Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

sábado, 15 de janeiro de 2011

O livro do Caminho - 13º Capítulo: Tempo perdido é vida perdida

 

O Senhor declarou na Gita: "Quem quer que se lembre de Mim, Me é muito querido." Assim, lembre-se sempre do Senhor. Ofereça-Lhe sua mente e seus desejos. Entregue tudo a Ele e você irá alcançá-lo rapidamente.

Encarnações do Amor,

Na Gita, o Senhor ensinou que alegria e tristeza, frio e calor, lucro e perda, crítica e elogio; todos devem ser encarados com a mesma mentalidade. Esta equanimidade mental é um dos atributos mais importantes de um verdadeiro devoto. Há muitos outros atributos de um verdadeiro devoto, mas todos estes estão contidos em duas qualidades principais: disciplina e renúncia. A disciplina se aplica aos três tipos de penitência: penitência corporal, penitência mental e penitência vocal. A renúncia se refere à compreensão das imperfeições dos objetos e a viver uma vida desapegada destes objetos; em outras palavras, viver como uma testemunha. Se você puder incorporar estas duas importantes qualidades, a disciplina e a renúncia, em sua vida diária; então não haverá necessidade de qualquer outra prática espiritual.

Comece sua Prática Espiritual Quando Você For Jovem

Se deseja desenvolver estas duas qualidades, você deve começar em sua infância e deve usar este período prematuro da vida de uma maneira sagrada e enobrecedora. No mundo de hoje, muitas pessoas empreendem a prática espiritual somente quando alcançam a velhice. Após terem desfrutado completamente os objetos de luxo e terem ficado enfastiadas e exauridas pelos prazeres do mundo, elas consideram embarcar no caminho espiritual. Tendo gasto suas vidas se concentrando nos objetos dos sentidos, na vida em família, em crianças, na riqueza, em propriedades, no nome e na fama, ficam desiludidas na velhice. Elas percebem que não há nada de verdadeiro nestas coisas e que a paz mental e a alegria duradoura não podem vir do mundo fenomenal nem de atividades mundanas. Após entrarem na noite de suas vidas assombradas pelo vazio de suas experiências, elas começam a fazer exercícios espirituais.

Mas, na velhice, quando você está sofrendo todos os tipos de fraquezas físicas e mentais, será muito difícil praticar e viver uma vida espiritual rigorosa. Mesmo nessa hora, você não deve ficar desanimado pensando que não há possibilidade de avanço espiritual para pessoas idosas. Oportunidades para experiências espirituais estão certamente disponíveis a elas. Ao invés de não pensar no Senhor em momento algum, é muito melhor pensar nEle pelo menos na velhice. Quando se vem a pensar no Senhor, não há qualquer limitação com respeito a hora, lugar ou idade. Por causa disso, o mestre divino declarou na Gita: "Pense em Mim em todas as horas, em todos os lugares." Mas Ele também declarou que a melhor oportunidade para praticar estes exercícios espirituais de uma forma resoluta é em sua juventude. O melhor momento para empreender exercícios espirituais é quando a sua força física, a força de seus órgãos dos sentidos e a sua força mental existem em abundância.

O processo é algo como reservar uma passagem de avião antes de embarcar numa viagem. Ao chegar ao aeroporto depois de ter reservado antecipadamente seu lugar, você provavelmente prosseguirá sua viagem com tranqüilidade. Por outro lado, se você for ao aeroporto somente no último minuto, sem ter uma reserva; você pode não embarcar no avião. Tudo vai depender do acaso. Você pode terminar tendo que ir por um meio mais lento ou pode ter que atrasar a sua viagem. Isto acontece da mesma forma com as pessoas que começam a pensar sobre assuntos espirituais na velhice. Elas podem, ou não, ter a capacidade de avançar espiritualmente de maneira significativa nesse ponto de suas vidas. Mas, se os mesmos indivíduos tivessem empreendido com determinação exercícios espirituais em idade jovem, estariam certos de atingir o sucesso espiritual em sua velhice.

