundo Inteiro é Ilusão

Os tolos, que nascem na ilusão e crescem na ilusão, nunca reconhecem a ilusão pelo que esta é. O mundo inteiro é ilusão, todos os apegos são ilusão, a vida em família é ilusão, a morte é ilusão, tudo que você vê e pensa é ilusão. Esta própria vida é ilusão. Onde estão todos aqueles reis e imperadores que estavam tão orgulhosos de seus feitos? Todos foram triturados sob a roda do tempo. Dias, meses, anos e eras se fundiram todos uns nos outros. O tempo é um fluxo contínuo e, neste fluxo, tudo e todos, cada objeto e cada pessoa estão sendo carregados para longe. Algo que está sendo levado pelo fluxo do tempo não pode se transformar em suporte para uma outra coisa que também está sendo levada.

Quem pode salvar quem? A única entidade permanente que não está sendo levada pelo tempo e que pode cuidar de tudo é o Senhor. Somente Ele pode proteger cada um. Ele é a margem estável deste rio sem fim que é o tempo. Segure-se nEle. Esse é o segredo da vida. Essa é a característica de um verdadeiro ser humano. Acredite no Senhor e não acredite no mundo, essa é a maneira correta de viver sua vida e desfrutá-la. Lembre-se sempre destes três princípios: em primeiro lugar, não se esqueça do Senhor; em segundo lugar, não acredite no mundo; e, em terceiro lugar, nunca tema a morte. Estes são os três princípios norteadores para toda a humanidade.

Na Gita, você encontrará 64 qualidades fixadas como os atributos de um verdadeiro devoto. É impossível para qualquer indivíduo ter todos estes atributos. Se você puder praticar um ou dois destes, é o bastante. Tenha fé firme no Senhor. Uma vez que desenvolveu uma fé profunda, você não precisa de mais nada. Numa caixa de fósforos, pode haver 50 palitos de fósforo. Se desejar fogo, você pode riscar um palito. Isso será o suficiente. Você não precisa riscar todos os 50 palitos de fósforo. Do mesmo modo, dos 64 atributos, se somente um único atributo for praticado até a perfeição, isso será suficiente. O atributo mais importante é o amor abnegado. Swami diz freqüentemente: "O amor é Deus e Deus é amor. Viva no amor." Se você viver no amor e ficar imerso na divindade, o Senhor cuidará de tudo em sua vida. Krishna disse a Arjuna: "Quando você tiver completa fé em Mim, quando estiver cheio de devoção e deixar tudo comigo, você será muito querido a Mim."

Os Quatro Tipos de Devotos

A verdadeira devoção não se refere meramente à execução de vários rituais religiosos como cantar canções devocionais; repetir mantras; engajar-se em orações, silenciosas ou públicas; ou se sentar para meditar. Devoção se refere a esta fé profunda e inabalável no Senhor. Há quatro tipos de devotos: os buscadores de dádivas para aliviar o sofrimento, os buscadores de bênçãos para uma vida plena e feliz, os buscadores do sentido mais profundo da vida e os conhecedores da sabedoria espiritual mais elevada.

O primeiro tipo é aquele que ora ao Senhor quando está em dificuldade ou quando está passando por privações e tribulações. É somente nessa hora que ele pensa no Senhor e O adora. O segundo tipo é aquele que roga ao Senhor por bênçãos de riqueza, posição e poder. Ele ora ao Senhor por progênie, vida longa e anseia por obter casas, propriedades, gado, ouro, jóias e pertences para suprir seu semelhante. A maioria das pessoas busca dádivas materiais não percebendo que a verdadeira riqueza é a sabedoria, que a verdadeira propriedade é a nobreza de caráter, que a jóia mais valiosa é estar imerso no amor de Deus. Eles ficam ansiosos por adquirir objetos materiais, mas não compreendem o sentido sutil e o significado profundo de todos estes símbolos externos de riqueza mundana.

O terceiro tipo de devoto está sempre engajado na busca da verdade. Ele procura constantemente saber: "Onde está Deus? Quem é Deus? Como posso alcançar Deus? Qual é o meu relacionamento com Deus? Quem sou eu?" Ao entrar neste estágio, você se engaja em todos estes questionamentos a fim de obter o conhecimento espiritual. Em primeiro lugar, você deve tentar descobrir: "Quem sou eu? De onde surgiu este mundo? Qual é o meu objetivo?" Você raciocina sobre estas três perguntas importantes e tenta obter algum entendimento. Você se aproxima de grandes pessoas, escuta seus ensinamentos, serve a eles e estuda as sagradas escrituras. Neste processo, o conhecimento indireto se torna conhecimento direto tão logo os ensinamentos que você ouviu e estudou se transformem em sua direta experiência interna. Finalmente, ao absorver completamente os ensinamentos dentro de si, você deixa este estágio para trás e se transforma no quarto tipo de devoto: o conhecedor mais elevado da verdade, aquele onde a sabedoria reside. Esta sabedoria é o verdadeiro conhecimento espiritual, o conhecimento transcendental. Esta sabedoria se refere à experiência da unidade, à experiência do "Um sem um segundo".

