Este blog nasceu da vontade de falar sobre mistérios, magias, culturas diversas, vidas e histórias.... independente de religião....

sábado, 29 de dezembro de 2012

Sabbats

São 8 festividades baseadas na posição do sol em relação à terra, os nomes podem variar conforme filosofia de cada um. Confira uma breve descrição de cada um:

- Samhain: (dia 31 de outubro para o hemisfério norte e 30 de abril para o hemisfério sul) Também conhecido como Halloween, este é o ano-novo para os bruxos. É a época de consagrar os antepassados que se foram, nos livrarmos da fraqueza e nos prepararmos para o inverno após a última colheita.

- Yule: (dia 21 de dezembro para o hemisfério norte e 21 de junho para o hemisfério sul) Marca o nascimento do Deus Sol.

- Candlemas/Imbolc: (dia 2 de fevereiro para o hemisfério norte e 2/1 de agosto para o hemisfério sul) Comemora os primeiros sinais da primavera.

- Ostara: (dia 21 de março para o hemisfério norte e 21 de setembro para o hemisfério sul) Marca o ínicio da fertilidade na terra.

- Beltane: (dia 30 de abril para o hemisfério norte e 31 de outubro para o hemisfério sul) Comemora a fertilidade, o amor e a união da Deusa e do Deus.

- Litha: (dia 21 de junho para o hemisfério norte e 21 de dezembro para o hemisfério sul) Celebra o pico do poder do Deus (sol) e a abundância. É uma ótima noite para a prática mágica.

- Lammas/Lughnasadh: (dia 1º de agosto para o hemisfério norte e 2 de fevereiro para o hemisfério sul) Agradecimento pela primeira colheita.

- Mabon: (dia 21 de setembro para o hemisfério norte e 21 de março para o hemisfério sul) Noite de homenagear antepassadas femininas, celebrar a segunda colheita, pedir harmonia e proteção a quem amamos.

As datas do hemisfério norte são as originais, porém as datas do hemisfério sul são mais corretas para o Brasil pois foram calculadas conforme as estações da nossa região. Algumas pessoas preferem seguir as datas originais e tem os inovadores que preferem estar de acordo com nossas estações, cabe a cada um escolher o que acha mais correto.

As festividades de Samhain, Camdlemas, Beltane e Lammas são chamadas de "sabbats maiores" e são de origem celta e dividem o ano em 4 partes de acordo com as estações e ciclos da natureza. As outras 4 festividades restantes são chamadas de "sabbats menores" e acorrem nos soltícios de verão e inverno e nos equinócios de primavera e outono.

[Sem autor: Disponível em: http://wicca_naujalis.no.comunidades.net/index.php]

Nenhum comentário:

Postar um comentário