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sábado, 15 de janeiro de 2011

O livro do Caminho - 9º Capítulo: Desejo e raiva – os gêmeos nocivos

 

Somente quando acalmar seus pensamentos, você será capaz de superar os desejos; e somente após ter controlado os seus desejos, você será capaz de conquistar a raiva. Assim, o primeiro passo para conquistar os desejos e a raiva é livrar-se do processo do pensamento.

Encarnações do Amor,

Acalmar a mente é uma prática essencial para devotos e para pessoas comuns; mas, como foi ensinado no capítulo da Gita sobre devoção, o ato de acalmar todos os pensamentos é especialmente importante para os devotos. Os pensamentos são carregados de energia e vida. Podem até mesmo ser mais fortes do que a matéria mais sólida. Você começa a pensar desde o momento do nascimento. O material que compõe seus pensamentos é extremamente sutil, surge do alimento que você come. Assim, se consumir alimento que foi santificado, você terá somente pensamentos sagrados.

Use Pensamentos Sagrados para Destruir Pensamentos Obscuros

Quando uma pessoa é preenchida com pensamentos sagrados, todas as suas ações serão sagradas. Suas palavras também serão sagradas. Tais pensamentos sagrados são como uma espada ou uma faca afiada. Você pode usar pensamentos sagrados para descobrir pensamentos negativos, sentimentos negativos e ações negativas e cortá-los em pedaços. Por outro lado, se você ingerir alimento não santificado, os sentimentos negativos, as ações negativas e os pensamentos negativos florescerão. Não apenas isto; mas, devido ao alimento insalubre, você enfraquecerá o corpo, perderá o poder de digestão e sofrerá todos os tipos de desconforto corporal.

Na Gita, o Senhor enfatizou que, tanto para a prosperidade mundana quanto para desenvolver o potencial espiritual inerente ao homem, um corpo forte e puro é essencial. Por causa disto, é importante que somente alimento saudável seja consumido e que este seja santificado oferecendo-o ao Senhor antes de ser ingerido.

Os pensamentos e o processo do pensamento constituem a própria forma da mente. Se os pensamentos são dirigidos ao mundo fenomenal e às coisas relacionadas a este, então, estes processos mentais giram em torno de riqueza e propriedade; pois estes são a própria base da vida no mundo do fenômeno. A palavra riqueza normalmente se refere a suas posses mundanas e apegos, tais como o dinheiro, casas e terrenos. Outra forma de riqueza é a sua fama, sua posição e situação na vida. Contudo, a Gita não considera posses ou status como a sua verdadeira riqueza. Esta declara que o caráter é a sua riqueza; o bom comportamento é a sua riqueza; e, sobretudo, o conhecimento do ser supremo é a sua verdadeira riqueza.

Bom Caráter, Bom Comportamento e Conhecimento do Ser

O nome e a fama mundana, a propriedade e a família são todos efêmeros. Podem desaparecer mesmo quando você ainda estiver vivo. O calamidade e o infortúnio podem causar a perda do nome e da fama, da propriedade e da família. Além do mais, nenhum destes terá conexão alguma com você após a sua morte. Mas o bom caráter, o bom comportamento e todas as nobres qualidades que destes se originam ajudarão você não somente durante o período de vida, mas também quando esta vida terminar. Estes continuarão sendo seus firmes companheiros para sempre. Estarão a seu lado para ajudá-lo a obter o conhecimento de seu ser verdadeiro e, desse modo, alcançam o Senhor e se fundem com Ele.

Sua fama verdadeira não depende de sua beleza física ou de seu charme. Não depende de suas riquezas. Não depende de sua força física. Depende somente de seu bom caráter. Nas escrituras, você encontrará a história de Vishvamitra que, naquela época, era um rei poderoso e cruel, obcecado pelo ego e orgulho de suas proezas físicas. Uma vez, ele decidiu vingar-se do sábio Vashishta. Naturalmente, Vashishta baseava sua força somente na divindade. Ele era uma grande alma que estava sempre estabelecido na consciência divina. Ele usava um campo protetor invisível, a proteção resultante do fato de estar imerso no princípio divino.

Quando atacado pelas flechas e projéteis mortais de Vishvamitra, o sábio permaneceu completamente tranqüilo. As setas que Vishvamitra lançou contra Vashishta se tornavam absolutamente ineficazes, como se fossem apontadas para uma montanha de pedra. Todos os projéteis que Vishvamitra usava quebravam no momento em que tocavam o corpo de Vashishta e caiam inofensivamente ao solo.

De fato, a força física é realmente um tipo de fraqueza. Somente o poder baseado na divindade, e que possui a força da retidão, é verdadeiro poder. Quando Vishvamitra percebeu isto, empreendeu severas penitências para alcançar o mesmo estado espiritual elevado em que Vashishta sempre se encontrava. Depois de se engajar em prolongadas austeridades, Vishvamitra pôde, finalmente, adquirir o conhecimento do divino e teve o próprio Vashishta proclamando-o um sábio de consciência divina.

Poder Divino e Poder Físico

Os Kauravas, os primos perversos que Arjuna e os Pandavas tiveram de combater na grande guerra, juntos, eram cem irmãos. Os Kauravas também basearam sua força em poderio militar. No fim, todos estes irmãos morreram na guerra que tinham fomentado e nem mesmo um único filho foi deixado para executar os rituais fúnebres dos pais quando estes morreram. Foi um destino terrível. Ao invés de procurar a ajuda divina, os irmãos Kauravas se refugiaram somente no poder físico, no dinheiro e na força individual. Por outro lado, os irmãos Pandavas entregaram tudo a Krishna e buscaram somente a graça dEle.

Quando Arjuna caiu aos pés de Krishna e se rendeu a Ele, Krishna estava muito satisfeito e o ergueu dizendo: "Levante-se, Arjuna. O verdadeiro poder se encontra na fé. No fim, a justiça sempre triunfará e o egoísmo sempre perecerá; esta é a uma verdade justa e imutável que se aplica em cada era." Ele garantiu a Arjuna, no dia da batalha, que quem quer que se refugie no Senhor ganhará a Graça e será bem sucedido em o que quer que faça. Ao passo que aquele que recusa a proteção do Senhor não poderá obter a Graça dEle e, no fim, certamente fracassará e será destruído.

Se deseja ganhar a graça do Senhor, você deve controlar seus desejos mundanos. Todas as suas atividades no mundo fenomenal se relacionam ao estado de vigília. Os resultados que surgem destas atividades não são mais reais do que os resultados você obtém nos sonhos. As mansões e os grandes bangalôs que você vê nos sonhos desaparecem num flash quando você abre os seus olhos e acorda. Estas visões não são reais e nunca foram. As experiências de seu estado de sonhos desaparecem em seu estado de vigília e as experiências de seu estado de vigília desaparecem em seu estado de sonhos. E, no estado de sono profundo, ambas desaparecem.

Os Três Mundos e, Além Destes, o Senhor

Na Gita, Krishna ensinou que há três mundos: o físico, o mental e o causal. O mundo mental é uma forma sutil do mundo físico, e o mundo causal é uma forma ainda mais sutil do mundo mental. Destes três mundos que se interpenetram – os mundos relacionados aos estados de vigília, de sonho e de sono profundo – o causal é o mais sutil. Este permeia tudo. Mas, além de todos estes mundos, há o Senhor infinito, o princípio supremo da divindade. Este princípio divino é o mais sutil dos sutis, o menor dos menores, mas também o maior dos maiores. Entre os poderosos, a divindade é mais poderosa do que todos. Não pode haver nada mais magnífico. Busque-O. Instale-O em seu coração e se salve. Saiba que o mais poderoso de todos os poderosos é o seu próprio ser. Esta é a verdade da divindade. Esta é a sua verdade.

Para alcançar o princípio divino, que é o objetivo supremo, você deve começar sua jornada pela primeira etapa do trajeto; na qual você se considera um servo ou um mensageiro de Deus. Esta é a etapa do dualismo. Gradualmente, você entra no estágio do não-dualismo qualificado, a segunda etapa importante no caminho espiritual. Aqui, você experimenta a divindade dentro de você, em seu próprio coração. Neste estágio, você se considera como estando muito próximo ao Senhor. Você terá o sentimento: "Deus está dentro de mim. Ele é aquele quem eu realmente sou. Eu sou Ele. Eu sou Ele." Então, ao prosseguir ainda mais no caminho espiritual, toda dualidade desaparecerá completamente e você será deixado apenas com o Eu, o ser puro, sem quaisquer modificações ou limitações.

Toda esta jornada é como o processo de cura que ocorre com uma ferida. Inicialmente, uma camada protetora de casca dura se forma sobre a ferida. Finalmente, esta cobertura cai por si mesma quando a ferida é curada. Quando ambos os sentimentos, de que você é o servo do Senhor e de que você é um com o Senhor, que cobrem o puro Eu desaparecem; em seguida, você estará no estágio final do não-dualismo. Nessa hora, você está imerso na verdade única: eu sou eu.

Por Onde Quer Que Olhe, Você Vê Seu Ser Uno

Quando você declara: "Eu sou Ele, eu sou Deus," ainda há alguma dualidade; pois ainda há duas entidades, eu e Deus. Então, isto ainda não é não-dualismo completo. Bem no começo, quando você diz: "Ó Senhor, eu sou Teu servo;" o Senhor e o servo estão separados e seus respectivos status são claramente distintos. Por outro lado, quando você diz: "Eu sou Deus," embora ainda haja um traço de dualidade, a distinção não é a de um sujeito e objeto separados, mas se assemelha mais com a visão do reflexo ou imagem de si mesmo num espelho.

Sempre que há pessoas diferentes, quando há muitas entidades separadas, então, haverá também muitas imagens ou reflexos distintos. Mas, no estágio do não-dualismo qualificado, você vê somente sua própria imagem em toda parte, pois você é tudo o quê existe. Você é o ser uno sendo refletido como muitas imagens, assim como o único Sol é visto como várias imagens distintas em diferentes potes cheios d’água. Assim, no estágio do não-dualismo qualificado, você está sozinho; não há qualquer outro. A única coisa que ainda há entre você e a divindade é o espelho. Você percebe constantemente seu próprio reflexo e, desse modo, se vê muito próximo e muito querido ao Senhor - face a face com Ele.

Entretanto, ao perceber apenas o único Deus que tudo permeia, então, onde está a necessidade de qualquer imagem que seja? Pode haver algum lugar onde Ele não esteja? Sendo o mundo inteiro a mansão do Senhor onipresente, então, onde você deveria procurar a porta para entrar na mansão dEle? Se houvesse uma rua e uma casa separadas, então deveria haver uma porta que se abrisse para rua; mas, na verdade, não há rua alguma. Estando o Senhor que tudo permeia em todos os lugares, como pode haver algum lugar especial onde você deve procurar a fim de encontrá-lo? Não, não há um lugar especial onde Ele resida.

Uma vez que você perceba que Ele está em todas as partes todo o tempo, então, a verdadeira percepção da divindade não é aquela de um objeto cujo reflexo é visto em vários lugares; mas a percepção de que há somente você, o ser uno imortal, residindo em toda parte, presente em tudo em toda a sua plenitude. Esta percepção universal da divindade como o Um sem um segundo, é chamada de não-dualismo.

Você não é um Pecador - Você é Deus

Como parte de seus hábitos religiosos, algumas vezes, as pessoas dirão em suas orações: "Ó Senhor, eu sou um pecador; minha alma está cheia de pecado; eu tenho feito tantos atos pecaminosos." Mas quem é esta pessoa que está pecando? Pode haver, em algum momento, alguém que é separado do Senhor? Pode tal ser existir? Estas asserções sobre pecar e ser um pecador não são boas práticas para os devotos se engajarem. Ao invés disso, você deve pensar: "Na verdade, eu sou Deus. Eu não sou diferente de Deus. Eu sou a própria paz. Eu sou o amor eterno. Eu sou felicidade pura sem fim." Manter tais idéias e pensamentos elevados em sua mente é a melhor forma de alcançar o objetivo.

Na Gita, na lista das qualidades nobres que um devoto deve possuir, o Senhor começou com: "Não tenha ódio por ser vivo algum." Se você tratar a felicidade e a miséria com uma mente igual, então a questão do ódio não surge de forma alguma. Se você reconhecer que o mesmo princípio transcendental está encarnado em todos os seres humanos, assim como em todas as criaturas; então, não pode haver lugar para o ódio. Se percebesse que a divindade única reside igualmente em tudo; então, como poderia você jamais odiar alguém? Onde está o outro? Neste contexto, você pode perguntar a quem é dirigida a frase: "Não tenha ódio por ser vivo algum". Esta é dirigida àqueles que realizaram o único princípio transcendental que existe igualmente neles e em todos os demais? Não, obviamente não é a estes. Esta regra é dada para o bem daqueles que ainda não perceberam esta grande verdade da unidade de todos os seres.

A Doçura do Caminho do Servo

Há uma alegria extraordinária que você obtém quando se aprofunda na atitude de ser o servo do Senhor. Você logo se torna cheio de prazer por ter absorvido a doçura do Senhor e jamais deseja sair desse estado de felicidade. Você conclui que não poderia continuar desfrutando a perfeita doçura do Senhor caso fosse deixar, em algum momento, este sentimento de ser o servo para entrar no estágio de "Eu sou Ele". O açúcar não conhece a sua própria doçura. Você pode estar preocupado pois, se fosse se tornar um com o açúcar, você não poderia mais apreciar a doçura. Uma vez que partilhe da doçura do Senhor no estágio de servo, você pode preferir permanecer neste estágio para poder provar a todo momento o néctar dessa doçura, ao invés de se tornar um com o Senhor.

Por exemplo, Hanuman, o grande devoto de Deus, teve a experiência de extrema bem-aventurança que surgiu de sua atitude resoluta de "Eu sou o servo do Senhor Rama". Mas quanto tempo pode durar tal sentimento? Pode durar apenas enquanto você tem a graça do Senhor e está próximo a Ele. Se tivesse que se separar dEle para sempre; então, muito provavelmente, você experimentaria extrema angústia.

No estágio do não-dualismo qualificado, a questão do sofrimento não surge de forma alguma; pois, naquele estado de exaltação, você está incessantemente com o Senhor e não há possibilidade de experimentar qualquer separação ou sofrimento. Na fase de servo há a possibilidade de separação entre o Senhor e o servo; mas, na segunda fase, não-dualismo qualificado, não pode haver qualquer descontinuidade na bem-aventurança, uma vez que não pode surgir qualquer possibilidade de separação.

Controlando os Desejos e a Raiva

Se deseja penetrar na verdade fundamental de seu ser e imergir na bem-aventurança de seu próprio princípio divino, você precisa desenvolver completo controle sobre os seus desejos. No momento em que qualquer pensamento surgir, você deve questionar a natureza deste pensamento. Pergunte-se: "Este pensamento é favorável ou prejudicial para o meu progresso espiritual?" Os devotos devem ser extremamente cuidadosos, desde o começo, para que pensamentos negros não permaneçam em suas mentes. Para a maioria das pessoas, é impossível permanecer sem quaisquer pensamentos. Mas, de qualquer forma, quando pensamentos negros surgirem, você pode fazer algo. Não os acolha. Não lhes dê qualquer abrigo.

Transforme imediatamente quaisquer pensamentos sombrios em pensamentos sagrados. Da mesma forma, cuide para que você empreenda somente boas ações e, consagrando-as ao Senhor, aproveite cada oportunidade de transformar estas ações em adoração. Transformando todos os pensamentos em pensamentos nobres e todo trabalho em adoração, você progredirá no caminho sagrado naturalmente. Controlando seus pensamentos desta maneira, você também poderá controlar qualquer raiva que possa surgir.

Poucas pessoas se preocupam com a raiva imaginando qual é a melhor maneira de controlá-la quando esta surge e tenta subjugá-las. A maneira mais fácil de controlar a raiva é esta: no momento em que perceber que a raiva está surgindo em você, apenas ria muito alto. Ou, vá ao banheiro e tome um banho frio. Você pode também beber um copo de água gelada e relaxar num local fresco. No momento em que a raiva vem, é mais proveitoso sair do lugar onde você está e ir a outro local. Se com todas estas medidas você ainda não for capaz de controlar a sua raiva, então, fique em frente a um espelho e examine o seu rosto. Após ver a sua aparência, você certamente sentirá tanta repugnância que logo será capaz de controlar a sua raiva.

Uma outra coisa que você pode fazer sempre que a raiva surgir é questionar a causa desta raiva. É justificada? Lembre-se que se alguém for prejudicado no decurso de sua raiva, você estará cometendo um pecado e talvez isso possa não lhe ser bom. Empreender todos estes métodos será muito difícil, mas é suficiente lembrar-se de não deixar a sua língua entrar em ação imediatamente após você ficar irritado e derramar uma chuva de palavras furiosas. Dê algum tempo para examinar bem as coisas. De várias formas, a raiva enfraquece a pessoa que está tentando empreender uma prática espiritual. Se você fizer algum esforço para controlar a raiva quando esta surgir, estes esforços agirão para fortalecer seu corpo e purificar a sua mente.

Atração e Repulsão

A Gita declarou que uma pessoa fraca jamais pode obter a auto-realização. Assim, para adquirir o conhecimento de seu verdadeiro ser, é muito importante que você obtenha completo controle sobre os seus apegos e ódios, sobre os seus desejos e sobre a raiva. Estes pares de opostos surgem das propriedades primarias de atração e repulsão que são inerentes à psique humana, como também a todos os seres e coisas fenomenais. A atração e a repulsão são responsáveis por tudo que compõe o mundo. Estes mantém você limitado ao mundo; e, enquanto estiver preocupado com o mundo, a luz da verdade não brilhará para você. Por essa razão, esta atração e repulsão pelas coisas do mundo deve ser banida de seu coração. Assim, o conhecimento do ser verdadeiro poderá se arraigar lá.

Quando possuir o sagrado conhecimento do atma em seu coração, você poderá desfrutar a paz. Esse aroma de paz se espalhará a seu redor e influenciará quem quer que você veja e toque. Por outro lado, se você for preenchido com sentimentos sombrios, pensamentos sombrios e ações sombrias; estes irão poluir o seu coração e infectarão outras pessoas com o seu veneno. Bons ou maus, os pensamentos que cobrem o seu coração e lá se abrigam serão espalhados entre as pessoas a seu redor, e estas pessoas irão emanar os mesmos sentimentos.

Às vezes, pode haver alguma dificuldade em distinguir entre o bem e o mal. A real distinção não está em rótulos e aparências externas, mas nas intenções e na pureza interna. Se você segura uma rosa com sua mão direita, que no Oriente é considerada a mão sagrada; a fragrância da flor chegará não somente a você, mas também àqueles a seu redor. Entretanto, mesmo quando você pega a mesma rosa e a segura em sua mão esquerda, que no Oriente é considerada a mão que não é sagrada; a rosa espalhará sua doce fragrância a todos. Você pôde fazer diferença entre direita e esquerda, mas para a fragrância não há qualquer distinção. Esta se espalha tão abundantemente da mão não sagrada quanto da sagrada, entre todos que estão próximos.

Do mesmo modo, se você é um teísta ou um ateísta, isto se relaciona somente a seus próprios sentimentos e crenças. Quanto a Deus, se você tiver pensamentos sagrados, executar bons trabalhos e usar de boas palavras; então, mesmo se você for um ateísta, você será querido a Ele. O Senhor da Gita declarou: "Quem quer que seja, se tiver controlado os seus desejos e a raiva, se subjugou tanto a sua atração quanto a sua aversão pelas pessoas e coisas do mundo; então, esta pessoa Me é muito querida."

O Que Importa É o Caráter, Não a Crença

A filosofia indiana foi classificada de acordo com aqueles que acreditam em Deus e aqueles que não acreditam em Deus. Mas, para a divindade, o que conta são as qualidades do caráter do homem ao invés de sua crença. Prahlada, o filho de um rei demônio, era um dos maiores devotos do Senhor. Ele foi colocado em grandes problemas por seu pai e por seus professores que lhe tentavam imprimir traços demoníacos. Embora nascido um demônio, Prahlada sempre demonstrou um caráter nobre e excelente. E, apesar de todas as dificuldades em que foi colocado, Prahlada era capaz de desfrutar continuamente a bem-aventurança de seu próprio ser imortal e de ter consciência da presença do Senhor em seu coração. Prahlada significa aquele que está continuamente feliz. Assim, se você segue pensando continuamente no Senhor, estes sentimentos de alegria resplandecerão com um grande brilho e você será um com Deus.

Logo no começo de sua jornada espiritual, você deve fazer esforços determinados para controlar os seus desejos e a raiva, seus apegos e o ódio. Isto permitirá que o princípio divino resplandeça de dentro de você. Controlar o desejo e a raiva é uma das práticas espirituais mais importantes. Trata-se da tarefa preliminar de cada devoto. Se for bem sucedido no controle dos desejos e da raiva, dos apegos e do ódio, você poderá justificar a sua vida e alcançar o seu objetivo. Contudo, se permitir que estes permaneçam em seu interior, então, sejam quais forem os exercícios espirituais que você faça, estes serão um desperdício; e a sua vida também será um desperdício total.

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