Permanecer apenas em exterioridades irá lhe causar sofrimento sem fim. Se basear suas experiências apenas no conhecimento mundano, você terá de sofrer as reações resultantes deste conhecimento. Por exemplo, suponha que você bata forte numa mesa e fique orgulhoso disto. Você pode se vangloriar por ter dado uma boa pancada e, com certeza, por tê-la danificado com o seu golpe. Mas, logo depois, para seu desânimo, você descobre que o objeto o golpeou de volta com a mesma intensidade e você acaba sendo igualmente machucado por este. No conhecimento do mundo, sempre haverá esta reação. O que quer que você faça, isto reagirá em você; o que quer que você diga, isto voltará como um eco a você; o que quer que você pense, isto será refletido em você. Tudo no mundo envolve reação, reflexo e eco.

No entanto, não há reação, reflexo ou eco algum no domínio espiritual. Neste domínio, há apenas o conhecimento transcendental; que é o verdadeiro conhecimento. Lá, você não encontrará algo separado. Nenhum objeto que possa reagir, nada que possa refletir ou ecoar; pois, no domínio espiritual, não haverá outro. Lá, tudo é um. Sempre que houver uma segunda entidade, haverá um desejo de possui-la ou de escapar desta; ou seja, surgirá um sentimento de desejo ou um sentimento de medo. Mas, quando você está imerso no conhecimento real, você não experimentará coisa alguma ou pessoa alguma; não haverá um segundo. Nessa hora, nem o desejo nem o medo podem surgir. Esse estado pode ser melhor descrito como sabedoria, o conhecimento mais elevado. Nesse estado sublime, você não vê e não ouve qualquer coisa separada de si. Você somente estará imerso na suprema bem-aventurança. Esta é a eterna alegria do divino.

A Estória do Homem Rico e Suas Quatro Esposas

Há uma pequena estória que ilustra os quatro tipos de devoção que foram discutidos aqui. Uma vez, um homem rico que tinha quatro esposas teve que ir ao exterior devido a um trabalho importante. Ele ficou alguns meses num país estrangeiro. Antes de voltar para casa, ele escreveu uma carta a cada uma de suas esposas. Na carta, ele dizia que estaria chegando em algumas semanas e perguntava se havia algo que elas desejariam daquele determinado país. Dizia que elas poderiam mandar uma lista que ele ficaria feliz em levar os vários artigos.

Sua primeira esposa era uma senhora infeliz, estava sofrendo de muitas doenças. Ela enviou ao marido uma lista de remédios explicando que a saúde dela não estava boa e que gostaria de ter alguns remédios estrangeiros que lhe ajudariam a se sentir melhor. Sua segunda esposa teve muitos desejos formidáveis. Ela escreveu: ‘Querido marido, traga-me, por favor, algumas jóias finas, alguns vestidos de seda e todos os artigos da última moda que estiverem disponíveis.’ Ele recebeu a carta e procurou obter esses itens para ela.

A terceira esposa tinha uma forte inclinação espiritual. Ela escreveu ao marido pedindo todos os bons livros que estivessem disponíveis nesse país; livros que tratassem da vida de grandes santos, descrevendo suas experiências de vida. Ela estava sempre procurando por bons livros espirituais que a inspirassem em suas próprias aspirações espirituais e, assim sendo, pediu a seu marido para ver se conseguia encontrar tais livros e trazê-los para ela. Sua quarta e favorita esposa escreveu: 'Meu querido, eu não preciso de coisa alguma para mim. Eu ficarei muito feliz quando souber que você voltou para casa são e salvo.'

Quando ele voltou para casa, trouxe com ele tudo que lhe foi pedido. A primeira esposa teve todos os remédios e tônicos mais recentes do exterior. A segunda esposa ganhou belas jóias e vestidos de seda de textura primorosa. Para a terceira esposa, o marido trouxe as mais finas cópias das escrituras e de outros livros sagrados. Em seguida, ele foi ficar com a quarta esposa que tinha escrito: 'Por favor, venha para casa com segurança; eu não quero mais nada.' Ela só desejava ele. As outras três esposas ficaram com ciúmes da favorita, uma vez que o marido foi ficar com ela. Elas enviaram mensagens perguntando: "Depois de tanto tempo sem nos ver, você não veio nos visitar em nossas casas nem ao menos uma vez. Qual a razão disto?" O marido respondeu: "Eu dei a cada uma de vocês exatamente o que pediram. Uma de vocês pediu remédios – eu os trouxe. Uma de vocês pediu as jóias mais modernas – eu as trouxe. Uma de vocês pediu livros sagrados – eu os trouxe. Uma de vocês só queria a mim; então, agora, ela me tem!"