Não Desperdice sua Juventude

Se você desperdiçar seu tempo desfrutando os prazeres da vida durante a sua juventude, desperdiçando a energia de seu corpo e dos órgãos dos sentidos; neste caso, se você quiser alcançar o objetivo de se fundir com o Senhor em sua velhice, há possibilidade de você perder essa oportunidade. Não há qualquer significado em servir alimento delicioso aos demônios e, depois, quando estes consumiram tudo de bom, oferecer as sobras a Deus. Você pensa que isso agradará a Deus? Não! Após todas as suas energias e capacidades terem sido dissipadas pelos demônios da raiva, ganância, luxúria e orgulho; você tenta oferecer a Deus o pouco que é deixado. Mas essa oferta não será aceita por Ele. Neste contexto, a Gita enfatizou que a sua juventude é um período muito precioso que deve ser usado com grande cuidado para se avançar espiritualmente.

Quando você tem algo por muito tempo e tem isso como algo garantido, você pode não apreciar seu verdadeiro valor. Somente após perdê-lo, você irá realmente apreciá-lo. Enquanto possui seus olhos, você não sabe o valor e a preciosidade destes. Você somente percebe a importância da visão ao perder a sua vista. Da mesma forma, quando tem boa saúde e todas as suas faculdades estão em todo seu esplendor, você não compreende verdadeiro valor destas. Após perder sua saúde e quando suas faculdades ficam prejudicadas, então você se arrepende e lamenta que todas as suas capacidades e energias se foram. Mas lamentar nessa hora é inútil. Durante a juventude, você permitiu que os maus hábitos e os maus traços se tornassem seus grandes amigos e ficassem profundamente enraizados em você. Você desperdiçou e usou mal as capacidades que lhe foram dadas, seguindo cegamente seus desejos sensuais. Mais tarde, estes maus hábitos e maus traços se tornam seus principais inimigos na velhice.

A maior parte dos jovens não usa a capacidade de discriminação de maneira apropriada. Eles não tentam discriminar quem é o verdadeiro amigo e quem é o inimigo. Se você seguir apenas seus sentidos e instintos inferiores e não desenvolver a sua inteligência para compreender o significado da vida; então, há alguma razão para chamá-lo de ser humano? Não deveria você ser considerado um mero animal? Uma vez que você entenda o significado da vida humana e preencha seu ser com as qualidades nobres de um ser humano, seus sentidos não serão mais capazes de confundi-lo.

Use Seu Corpo Para Deus

Nos dias de hoje, você está usando Deus em prol de seu corpo. Você não está usando seu corpo para adorar à Deus. Você ora à Deus por boa saúde sempre que está doente; mas você não está usando toda a sua força física e todas as suas faculdades, quando você as tem, para adorar à Deus. Você imagina que haverá tempo em abundância mais tarde para se engajar em adoração e, desse modo, vai perdendo seu tempo. Você pensa que pode começar a contemplar Deus e fazer exercícios espirituais após a aposentadoria. Talvez você sinta que é melhor, nesse meio tempo, aproveitar a vida e desfrutar os objetos do mundo enquanto você ainda é jovem. Mas, como você pode começar a pensar em Deus quando ficar velho, após perder todas as suas capacidades?

Se você não estiver usando todo seu poder físico e todas as suas capacidades para adorar ao Senhor agora; então, mais tarde será tarde demais. Quando as crianças fizerem gozação com você e o chamarem de "macaco velho", terá você então força para começar uma vida espiritual intensa? Quando seu cabelo estiver branco; quando você dificilmente puder se mover; quando você mal puder ver; quando todos os órgãos dos sentidos ficarem fracos, poderá você então usá-los na adoração ao Senhor? Não, isto não será possível. As escrituras descreveram muito enfaticamente a futilidade de começar suas práticas espirituais somente em seus últimos dias. Está declarado que quando o deus da morte o encontra e grita: "Venha! Venha!", quando seus próprios parentes estão ansiosos para levar o cadáver para fora de casa, quando estão todos gritando: "Leve-o embora! Leve-o embora!", e quando sua esposa e filhos estiverem soluçando; poderá você pensar no Senhor nessa hora? Poderá você dizer a seus parentes para pararem de chorar? Poderá você dizer a morte para esperar um pouquinho, pois você deseja pensar em Deus por alguns minutos?

Você deve acumular na juventude todas as coisas que serão necessárias para preparar uma base sólida para um futuro feliz. Você realmente pensa que é possível pensar no Senhor somente após a aposentadoria? Não, não é possível. Você deve estar completamente engajado na prática espiritual regular antes da aposentadoria. Mas, ao invés disso, você mergulha nos negócios e continua assim, mesmo depois da aposentadoria; ou, desperdiça o seu tempo indo a clubes e de muitas outras formas que dissipam sua preciosa vida.

Você Não Pode Começar a Vida Espiritual Quando a Morte Está à Porta

Uma dona de casa perguntou certa vez a seu marido: "Ao menos agora, em sua velhice, você não deveria estar pensando em Deus? Você nunca arranjou tempo para fazer isto antes, durante o seu período ocupado. Por favor, faça-o agora!" O homem de negócios respondeu: "Eu não tenho tempo nem para morrer, quanto mais para pensar em Deus." Mas, você acha que a morte não virá para alguém que diz que não tem tempo para morrer? Virá a morte somente de acordo com os desejos desta pessoa? Não, o tempo não espera quem quer que seja. Por essa razão, enquanto ainda resta tempo, você deve usá-lo da maneira apropriada.

O inimigo chamado morte, com os seus soldados chamados doença, estará esperando para travar uma guerra contra seu corpo. Os homens morrem da forma mais lamentável e desamparada quando são atacados pela doença seguida de morte. Mas nenhum exército pode atacar àqueles que obtiveram a graça do Senhor. Portanto, durante a própria juventude, você deve obter a graça de Deus e equipar-se para encarar todos os desafios de seus inimigos quando estes vierem cercá-lo. Acima de tudo, você deve estar firmemente convencido, em seu próprio coração, de que esta jornada da vida será longa. Seja de ônibus, trem ou avião, qualquer outra viagem dura apenas um curto período; você não precisa fazer muitos preparativos para essas viagens. Entretanto, para esta jornada da vida, você deve equipar-se para todas as contingências de uma longa viagem; de outro modo, você estará sofrendo intensamente mais tarde, quando estiver encarando verdadeiros problemas e verdadeiras dificuldades.

Num compartimento de carga, os trens costumam transportar substâncias químicas ativas. No período da construção do vagão, é colocado um selo mostrando uma determinada data no futuro: é o dia em que aquele "container" usou toda a sua vida de serviço normal e deve ser retornado ao depósito para reciclagem. Acontece o mesmo com o "container" que é o seu corpo. Aqui também, uma data de retorno foi escrita nele pelo próprio Deus.

Você não se lembra de que deve voltar. As pessoas esquecem totalmente esta verdade muito importante. Se você realmente deseja apreciar todos os prazeres da vida numa etapa posterior, então, durante a juventude, você deve obter a graça de Deus. No decorrer da vida humana, os períodos da infância e juventude são muito importantes. Não percebendo o grande valor deste período da vida, você desperdiça o seu tempo durante a juventude. Você usa um cálice de ouro adornado com jóias e pedras preciosas para um propósito baixo, inferior, desprezível. Para alimentar o fogo de seus sentidos, você está usando sândalo caro como combustível. O recipiente é muito precioso, o combustível também é precioso; mas o alimento que você está escolhendo para preparar com estes é insípido e imprestável. Um corpo tão precioso e tal combustível sagrado estão sendo desperdiçados para que você possa apreciar as coisas triviais e inúteis da vida. Coisas sem valor são colocadas neste precioso recipiente e utilizadas para um desfrute sórdido. Você está usando um arado de ouro para arar o campo de seu coração, mas você não produz nada além de inúteis ervas daninhas.

A Verdadeira Vida Humana Envolve a Discriminação e a Renúncia

O campo de seu coração é o muito precioso e sagrado. O mestre divino declarou que até mesmo esse campo Lhe pertence. O Senhor declarou que é ambos, o campo e o conhecedor do campo. Ele é o verdadeiro proprietário de seu coração e de seu corpo. Ele se identificou com estes. O quê você está fazendo com este coração e corpo sagrados? Você está usando um arado de ouro para cultivar colheitas inúteis de prazeres sensuais. Qualquer pessoa que tenha consciência da preciosidade do coração e dos sentimentos que lá estão, não fará mal uso destes. A vida deve ser usada para o bem, para a felicidade dos outros, para trilhar o caminho santificado, para alcançar o objetivo sagrado e para gerar um brilho resplandecente no coração e na mente. Você deve usar esta vida para fundir-se na divindade. Somente então, você terá autoridade para afirmar que a sua vida se tornou santificada e autêntica.

Diz-se que é muito difícil e quase impossível obter uma vida humana. O que há de tão especial com relação à vida humana? Por que esta é tão difícil obter? Você também pode desfrutar todos os prazeres que os animais e pássaros desfrutam. Nesse caso, qual é o propósito de declarar que a vida humana é assim tão preciosa, tão especial? É porque você tem a habilidade de discriminar entre o certo e o errado. É porque você tem a habilidade de desistir dos apegos e do ódio. Portanto, você deve usar a inteligência que lhe foi dada para fazer uma distinção entre o modo de vida animal e o modo de vida humano. Não discriminando entre o ser verdadeiro e o ser inferior, não desenvolvendo sua inteligência mais elevada, você se torna vítima da agitação e do pesar. Você não pode encontrar a paz interior, pois não segue o caminho correto.

Com uma firme determinação, as pessoas jovens precisam empreender os três tipos de penitência: física, mental e vocal; e, deste modo, dar um exemplo ao mundo. Você deve usar o princípio interno da atividade para subjugar o princípio da inércia; e, em seguida, você deve usar o princípio da serenidade para subjugar o princípio da atividade. É impossível ser sereno enquanto seu coração está preenchido com as naturezas da inércia e da atividade. Quando a cabeça está vazia, você pode esperar preenchê-la com algumas boas idéias; mas, se sua cabeça já está preenchida com todos os tipos de pensamentos inúteis, como será possível preenchê-la com qualquer coisa sagrada e grandiosa? Você encheu a sua cabeça com todos os tipos de coisas mundanas desnecessárias. Primeiro, você terá que tirar tudo isso. Somente então, você será capaz de preencher sua cabeça com sentimentos e pensamentos sagrados.

Mantenha sua Concentração Inabalavelmente em Deus

Muitos de você estão seguindo um caminho sem sentido e uma vida sem significado. Você chora quando nasce e chora quando morre. Nesse meio tempo, durante todo o curto período de sua vida, você continua chorando por coisas inúteis. Você chora quando vê o declínio da retitude? É por isso que você deveria chorar; é para isso que você deveria usar a sua força e suas habilidades – para corrigir o declínio da retitude e para ajudar a curar as feridas que resultam desse declínio. O que é viver corretamente? É a constante lembrança e ininterrupta contemplação do Senhor. É cumprir seus deveres diários pensando no Senhor. A Gita não ensinou que você deve desistir de sua família, de sua riqueza e propriedades e depois partir para a floresta. Não! Cuide de sua família. Cumpra seu dever. Contudo, mantenha sua concentração constantemente no Senhor. O que quer que você faça, não esqueça seu objetivo. Se desistir, você ficará perdido e desviará para o caminho errado. Seu objetivo divino deve estar solidamente estabelecido em sua mente. Mantendo seu objetivo em vista, cumpra seus deveres diários.

Não permita que qualquer falha ou defeito manche suas palavras. Seja sempre fiel à verdade. Algumas pessoas pensam que podem modificar a verdade nas horas de dificuldade. Elas podem até mesmo sentir que é necessário, às vezes, dizer uma mentira. Entretanto, em situações difíceis, você pode desenvolver a presença de espírito suficiente para manter o silêncio ao invés de dizer tanto uma verdade quanto uma mentira. Se você disser a verdade, diga-a de forma carinhosa e doce. Não diga a verdade de uma forma desagradável ou uma mentira de forma agradável. Sempre que surgir uma hora difícil de testes, você deve aprender como evitar situações comprometedoras sem jamais dizer uma mentira. Em determinadas circunstâncias, você terá que se conduzir de uma maneira extremamente cuidadosa. Você deve saber como usar as palavras sem ferir as pessoas. É dito que: "É afortunado quem sabe como falar sem jamais ferir alguém." Você não deve ferir os outros nem ser ferido pelos outros. Eis aqui uma pequena estória.

Seja Constante Em Sua Prática

Uma dona de casa participou de uma série de reuniões nas quais um mestre espiritual expunha as escrituras. Ela estava concentrada e escutando com grande atenção tudo que estava sendo dito. Um dia, o palestrante contou a história de Rama e Sita; e, fazendo uma associação, declarou que, para uma esposa, o marido era o único objetivo na vida. Ele disse: "É a responsabilidade da esposa satisfazer seu marido e fazê-lo feliz. Trate sempre o marido como Deus." A dona de casa, após ouvir tudo isto, voltou para casa. Ela estava tão impressionada por este discurso que resolveu, imediatamente, colocar em prática tudo que tinha aprendido. Assim que o marido chegou em casa para a sua refeição do meio-dia, ela pegou um recipiente com água e derramou sobre seus pés pensando que, desse modo, estava servindo reverentemente a seu marido. O marido estava confuso e espantado. Ele entrou na casa e se sentou para secar seus pés; mas, antes que pudesse fazer assim, ela insistiu em fazê-lo para ele.

Após ver tudo isto, o marido foi ao seu escritório e ligou para o médico. O marido não sabia que sua esposa tinha assistido aos discursos. O doutor veio e decidiu dar a ela algumas pílulas para dormir. Ele disse que o caso parecia um ataque de histeria; mas que, após um descanso de um ou dois dias, ela provavelmente estaria bem. O marido comeu sua refeição e disse a sua esposa que fosse descansar um pouco; depois, foi a seu escritório. Sua esposa voltou novamente direito para a reunião a fim de ouvir a próxima palestra. Essa tarde, o palestrante explicava o relacionamento ilusório que existe entre o marido e a esposa. Ele disse: "Quem é marido? Quem é esposa? Nada é permanente. Todas estas coisas são apenas temporárias e transitórias. Na verdade, nada existe." Então, ele acrescentou: "Só Deus é verdadeiro. Ele a única e real verdade." A dona de casa voltou para casa e sentou-se em seu quarto de oração.

Nessa noite, o marido voltou do escritório meia hora mais cedo pensando que sua esposa poderia não estar bem e que, talvez, ele pudesse ajudá-la de alguma maneira. Ele bateu na porta de casa e pediu a ela que, por gentileza, a abrisse. Do quarto de oração ela respondeu: "Não há mãe; não há pai; não há casa; não há nada, nem mesmo um marido." Ele ficou completamente alarmado com este comportamento; mas, de algum modo, ele conseguiu com que ela abrisse a porta. Quando entrou em casa, ele foi direto ao telefone e chamou um psiquiatra. O psiquiatra veio examiná-la detalhadamente. Ele deu o seu diagnóstico. Ele disse que, após ouvir todos estes discursos, ela tinha desenvolvido algumas atitudes peculiares; mas, se ela pudesse permanecer em casa, tais atitudes logo seriam superadas. Todas as providências foram tomadas para evitar que ela fosse às palestras. Todos estavam informados. Ao motorista, assim como a cada empregado da casa, foi dito não a deixassem ir lá.

Após estas restrições lhe terem sido colocadas por ordem do médico, ela não foi à palestra por dois dias e começou a comportar-se de uma maneira normal novamente. Assim, o desapego que ela tinha desenvolvido era apenas temporário e superficial. Não durou. Agora, o marido estava feliz. A rotina normal foi retomada. Após uma semana, esta senhora foi outra vez ao local onde as palestras tinham sido dadas. Especificamente nesse dia, o orador estava expondo os ensinamentos da Gita. Ele explicou que sempre que alguém usa as palavras, a pessoa deve dizer a verdade e não deve dizê-la de maneira comprometedora. Ela ouviu isto e voltou para casa. Seu marido lhe disse que havia uma recepção de um casamento nesse dia, e pediu a ela que o acompanhasse. Ela se arrumou e foi com o marido.

A cerimônia do casamento começou. Havia uma tradição naquela região que exigia que o auspicioso colar usado pela noiva fosse levado a cada pessoa idosa que, então, iria tocá-lo e abençoá-lo. O pai da noiva foi a esta senhora, a reconheceu e perguntou: "Como está a sua mãe? Está tudo bem?" Estas perguntas eram uma questão de cortesia: ele trocava algumas palavras com ela enquanto segurava o colar sagrado pedindo que o tocasse e abençoasse. Ela respondeu: "Minha mãe está indo bem. Ela está muito bem. Mas, você sabe, há uma semana minha sogra morreu muito repentinamente e seu corpo foi levado ao campo de cremação no dia seguinte."

O vizinho que estava sentado ao lado disse a ela: "Por que você teve que dizer uma coisa de tão mau agouro ao tocar e abençoar este colar que é destinado a dar uma vida longa e feliz à nova noiva e a sua futura família?" A dona de casa respondeu: "Devo eu dizer uma mentira apenas por causa deste colar? Não, eu nunca direi uma mentira. É fato que minha sogra morreu na última semana e que o corpo foi cremado no dia seguinte." Uma jovem senhora, inteligente, sentada ali por perto, lhe disse: "Mãe, certamente a senhora deve falar a verdade, mas a senhora também deve estar ciente das circunstâncias e pensar no que é apropriado antes de dizer qualquer coisa."

Diga a Verdade, mas Use a Discrição em Suas Palavras

Sempre que ouvir um ensinamento espiritual num determinado dia, você irá executá-lo com grande fervor e convicção; mas, somente nesse único dia. Contudo, esta não é a maneira correta de proceder a seus estudos espirituais. Você deve usar seu intelecto para compreender o contexto no qual se encontra antes de usar suas palavras numa determinada situação. Sempre que executa determinada tarefa ou diz alguma coisa, você deve saber que a verdade é o meio nobre para alcançar o seu objetivo final. A língua não deve ser maculada pela mentira. O corpo não deve ser maculado pela violência. A mente não deve ser manchada por maus pensamentos e maus sentimentos. Você poderá obter a sagrada visão do Senhor somente quando santificar todos estes três: a língua, o corpo e a mente; e colocá-los em harmonia.

Os estudantes devem ser extremamente cuidadosos ao dizer a verdade. Eles devem certamente dizer a verdade, mas com o cuidado de não sair falando e ferindo outras pessoas desnecessariamente. Tenha controle sobre sua língua. Sempre que houver um mal entendido com alguém, se você disser à pessoa todos os defeitos que ela possui com a justificativa de que tudo que você está dizendo é verdadeiro; então, com certeza, haverá complicações mais tarde. Você nunca deve odiar os outros. Quando você tiver amor em seu coração, naturalmente, suas palavras serão muito doces. Mesmo se a raiva se desenvolver, será de natureza fugaz.

Há quatro tipos de pessoas. A raiva de uma pessoa que é de natureza serena terá uma vida muito curta, desaparece imediatamente. A Gita proclamou esta pessoa como sendo uma grande alma. O segundo tipo terá esta raiva por alguns minutos, mas esta logo se desfaz. A terceira categoria de pessoa terá esta raiva durante o dia inteiro. A pessoa na categoria mais baixa terá esta raiva por toda sua vida.

Os Quatro Tipos de Raiva

O mestre divino também disse isto de uma outra maneira: "A raiva de uma pessoa boa é como a escrita na água – não é permanente de modo algum. A raiva das pessoas da segunda categoria é como a escrita na areia – esta será lavada pela água uma hora ou outra. O terceiro tipo de raiva que uma pessoa pode ter é algo como a escrita na pedra – após um longo intervalo de tempo, esta também desaparecerá com a erosão. Entretanto, a raiva do quarto tipo de pessoa é como a escrita numa placa de aço – jamais desaparecerá, a menos que você a derreta e molde novamente. Somente quando você colocá-la no fogo, esta será destruída. Somente por uma transformação enérgica, há possibilidade de mudá-la."

Assuntos altamente relevantes na vida diária podem ser encontrados na Gita. É muito difícil para você pegar todos os ensinamentos que estão na Gita e praticá-los. Contudo, você deve ao menos pegar aqueles ensinamentos que são diretamente aplicáveis a seu modo de vida atual e colocá-los em prática. Desse modo, você colhe benefícios imediatos e irá progredir rapidamente em direção a seu objetivo espiritual último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário