Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A Técnica da Regressão

Nesta técnica, a regressão é realizada num estado de relaxamento em que as ondas alfa predominam no cérebro. Esclareço aqui, que a pessoa permanece consciente durante a regressão, pois não se usa nesse método uma hipnose profunda por dois motivos:
1º) É preciso que a pessoa esteja consciente para compreender a causa verdadeira de seu problema.
2º) Só 10% das pessoas alcançam o nível mais
profundo da hipnose. Existem cinco estágios ou graus de relaxamento. O primeiro é o relaxamento profundo. No segundo o relaxamento é mais intenso. No terceiro estágio, a pessoa pode deixar de sentir dor. Nesse estágio, você pode espetar uma agulha que ela não sente dor. No quarto Estágio, o relaxamento chega ao nível da pessoa até conversar e abrir os olhos sem sair do transe hipnótico. No quinto Estágio, é o mais profundo, mas somente 10% das pessoas chegam a esse grau mais profundo de hipnose.

10 Passos da T.V.P.:

1º) Indução e Relaxamento:
Pede-se a pessoa para não se preocupar em ter um bom desempenho e deixar as coisas acontecerem. Inicialmente, trabalha-se com a técnica do pestanejamento sincrônico.
Dizemos: ”Olhe para um ponto qualquer, evitando mexer a cabeça ou distrair-se. Eu vou contar de 1 para um número qualquer. A cada número você vai fechar e abrir as pálpebras.”
O objetivo desta técnica é cansar as pálpebras para facilitar em seguida, os exercícios de relaxamento corporal. Toca-se um fundo musical suave. Nesse relaxamento, trabalha-se com a respiração. Utiliza-se também nesta etapa, um recurso técnico para aprofundar o relaxamento corporal, pedindo a pessoa para se imaginar dentro de uma enorme bolha de luz, uma bolha de proteção que lhe dá muita proteção, segurança, tranqüilidade e serenidade.
2º) Conexão com o inconsciente ou vivências regressivas:
Pede-se para a pessoa se visualizar descendo uma linda escadaria, brilhante e luminosa e que no final há um lindo jardim, cheio de plantas, árvores, gramados, água, muito verde. Neste lindo jardim, à sua frente, existe uma porta, túnel ou espelho que vai levá-la de volta ao passado, em algum lugar no passado, nesta ou em outras vidas, responsável pelo seu problema atual (citar o problema).
3º) Vivências de morte:
Pede-se para ir para o momento de sua morte nessa vida passada e vivenciá-la. Perguntar que emoções que ela sentiu, ou que pensamentos lhe vieram à mente nessa experiência. A experiência de morrer é, geralmente, para muitas pessoas o maior trauma sem solução porque é o momento em que se deixa muita coisa por terminar. Por isso, leva-se para uma outra vida, situações ainda não resolvidas, de ressentimentos, mágoas, amarguras e outros sentimentos.
Em muitos casos, a experiência no momento da morte foi tão traumática, que nesta vida, fica difícil a pessoa até assumir sua nova reencarnação. Então, pela regressão, a pessoa se conscientiza e revive fatos traumáticos de vidas passadas que a leva ao esgotamento das emoções até a eliminação dos sintomas.
4º) Intervalo entre Vidas:
A maioria das pessoas diz nessa experiência, que após se desprender de seu corpo físico, se sente mais aliviada e muitos se reencontram com entes queridos ou pessoas conhecidas. É comum os entes queridos (pai, mãe, avós, tios, etc.) a receberem após sua morte física. É aqui que a pessoa faz seu planejamento para sua vida atual, isto é, o que precisaria resgatar à nível de aprendizagem, com quem vai se relacionar, que condições de vida irá passar, quem serão seus pais, irmãos, marido, mulher, etc. O que precisa aprender bem como ensinar a essas pessoas? Enfim, o que vai
precisar exercitar, desenvolver para sua vida.
5º) Vida Intra Uterina:
No útero materno, muitas vezes, a pessoa traz experiências, sensações e emoções de vidas passadas, principalmente, traumas do momento da morte que vai trazer para sua vida atual. Aqui, a pessoa vai captar pensamentos, sentimentos e experiências de sua mãe, o que ela está dizendo ou sentindo, quais as emoções dela, se está aceitando ou rejeitando o feto.
6º) Nascimento:
Para muitos, a experiência do momento do nascimento pode ser um alívio, uma alegria e, para outros, um tormento, angústia, podendo até dificultar propositadamente o processo do parto. Há aqueles que se recusam a nascer, principalmente quando sentem que não são desejados pelos pais ou mesmo, quando o ambiente que os esperam é muito hostil.
Por outro lado, em muitos casos, apesar da criança ser bem desejada, amada e ter nascido num ambiente familiar propício, ela se sente rejeitada, insegura e solitária. Na verdade, tais sentimentos podem ser resquícios que ela traz de outra vidas. Aqui se explica também o porquê de muitas crianças preferirem seguir o caminho da marginalidade, apesar de ter tido uma boa educação, carinho, limites, etc. Enquanto que, em outros casos, apesar das condições familiares desfavoráveis, tais crianças não se enveredaram pelo caminho da bandidagem.
Sem dúvida alguma, a regressão às vidas passadas pode ser a porta e a chave para se compreender melhor determinados comportamentos.
7º) Infância:
Nesta etapa de vida, as experiências traumáticas vividas pela criança tem um papel fundamental para ela tomar algumas decisões de vida que formarão sua crenças. Neste sentido, os pais tem uma influência muito grande nas decisões inconscientes que as crianças irão tomar e que formarão suas crenças à respeito de si. Por exemplo, se a mãe freqüentemente diz: ”Não agüento mais; você é um pedregulho no meu sapato, me faz sofrer.”Ou:”Se não fosse por você, já teria me separado de sei pai!!!”
Com estas afirmações, a mãe indiretamente está dizendo para a criança: ”Você é um estorvo na minha vida. Por sua causa, não sou feliz.” Em outras palavras,” você não devia ter nascido.”
Baseado nessas afirmações ou mensagens, a criança toma uma decisão de vida: ”Vou morrer e você vai me amar.” E aí começa a planejar sua vida para um desfecho final que pode levá-la quando adulto, ao suicídio, as drogas ou ao alcoolismo.
Através das mensagens dos pais, vamos formando uma crença não só à nosso respeito, mas também à respeito dos outros e da vida.
- Crença sobre si mesmo: "Eu nunca sou amado(a) ou vou ser amado(a) porque mamãe me trocou pelo meu irmão(a) caçula. Ela sempre me desprezou."
- Crença sobre os outros: "Os homens são maus, nunca os amarei porque meu pai me batia quando estava bêbado!!!"
- Crença sobre a vida: "O mundo é bom, colaborarei para melhorá-lo me tornando um cientista, músico, artista, etc."
"O mundo é mau, não vale a pena viver". Essas crenças, em muitos casos, vem de decisões tomadas de outras vidas. A crença de que a pessoa é uma fracassada, que ninguém gosta dela, pode vir de experiências negativas de vidas pretéritas que se perpetuam e se repetem no presente. É o caso de um homem que me procurou no consultório porque nutria a crença de que falar em público é perigoso. Regrediu e descobriu que fora um espião em vidas passadas. Uma vez desmascarado e depois de confessar, teve a língua cortada antes de ser morto brutalmente. No momento traumático de sua morte, ele tomou uma decisão de vida: "Nunca mais vou falar", que o acompanhou em todas as reencarnações e nessa vida também.
Depois de detectada a causa do problema, a terapia continuou agora com o enfoque dele redecidir mudar essa decisão ou seja, "posso falar em público que nada de ruim irá acontecer comigo".
8º) Desprogramação:
Após ter identificado a causa verdadeira do problema e de ter revivenciado experiências dolorosas e traumáticas, faz-se um trabalho de desprogramação no sentido de preparar a pessoa a se desligar das lembranças traumáticas, afastando-a de todas as memórias negativas, conscientizando-a de que elas pertencem ao passado e que não devem mais trazer influências negativas a sua vida presente.Em seguida, conduz a pessoa a retornar à vida presente, fazendo o caminho inverso: "Retorne para aquele jardim maravilhoso, suba aquela escadaria brilhante e luminosa, e volte para o aqui e agora ao seu estado de vigília, retornando para esta sala, para o dia de hoje, para a personalidade de
hoje".
9º) Programação Positiva:
Aqui o terapeuta vai falando palavras positivas, construtivas e confiantes. Pede-se para que ela visualize em sua tela mental um quadro negro: "Imagine uma lousa negra, pegue um giz e escreva uma palavra ou frase que traduz aquilo que você almeja, baseado na experiência de regressão que você acabou de revivenciar".
10º) Finalização:
"Agora vou contar de 1 a 4 e então você vai abrir os olhos devagarinho, sentindo um profundo bem estar, perfeito equilíbrio mental, físico, emocional e espiritual, profundamente seguro e confiante.
1. Sinta-se bem, muito bem, em paz, tomando consciência de seus pés, tornozelos...
2. Sinta-se calmo, sereno, tranqüilo, mexendo os braços, pescoço...
3. Cheio de vigor, de energia...
4. Pode abrir os olhos devagar e respire profundamente."

Osvaldo Shimoda

Nenhum comentário:

Postar um comentário