Deus Responde a Todos os Pedidos

Este marido é o próprio Senhor e as quatro esposas são os quatro tipos de devotos. O Senhor irá conceder-lhe exatamente o que pedir. Se você pedir somente por Ele, então Ele virá e residirá em seu coração. Deus é a árvore dos desejos, a árvore que produz todo tipo de fruta imaginável. Ele responderá ao pedido de todos. Ele é onisciente. Ele está em toda parte. Ele sabe o que você deseja e irá conceder-lhe. De fato, todo este mundo é realmente uma árvore dos desejos. O Senhor usa o mundo para satisfazer os desejos que você possui e cuidar de todas as suas necessidades. Há pouquíssimas pessoas que compreendem isto. Eis aqui outra pequena estória para ilustrar isto.

Havia um viajante que estava caminhando há um longo tempo sob o sol forte. Finalmente, ele encontrou uma árvore agradável, grande, e parou para descansar. Ele estava muito cansado após sua longa caminhada no calor e, agora, a sombra da árvore lhe proporcionava grande conforto. Enquanto estava sentado sob a árvore, ele ficou com sede e disse a si mesmo: "Como seria bom se eu pudesse beber um copo de água gelada." Convenientemente, do nada, um copo de água fresca surgiu. Ele estava sentado ao pé de uma árvore dos desejos e não sabia. Após ter bebido a água, um segundo pensamento veio a sua mente: 'Quão bom seria se eu pudesse ter um travesseiro macio e uma cama confortável, então eu poderia realmente descansar bem.' Imediatamente, uma cama e um travesseiro surgiram fornecidos pelo próprio Senhor. Agora, o viajante estava muito confortável.

Após ter obtido a cama e o travesseiro, ele pensou: 'Como são bons e confortáveis esta cama e este travesseiro! Agora, se eu pudesse apenas ter a minha esposa aqui; então, como tudo seria perfeito.' A esposa dele surgiu imediatamente. Assim que ela apareceu, ele ficou muito assustado; pois ele não tinha certeza: 'Ela é realmente a minha esposa ou é algum demônio personificando minha esposa?' No mesmo momento em que este pensamento passou por sua mente, ela se transformou num demônio. Neste momento, ele ficou completamente dominado pelo medo e, em pânico, imaginou: 'Ó meu...! Será que este demônio vai me engolir?' Imediatamente, o demônio se lançou sobre ele e o engoliu inteiro.

A moral desta história é: quando se está sob uma árvore dos desejos, você deve ter muito cuidado com o que pensa. Quaisquer pensamentos você tenha irão se realizar com certeza. O mundo inteiro pode ser comparado a uma árvore dos desejos. Se você tiver bons pensamentos, obterá bons resultados; se você tiver maus pensamentos, maus resultados sucederão. Portanto, você nunca deve abrigar maus sentimentos ou maus pensamentos. É por isso que Swami diz freqüentemente: 'Seja bom, faça o bem, veja o bem. Este é o caminho para Deus.'

Você Não é Mortal, Você é Imortal

O mundo inteiro é a criação de Deus e é permeado pela vontade dEle. Em toda parte, há Deus. Não tenha maus pensamentos sobre quem quer que seja. Tenha completo controle sobre seus sentidos e pense apenas bons pensamentos. Velho ou jovem, você deve permitir que somente bons pensamentos entrem em sua mente e sempre aspire a se conduzir bem na vida. Este é o verdadeiro propósito de um ser humano. A palavra para ser humano em sânscrito é "nara", que significa: aquilo que não pode ser destruído, aquilo que sempre volta ao Senhor. "Nara" é aquele que não será arruinado, que é imortal. As antigas escrituras declararam: 'Você não é um ser mortal; você é o filho da imortalidade.' O ser humano também foi chamado de "manava". Isto alude àquele que é sem ignorância. No entanto, hoje, todos vocês estão se comportando de uma maneira insensata. Através de seus pensamentos, palavras e ações, vocês não estão dando o valor apropriado a palavra humano.

Foi dito que a morte é mais doce do que a cegueira da ignorância. Você deve fazer a ignorância sumir de você e jamais voltar. Se quiser eliminar a escuridão, você deve produzir a luz. Onde há luz, não pode haver escuridão. Se você deseja se livrar da ignorância, deve adquirir sabedoria. Quando você tem sabedoria, a ignorância não pode se estabelecer em você e será eliminada. Para obter sabedoria, você deve obter a graça de Deus. Um grande poeta cantou: "Ó Senhor! Se eu obtiver a Tua graça, o que há para temer? O que poderá o destino jamais fazer a mim?"

A sua vida não deve ser governada pela luxúria, raiva, ganância, paixão, orgulho ou ciúme. Estes são os seus inimigos. Eles devem ser conquistados e dominados. Estes são a escuridão, o produto da ignorância. Sua vida deve ser governada pela luz e pela sabedoria. Sua vida deve ser totalmente baseada na graça de Deus. Deste momento em diante, aspire pela graça de Deus e obtenha sabedoria. Para obter a graça de Deus, pense em Deus em toda parte, em todas as horas e em todas as circunstâncias. Nesta era de trevas, não há prática espiritual maior do que esta. Engaje-se na constante repetição do sagrado nome do Senhor e O mantenha permanentemente estabelecido no fundo de seu coração. Assim, você abençoará sua vida e dará um excelente exemplo ao resto do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário